Durante as férias de Natal há celebrações com a família ou amigos com refeições repletas de mil sabores e cores, mas muitas vezes também com … ingredientes de origem animal. No entanto, podemos prepará-los em sua versão vegetariana com canapés, ensopados, canelones, bolos e nogado inteiramente vegetal. Esses menus de vegetais também têm a vantagem de serem muito mais leves e saudáveis ​​.

Se for a entrada do ano também pode ser um gesto simbólico ou uma experiência nova mesmo para quem ainda não segue uma dieta totalmente vegetal, uma aposta para começar o ano provando que até as refeições mais festivas e surpreendentes podem ser feitas de forma saudável e amiga dos animais.

A Menu de véspera de ano novo vegano, saudável e leve

Neste menu de véspera de ano novo ou de ano novo vegano começaremos, é claro, com alguns canapés originais . Os canapés são apreciados como aperitivo, tanto entre adultos como entre crianças, pelo que são sempre uma boa opção para abrir o apetite. Neste menu propomos, por exemplo, fazer tortinhas de painço recheadas com shiitake .

O painço é um cereal muito interessante do ponto de vista nutricional: é rico em fibras, contém proteínas, cálcio, magnésio e muitas vitaminas. Sua grande vantagem é que, ao ser cozido ele libera um amido que o une e permite sua fácil modelagem . Portanto, hambúrgueres, almôndegas ou croquetes são preparados com ele.

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Para conseguir um cardápio mais equilibrado, –porque, sim, estamos no meio das festas de Natal, mas também é bom não terminar todos os jantares e festas sem poder nos mexer– devemos incorporar vegetais da época, que farão refeições e digestões mais leves .

Em dezembro e janeiro temos vegetais folhosos para fazer boas saladas que acompanham os pratos: alface, folhas de carvalho, endívias, espinafre, alface de cordeiro, etc. Outros vegetais interessantes para adicionar são alho-poró, cebola, alho ou repolho, perfeitos para ajudar nas defesas.

E como fruta por excelência para incorporar durante esses meses inverno e frio temos laranja a melhor fonte mediterrânea de vitamina C. Podemos comê-la crua de sobremesa, acrescentá-la em fatias a saladas, beber em suco, usá-la como raspas de biscoitos e biscoitos … Claro que cai em algum prato ou deveria! Em nosso cardápio para celebrar o ano novo, você o encontrará em um delicioso e colorido bolo de sara .

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Não devemos esquecer que mesmo nas festas é importante que a proteína não falte nos pratos . Cada menu deve incluir pelo menos um prato que os contenha em abundância. Por exemplo, legumes podem ser adicionados a saladas, ou diferentes hummus podem ser feitos para, em aperitivos, mergulho com palitos de vegetais (cenoura, aipo, etc.).

As proteínas também podem brilhar em pratos tradicionais, como caçarolas, guisados, fricandos, canelones, croquetes ou lasanhas. Além dos conhecidos tofu, tempeh e seitan, agora temos muitos produtos à base de leguminosas, como a proteína de ervilha texturizada. Com eles você pode preparar os pratos principais do cardápio.

Aqui, proponho um ensopado de seitan com ameixas e passas e algumas deliciosas calhas de berinjela recheadas com duxelle de cogumelo e proteína de ervilha . Se você vai preparar esse cardápio para o réveillon, pode escolher um deles. Ou salve um deles para o Ano Novo.

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Em geral, todas essas proteínas fornecem energia e nenhuma gordura, o que é muito interessante se não quisermos desabotoar as calças durante o almoço ou jantar.

Podemos comemorar juntos

festas maravilhosas com esses pratos. Você pode ser generoso com as porções e dar presentes a familiares e amigos com quem não pôde se encontrar, dando-lhes um recipiente com canelones de berinjela e bechamel de caju ou um rico ensopado de seitan com cidra.

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