É cada vez mais comum encontrar pessoas que sofrem de alergias e suas consequências, e a maioria se deve ao pólen . Nos últimos anos, esta situação aumentou: estima-se que já existam 12 milhões de espanhóis que sofrem de alergia ao pólen.

É provável que isso ocorra devido a várias causas mas os especialistas alertam sobre a influência de mudanças climáticas, poluição, limpeza excessiva e abuso de antibióticos.

As mudanças climáticas fazem as plantas começarem mais cedo e terminar o período de polinização mais tarde. Por outro lado, a poluição favorece a saída do pólen das plantas e aumenta a irritação do trato respiratório.

A chave é cuidar-se. Mesmo tendo ferramentas para lutar contra os fatores ambientais, onde mais podemos atuar é no nosso corpo . Cuidando disso, podemos prevenir esta situação que causa rinorréia (muco), coceira nos olhos e lacrimejamento, espirros ou asma.

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Por que aparecem as alergias

Alergia é a resposta inflamatória do sistema imunológico na qual a histamina é produzida, entre outras substâncias, responsável pelos principais sintomas alérgicos. Eles aparecem quando o alérgeno supera as primeiras barreiras defensivas (pele e membranas mucosas).

As alergias existem porque as barreiras protetoras (sistema digestivo, pulmões e pele) estão sobrecarregadas. Na verdade, em nosso trato gastrointestinal, reside entre 70 e 80% do sistema imunológico, e existem fatores capazes de inflamar e irritar essa mucosa intestinal : dieta (café, glúten, laticínios, açúcar, processados, refinado), estresse, álcool ou infecções. Todos eles causam hiperpermeabilidade intestinal .

Um intestino permeável permite que substâncias entrem na corrente sanguínea que não deveriam. Isso faz com que o sistema imunológico seja ativado para lutar contra patógenos em potencial.

No longo prazo, essa hiperatividade causa uma reação errática a qualquer elemento com o qual entre em contato. O pólen pode ser um deles.

Além de cuidar do nosso sistema digestivo e, consequentemente, do nosso sistema imunológico, devemos também garantir o funcionamento adequado do fígado devido ao acúmulo de toxinas no corpo com um fígado saturado favorece o aparecimento de alergias.

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Os sintomas mais comuns de alergia ao pólen

Uma planta é suficiente para produzir milhares de grãos de pólen que causam uma resposta imune exagerada .

Entre os sintomas mais comuns encontramos coceira, vermelhidão e / ou inchaço dos olhos ou conjuntivite, coceira no palato ou nariz, rinite alérgica ou inflamação da mucosa nasal (causando congestão e rinorreia) ou espirros frequentes são os sintomas usuais.

Nos piores casos , a alergia pode causar asma e falta de ar.

Enxaqueca ou dor de cabeça cansaço, irritabilidade ou dificuldade em adormecer também podem ser sintomas

Como a flora intestinal influencia

É imprescindível cuidar da parede intestinal, das mucosas e da microbiota para que possam desempenhar bem as suas funções: garantir a absorção de nutrientes, atuam como uma barreira contra patógenos e geram substâncias benéficas para o corpo.

Se reduzirmos a hiperpermeabilidade intestinal e garantirmos que o intestino cumpra sua função protetora, não haverá uma resposta imune exagerada contra pólen.

Além disso, quando o intestino é capaz de realizar sua tarefa, ele também ajuda o fígado em suas funções durante os meses anteriores à polinização, a partir do final do inverno.

O que comer quando você tem uma alergia

Uma dieta nutritiva mantém o sistema digestivo e a imunidade em boas condições. Quais alimentos fariam parte de uma ingestão ideal para nosso objetivo?

  • Vitamina C. É encontrada em frutas cítricas e alimentos frescos, mas se você for alérgico, pode querer tomar um suplemento.
  • Magnésio . Este mineral, junto com outros, melhora a metilação do fígado e ajuda a relaxar os músculos na asma.
  • Antioxidantes. A quercetina tem uma importante ação anti-histamínica. Pode ser encontrada em alimentos como maçãs e cebolas. O galato de epigalocatequina, encontrado no chá verde, é outro antioxidante recomendado.
  • Ácidos graxos ômega 3. Presentes nas sementes de linho e chia, assim como nas nozes, são altamente recomendados por sua ação antiinflamatória .

Até que o intestino recupere sua permeabilidade adequada e seja capaz de fabricar a enzima DAO (diamino oxidase), uma dieta pobre em histamina deve ser seguida. Por esta razão, o consumo de conservas, salsichas e queijos curados deve ser eliminado.

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Como promover a saúde intestinal

É essencial cuidar da microbiota porque ela não só melhora o estado da parede intestinal, mas também sintetiza nutrientes como a vitamina K ou o grupo de Vitaminas B que favorecem a digestão dos alimentos e a absorção de nutrientes.

Para mantê-lo em boas condições, você pode tomar uma combinação de probióticos e prebióticos (repolho fermentado, kefir, kombucha …) e alimentos rico em fibras prebióticas (aspargos, alho, alcachofra, cebola …).

Além disso, o estado da parede intestinal pode ser melhorado com a ingestão de um suplemento de L-glutamina um aminoácido isso ajuda na reparação do intestino, porque é alimento para as suas células. As couves contêm-no, além de serem ricas em desintoxicantes e antioxidantes.

Chaves para ajudar o fígado

Cuidar da função hepática para evitar que este importante órgão seja sobrecarregado também é essencial, portanto, nos meses anteriores à polinização dele é aconselhável seguir uma dieta purificadora rica em vegetais de folhas verdes, brotos e aipo, nabo, caldos de cebola.

Alimentos amargos são recomendados (alcachofras, endívias, rúcula ou endívia) , desintoxicando alimentos como brócolis e boldo, infusões fumitórias e de dente de leão entre outros.

Para evitar a saturação do fígado que favorece alergias, também é importante reduzir o consumo de gorduras refinadas

Finalmente, lembre-se de que a ansiedade e o estresse causam a liberação de hormônios que afetam o intestino e a imunidade. Alimente-se com calma e aprenda a gerenciar situações de estresse que podem atuar como um gatilho.

Baixe um menu semanal contra alergias

Uma dieta que favorece a saúde da microbiota, rica em alimentos Probióticos e fibras prebióticas , e ao mesmo tempo ajudar o fígado em sua função de purificação, é a chave para evitar a permeabilidade intestinal que favorece alergias, como a rinite sazonal.

  • Você pode baixar a dieta para alergia aqui .

Neste menu semanal, você encontrará propostas para café da manhã, almoço e jantar para todos os dias da semana bem como uma receita de pickles de vegetais variados que o ajudarão a cuidar de sua microbiota intestinal .

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