Saladas, ensopados em temperaturas quentes e frutas e legumes de verão dão lugar no outono e principalmente no inverno, a panelas, ensopados, pratos de colher e elaborações mais elaboradas. Para se recuperar do frio ou para fornecer mais energia ao nosso corpo tendemos a tornar nossos cardápios mais abundantes e saciantes . Mas é possível comer pratos leves no inverno? A resposta é sim.

O que entendemos por alimentos leves?

O conceito de densidade de energia energética ' se refere à porcentagem de energia que um alimento nos fornece de acordo com seu peso. Ou seja, seriam as calorias que contêm 100 gramas do alimento em questão. Quais alimentos contêm menos calorias em uma porção típica? Em primeiro lugar, frutas e legumes, seguidos de laticínios e legumes. Como é lógico pensar, os ingredientes para nossa cozinha com um percentual de energia mais alto seriam óleos, gorduras, manteigas, nozes, carnes e doces.

Alimentos leves que encontraremos no inverno

Um menu pode ser preparado de inverno claro com comidas próprias da estação. Não pode faltar nesta proposta alguns peixes como a dourada, a cavala, a dourada, o robalo, o mexilhão, o salmão, o congio, a anchova e a amêijoa. Também é o melhor momento para comprar vegetais como berinjela, alcachofra, repolho e frutas como romã, caqui, frutas cítricas, frutas cítricas, castanhas e kiwi. Sem dúvida, o outono e o início do inverno são a época ideal para os cogumelos, por isso não devemos nos privar dessa comida requintada.

Algumas idéias para o menu leve de inverno

Se prepararmos um menu com produtos sazonais leves , com poucas calorias, podemos escolher pratos como estes:

  • Cremes vegetais não podem faltar . Além de se recuperar do frio, eles podem restaurar o estômago, fornecem muitos nutrientes e são uma preparação deliciosa. Como exemplos, temos um rico creme de abóbora e cenoura, o clássico vichyssoise de alho-poró, um creme de batata e cogumelo, couve-flor e nabo com bacalhau, cogumelos refrescados, purê de acelga com croutons, etc.
  • Legumes salteados também são muito interessantes . Bem preparados, eles podem levar os pequenos da casa para apreciá-los. É o caso de brócolis refogado com alho e salsa, alguns espinafres deliciosos com creme de leite e amêndoas, repolho com alho e páprica refratados, etc.
  • Pratos de arroz podem ser preparados durante todo o ano . Para o inverno, o arroz com caldo é ideal. Considere, por exemplo, um risoto de arroz com cogumelos, um arroz de abóbora com cenoura, cenoura e queijo, uma paella com legumes da estação, etc.
  • Não se esqueça de legumes uma fonte interessante de energia. Em nosso cardápio de inverno, pode haver um prato de grão de bico com abóbora e especiarias, feijão vermelho com espinafre e ovo, lentilhas cozidas com legumes etc.
  • Peixe e frango também podem estar entre os pratos de inverno e cozidos levemente, sem adição de gorduras. É o caso de um bacalhau cozido no vapor com batata, cenoura e alho-poró ou coxas de frango assadas com aspargos e cogumelos.
  • Como finalizar o nosso menu? Definitivamente com uma boa sobremesa. Encontraremos no mercado as melhores frutas cítricas laranjas, toranjas, tangerinas, além de romãs, uvas e peras e maçãs.

Como vemos, não há desculpas para comer saudável no inverno e desfrutar de tudo os produtos que esta estação nos oferece.

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