Seria possível melhorar o humor comendo fibra? Essa é uma pergunta que está se tornando cada vez mais comum, uma vez que vários estudos científicos foram publicados sugerindo que a quantidade de fibra que consumimos regularmente pode ter um papel muito mais importante no nosso bem-estar emocional do que pode ser. Acredite.

A depressão está em ascensão. Estima-se que existam cerca de 300 milhões de pessoas com depressão no mundo, 40 milhões somente na Europa. Na Espanha, estima-se que 5% da população sofra de depressão. Além disso, 2 em cada 3 pessoas não superam a depressão, por isso vivem com depressão crônica.

Os fatores que levam a um estado depressivo são múltiplos e às vezes inevitáveis. Um fator cada vez mais comum é o estresse. O estresse crônico aumenta muito o risco de depressão e prejudica a atividade intelectual. Outro parâmetro importante é o tipo de energia. Uma dieta inadequada pode afetar muito o humor.

Melhorar o humor comendo fibras pode ser a chave para ajudar muitos pacientes que sofrem de depressão crônica.

A dieta rica em fibras é essencial

Uma dieta rica em gordura e açúcar e pobre em fibras aumenta o risco de doenças cardiovasculares e intestinais. Além disso, afeta o cérebro.

No artigo intitulado: "Não encha o prato e você melhorará a memória" Comentei os trabalhos científicos nos quais foi demonstrado que a manutenção de dietas hipocalóricas retarda o envelhecimento cerebral e melhora a atividade intelectual e memória. Além disso, uma dieta adequada pode melhorar o estado depressivo e a ansiedade.

Em um estudo científico envolvendo 45.826 pessoas, o tipo de dieta que eles seguiram foi analisado. Os programas foram variados:

  • Programas de emagrecimento
  • Dietas com pouca gordura
  • Dietas seletivas ou outras ricas em todos os tipos de nutrientes

A conclusão alcançada pelos pesquisadores é que comem mais vegetais e alimentos com fibra (frutas, verduras, legumes, nozes, cereais) é essencial para melhorar os sintomas da depressão. No entanto, essas dietas não melhoraram a ansiedade.

Além disso, por razões desconhecidas, os sintomas de melhora contra a depressão foram maiores em mulheres do que em homens. Além disso, o alívio emocional foi maior quando a dieta rica em fibras foi combinada com a prática de exercício físico especialmente ao ar livre.

O melhor para a depressão: a dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea é uma das mais aconselháveis ​​para a saúde intelectual e emocional. Consiste no consumo de uma grande variedade de vegetais, frutas, legumes, grãos e sementes, azeite, consumo moderado de peixe, carne magra (principalmente aves) e laticínios fermentados (iogurte, queijo). O consumo de açúcares, gorduras saturadas e carne vermelha é muito baixo ou inexistente.

Essa dieta fornece ácidos graxos essenciais, antioxidantes, vitaminas, fibras, microminerais e carboidratos de assimilação lenta que promovem o estado ideal de mente e humor.

 Dieta mediterrânea

Vários estudos científicos apoiaram os benefícios da dieta mediterrânea na melhora da depressão, mesmo quando é grave. Alguns estão listados abaixo:

  • Uma investigação realizada em 27 mulheres seguindo esta dieta por 10 dias;
  • Uma investigação realizada em 152 pessoas por 3 meses;
  • Uma investigação realizada em 166 pessoas por 12 semanas. [19659012] Em particular, esses estudos enfatizaram a importância de comer legumes, verduras e peixes azuis.

    Pode ser possível melhorar o humor com a ingestão de fibras, de acordo com evidências encontradas em vários estudos científicos.

    A saúde do intestino influencia a depressão

    Bactérias do intestino também têm muito a dizer no humor. O intestino é abrigado por bilhões de microorganismos de cerca de 1.000 tipos. Esses microrganismos (especialmente bactérias) devem manter um equilíbrio estável para que a cabeça funcione bem. Quando os microrganismos alteram os níveis, o risco de desenvolver doenças neurodegenerativas aumenta.

    Embora ainda haja muito a ser investigado, algumas pesquisas indicam que as bactérias intestinais também influenciam a depressão.

    Por exemplo , um trabalho científico realizado na Bélgica com 1.054 participantes identificou pelo menos dois tipos de bactérias intestinais ( Coprococcus e Dialister ) que apresentavam baixos níveis de depressão em comparação às pessoas sem depressão.

     Melhorar o humor comendo fibra pode ser possível, de acordo com estudos

    Não há dúvida de que a depressão é uma combinação de muitos fatores diferentes, genéticos, ambientais e de estilo de vida que não podem ser generalizados. No entanto, entre os parâmetros é necessário considerar o tipo de dieta como um fator que pode atuar a favor ou contra um estado saudável .

    Embora seja necessário continuar investigando a esse respeito, muitos já consideram que pode ser possível melhorar o humor ingerindo fibras (dentro de uma dieta equilibrada, como o Mediterrâneo) e também melhorar as perspectivas para pacientes com depressão crônica.

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