Quando éramos todos pequenos, provavelmente travamos uma batalha com nossas mães ao preparar brócolis. Embora tenha um sabor e aroma fortes e não seja a primeira coisa em que você pensa ao procurar algo saboroso, o brócolis é um alimento versátil e com muitos nutrientes, portanto, encontrar uma maneira de consumi-lo é palatável Não é apenas uma questão de sabor, é uma questão de saúde

Brócolis é muito saudável: comê-lo é extremamente benéfico para a saúde. Tem propriedades anticancerígenas melhora a visão, afeta favoravelmente a condição do trato digestivo e tem efeitos antiinflamatórios. As propriedades dos brócolis ajudam no tratamento da anemia, fornecem vitaminas e são simplesmente saborosas.

Origem dos brócolis

A Brassica oleracea italica (seu nome científico) é nativa do Mediterrâneo e já os romanos se devotaram extensivamente ao seu cultivo e melhoramento. Na verdade, era tão popular e benéfico que eles decidiram dar-lhe o apelido de "os cinco dedos verdes de Júpiter"

O brócolis é uma planta e o que normalmente é consumido são suas flores, mas tanto os pequenos caules como o grandes são comestíveis. Como outros alimentos, a forma como é preparado faz a diferença: para manter intactas suas propriedades é necessário comê-lo cru, bem lavado, fervido por menos de um minuto ou salteado com temperos por um curto período. Em cremes, sopas ou caldos se tiver um sabor agradável ele não mantém seus nutrientes.

Quais propriedades os brócolis têm?

  1. Os brócolis contêm muitas substâncias que são benéficas para a saúde.
  2. Kaempferol: o flavonóide, que tem efeito antiinflamatório, também ajuda a prevenir alergias;
  3. fibra: na quantidade de 2,6 g por porção, graças aos quais 100 g de brócolis contêm apenas 34 calorias;
  4. vitaminas A e K, que ajudam o corpo a absorver a vitamina D. A vitamina A também é chamada de vitamina da juventude: retarda o processo de envelhecimento, tem um efeito benéfico na pele e nos ossos, previne cegueira crepuscular;
  5. carotenóides, como luteína e zeaxantina, que melhoram a visão;
  6. glucorafanina, que é transformada durante a digestão em outro produto químico que promove a regeneração das células da pele;
  7. sulforafano: ajuda para desbloquear as artérias ias e restaura a capacidade de autocura dos vasos sanguíneos, reduzindo o risco de doenças cardíacas, também protege contra câncer de próstata, mama, pulmão e colorretal (mas apenas quando o brócolis é fervido em água que não excede 76ºC)
  8. antioxidantes: combate eficazmente os radicais livres;
  9. potássio: ajuda a reduzir a pressão arterial elevada, promove a limpeza dos vasos sanguíneos, previne cãibras;
  10. cálcio: 100 g de brócolis fornecem 4% de necessidade diária de cálcio;
  11. vitamina C: até 64,9 mg em 100 g de vegetais cozidos

Informações nutricionais

O brócolis tem propriedades valiosas para a saúde: protege contra muitas doenças e enfermidades. Devemos isso ao seu alto teor de vitaminas, minerais e ao chamado sulforafano, que é um poderoso antioxidante. Aqui está um resumo das propriedades nutricionais dos brócolis cozidos, em 100 gramas:

  • Valor energético – 35 kcal
  • Proteína total – 2,38 g
  • Gordura – 0,41 g
  • Carboidratos – 7,18 g
  • Fibra – 3,3 g

Vitaminas:

  • Vitamina C – 64,9 mg
  • Tiamina – 0,063 mg
  • Riboflavina – 0,123 mg
  • Niacina – 0,553 mg
  • Vitamina B6 0,200 mg
  • Ácido fólico – 108 μg
  • Vitamina A – 1548 IU
  • Vitamina K – 141,1 μg

Minerais

  • Cálcio – 40 mg
  • Ferro – 0,67 mg
  • Magnésio – 21 mg
  • Fósforo – 67 mg
  • Potássio – 293 mg
  • Sódio – 41 mg
  • Zinco – 0,45 mg

Potássio e mais

Brócolis se destaca por sua concentração de potássio um composto químico necessário para o bom funcionamento do cérebro. Para os vegetarianos, é uma fonte moderada de proteínas e fibras, além de outros micronutrientes como cálcio, vitamina C e magnésio. Por tudo isso, é imperativo consumi-lo e instilar nas crianças para eliminar o desprazer que ele gera.

