É temporada para legumes assados ​​e pratos de colher . Com a chegada do frio, queremos mais dessas texturas cremosas e precisamos de um suprimento maior de gorduras saudáveis ​​e outros nutrientes que ativam o metabolismo e nos ajudam no aquecimento.

No entanto, isso não é razão para esquecer os sabores mais frescos como plantas aromáticas ou frutas cítricas; só precisamos de um pouco de criatividade para adicioná-los aos pratos preparados de outra forma. Apresentamos aqui uma proposta.

1. A pimenta, um aliado antioxidante

A pimenta é a fonte mais abundante de vitamina C em nossa dieta, mais que as frutas cítricas, embora, dada a sensibilidade dessa vitamina ao calor, só seja totalmente utilizada quando consumida em cru.

Mas os pimentos assados, mais palatáveis ​​quando chega o frio também são aliados da nossa saúde: incorporam mais de 20 carotenóides (entre os quais se destaca o beta-caroteno ou a vitamina A), com uma poderosa ação antioxidante.

E, apesar de seu baixo teor de gordura, a pimenta fornece uma quantidade notável de vitamina E também de efeito antioxidante: 100 gramas de pimenta vermelha fornecem 13% do que é necessário por dia. Ele também fornece vitaminas do grupo B e vitamina K.

Ao temperar as pimentas com azeite e plantas aromáticas como na receita que abre este menu fortalecemos seu poder antioxidante e nosso sistema ósseo.

2. Feijão, proteínas com efeito térmico

20% do peso do feijão é proteína. Estes fornecem aminoácidos essenciais para a formação dos tecidos e para o funcionamento do organismo, mas sua digestão requer um aumento na taxa metabólica.

Este fenômeno é chamado "efeito térmico dos alimentos": a quantidade de calorias que queimamos para processá-los. Ao digerir as proteínas, a taxa metabólica aumenta em 15-30%. Por outro lado, ele faz apenas 0-3% para digerir a gordura.

É por isso que os feijões são tão adequados nos meses frios, embora possam ser difíceis de digerir. Para aumentar sua digestibilidade, eles devem ser embebidos durante a noite.

Em seguida, podem ser cozinhados com cominho, louro, açafrão ou noz-moscada. Na cozinha tradicional, os feijões Tolosa são combinados com cebola, alho, couve e piparras (pimenta malagueta) para serem picados entre colheres de sopa . Nesta receita de feijão cozido, usamos vegetais e especiarias diferentes em um prato diferente, mas com ecos tradicionais.

3. Tangerinas para controlar a gordura

Também as mandarinas têm duas substâncias que ativam o metabolismo celular e contribuem para "queimar" calorias e desfrutar de níveis de energia ideais:

  • nobiletina age nos processos fisiológicos que controlam o destino das gorduras no corpo de acordo com um estudo da Western University, publicado no Journal of Lipid Research.
  • A vitamina C por sua vez, participa da produção de energia a partir da gordura.

Consumir a tangerina inteira é a coisa mais comum e aconselhável a fazer, mas você também pode adicionar seu suco à água potável ou, como nesta proposta de flan usá-lo como ingrediente para deliciosas sobremesas doces.

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