Para obter a maior quantidade de licopeno, o composto carotenóide com efeito antioxidante, é melhor comer tomates crus . Mas um estudo conduzido na Cornell University mostrou que alguns métodos de cozimento, embora reduzam o teor de vitamina C, aumentam os níveis de licopeno altamente absorvível.

O que é licopeno?

O licopeno é o pigmento que dá ao tomate a cor vermelha e outras frutas, como mamão, melancia e goiaba. Os estudos mais recentes sobre este composto antioxidante, especialmente em tomates, mostram que ele contém metabólitos oxidativos que são muito eficazes na redução dos efeitos dos radicais livres no corpo.

Pesquisas indicam que dietas ricas em frutas e vegetais reduzem a risco de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e câncer. Muitos desses estudos relacionam o consumo de tomate a esses efeitos na saúde, especialmente por causa de seu alto teor de licopeno.

Os antioxidantes são mantidos após o cozimento?

Neste estudo, foi analisado o teor de licopeno em várias pastas de tomate feitas com diferentes métodos de cozimento. Para isso, foi usada uma amostra de licopeno puro, que foi reduzido em 50% quando cozido a 100 ° C após 60 minutos a 125 ° C após 20 min e a 150 ° C após menos de 10 minutos

Nos sucessivos métodos de cozimento testados, foi observado:

  • Alimentos fritos reduzem a maior quantidade de antioxidantes . Após fritar os tomates por 1 minuto a 145 ° C, o licopeno foi reduzido para 36,6%.
  • Quando o tomate foi cozido por 15 minutos a 177 ° C, 64,1% do licopeno foi retido. O tempo de cozimento mais longo reduziu o teor de antioxidantes : Após 45 minutos, o licopeno foi reduzido para 37,3%.
  • Em 1 minuto de alta potência no microondas o teor de licopeno diminuiu em até 4%.

Qual método é melhor para cozinhar tomates?

Um estudo conduzido na Universidade Cornell revelou que cozinhar tomates em uma temperatura reduzida aumenta o níveis de trans-licopeno e cis-licopeno.

Os resultados mostram que o tomate, aquecido a 88 ° C:

  • Por 2 minutos: Reduz a o teor de vitamina C aumenta o cis-licopeno em 6% e o trans-licopeno em 54%.
  • 15 minutos : Reduz o teor de vitamina C em 15%, aumenta o cis-licopeno em 17% e licopeno trans em 171%.
  • 30 minutos : Reduz o conteúdo de vitamina C em 29%, aumenta o licopeno cis em 35% e trans-licopeno 164%.

Rui Hai Liu, autor do estudo e professor assistente de ciência alimentar na Cornell University, diz que esta pesquisa mostra que o processamento térmico não remove os nutrientes em todos casos . No caso do licopeno do tomate, aumenta

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