Benefícios do consumo de brócolis

Como apresentações agradáveis ​​e nutritivas é fazê-lo gratinar, com queijo parmesão no forno gratinado; ou refogue com molho, óleo de gergelim e cebola fina para torná-lo ao estilo oriental. Para as crianças, é ideal mal passado, cortado em palitos e mergulhado em um molho como maionese ou outros molhos. Nem seu sabor nem sua contribuição nutricional serão subestimados.

Para articulações fortes e flexíveis

Brócolis contém uma grande quantidade de vitamina C, que é necessária para a produção de colágeno que constrói a cartilagem. O colágeno também é necessário para o bom funcionamento das articulações e tendões, melhora a condição do tecido conjuntivo.

Este vegetal é recomendado para aqueles que lutam com problemas relacionados à degeneração das articulações.

Para baixar a pressão [19659044] O brócolis é recomendado para pessoas que sofrem de hipertensão . Eles contêm muito potássio, que limpa os vasos sanguíneos, graças ao qual o sangue pode fluir mais livremente.

Tal condição, quando o sangue tem a capacidade de fluir livremente, não há estreitamento nas veias: promove uma diminuição da pressão arterial. Além disso, o potássio acelera a excreção de muito sódio e também regula a pressão arterial elevada.

Melhora a visão

O conteúdo de substâncias como luteína, zeaxantina e vitaminas dos grupos B e C afeta significativamente a manutenção de boa visão especialmente no caso de pessoas cuja visão se deteriora com o passar dos anos. Além disso, graças ao consumo regular de brócolis, há menos risco de degeneração macular .

O bom hábito de comer brócolis

Comer brócolis pode não ser o mais comum para alguns porque, quando crianças, o mais seguro é que não se habituem a isso e, como adultos, tem havido uma espécie de medo ou resistência em experimentar um alimento tão nutritivo como este pode ser.

Por esse motivo, é importante que um hábito de alimentar as crianças com frutas e vegetais para que no seu processo de desenvolvimento tenham o gosto por este tipo de alimento visto que são essenciais e obrigatórios para a sua saúde e para qualquer indivíduo. Comer brócolis de bebês permitirá que quando eles forem mais velhos o consumo dessa "pequena árvore" não seja estranho.

O brócolis como vimos tem um grande número de propriedades benéficas à saúde, é por esta razão que é quase inclusão obrigatória na dieta alimentar. Existem muitas formas de prepará-lo e algumas são tão deliciosas que você não vai acreditar, apenas um pouco de força de vontade, imaginação e criatividade culinária é suficiente para transformar o brócolis em uma verdadeira iguaria que pode ser saboreada até por quem na época eram resistentes.

Métodos para preparar brócolis

Os brócolis não devem ser comidos crus . Pode ser preparado de várias formas, dependendo do prato planejado e do gosto da pessoa. Primeiro, você pode cozinhá-lo, para isso adicione o brócolis lavado em água fervente, isso irá manter a maior parte de seus sucos, você deve cozinhá-lo por 5-7 minutos.

Em segundo lugar, o brócolis pode ser frito, embora seja um método bastante popular. Os vegetais são fritos a uma temperatura relativamente baixa durante cerca de 3 minutos. No entanto, tem a desvantagem de perder valor nutricional durante o cozimento.

Os brócolis também podem ser escaldados: despejamos água a uma temperatura máxima de 76 graus por alguns minutos e depois os colocamos rapidamente em água fria. Desta forma, os caules não serão adequados para comer.

A última forma é embeber o brócolis: recomendado para quem gosta de comer brócolis cru. A imersão é feita em água salgada, de preferência por cerca de 15 minutos.

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