Atualmente, a dieta predominante no mundo é a ocidental, que se caracteriza pelo alto consumo de gorduras saturadas, sódio e açúcar. Por sua vez, tem deficiências em minerais que mantêm o equilíbrio do organismo, uma vez que o consumo de vegetais, frutas e sementes é insuficiente para cobrir com a ingestão diária recomendada. Por que os minerais são importantes em alimentos para a saúde cardiovascular?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. Para a prevenção eficaz e tratamento oportuno destes distúrbios, a implementação de uma dieta saudável é recomendada em conjunto com a prática usual de atividade física como tratamento adjuvante farmacológico.

O que são doenças cardiovasculares?

Elas são um grupo de doenças que incluem distúrbios cardíacos, doenças cerebrais vasculares e doenças dos vasos sanguíneos. Todos os anos, 17,1 milhões de pessoas morrem no mundo por causa dessas condições.

Em Espanha, as doenças cardiovasculares representam um custo anual de 9.000 milhões de euros para o seu cuidado valor reportado pela Fundação Espanhola do Coração. Segundo a OMS, 80% das mortes atribuíveis a essas doenças poderiam ter sido evitadas seguindo um estilo de vida saudável e reduzindo os fatores de risco.

Descubra: 10 hábitos que beneficiam seu coração e cérebro

Principais fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

O consumo excessivo de gorduras, farinhas refinadas e fontes de açúcar está relacionado ao aparecimento de distúrbios cardiovasculares.

alimentos juntamente com hábitos nocivos à saúde correlacionam-se diretamente com o desenvolvimento da aterosclerose. Esta doença é caracterizada pela formação de uma placa lipídica ou de gordura nos vasos sanguíneos, impedindo seu funcionamento adequado.

Entre os fatores que promovem o desenvolvimento de um processo aterosclerótico estão:

  • Fatores de risco comportamentais: tabagismo, sedentarismo, dieta rica em sal, gordura e energia, bem como o alcoolismo
  • Fatores de risco metabólicos: hipertensão, diabetes mellitus, hipercolesterolemia, sobrepeso e obesidade

Doenças metabólicas são intimamente relacionado a fatores de risco comportamentais. A dieta ocidental está associada ao acúmulo excessivo de tecido adiposo no organismo, refletido no aumento do peso corporal dos indivíduos.

Sobrepeso e obesidade são condições que causam alterações no funcionamento dos órgãos, desencadeando doenças como diabetes mellitus, hipertensão arterial e dislipidemias

A realização de um estilo de vida saudável representa mudanças nos hábitos alimentares e na prática de exercícios. Há recomendações nutricionais específicas para regular distúrbios metabólicos bem como planos alimentares que controlam vários fatores de risco e exercem um efeito cardioprotetor. Entre eles, o mais conhecido é a abordagem dietética para controlar a hipertensão (dieta DASH)

dieta DASH: minerais em alimentos com atividade vascular

A dieta DASH é um padrão de alimentação que foi criado pelo Instituto Nacional do Coração, Pulmão e Sangue (NHLBI). É caracterizada por:

  • Um grande consumo de vegetais e frutas
  • Substituição de farinha refinada por grãos integrais
  • Contribuição moderada de gorduras e alimentos de origem animal.
  • Ocasional ou nenhum consumo de produtos com alta teor de açúcar

Essa dieta efetivamente modula os principais fatores metabólicos associados ao desenvolvimento de um evento cardiovascular. Numerosas metanálises, segundo Chiavaroli L et al em 2019, mostram que o consumo dessa dieta diminui a incidência de um evento cardiovascular, pressão arterial, colesterol total, colesterol LDL, hemoglobina glicosilada, insulina plasmática em jejum e peso corporal em ensaios clínicos.

Os efeitos benéficos atribuíveis à dieta DASH estão relacionados ao efeito biológico de outros componentes nutricionais em alimentos tais como flavonóides, que têm uma atividade anti-inflamatória e antioxidante, bem como minerais em alimentos com atividade em vasos sanguíneos

Certifique-se de ler: DASH Diet for Hypertension

Quais são os principais minerais nos alimentos para preservar a saúde cardiovascular?

 Minerais em alimentos para saúde cardiovascular
Alimentos ricos em minerais como potássio, magnésio e cálcio podem contribuir para a manutenção Ener uma boa saúde cardiovascular

Como podemos ver, há muitos nutrientes que têm um impacto positivo na saúde cardiovascular. No entanto, focaremos esta seção em minerais em alimentos que, como destacado por um estudo publicado em Current Hypertension Reports são benéficos.

Potassium

Apresenta interação com o sistema renina-angiotensina alterando a atividade plasmática da retina evitando assim o aumento dos valores da pressão arterial. Ele também participa na excreção renal de sódio, reduzindo assim os marcadores de disfunção endotelial.

  • Alimentos fontes: espinafre, tomate, abobrinha, cogumelos, bananas, nozes, abacate e sementes de chia

Magnésio

Atua como um inibidor da contração do músculo liso vascular, exercendo um efeito vasodilatador para que o sangue flua a baixa pressão através das veias e artérias.

  • Fontes alimentares: nozes, chocolate amargo (70% cacau) e grãos integrais

Cálcio

Apresenta um efeito semelhante à família de medicamentos anti-hipertensivos conhecidos como inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA), inibindo contração vascular Da mesma forma, colabora com o potássio para a excreção renal de sódio.

  • Alimentos: leite desnatado, sardinha, amêndoas e grão-de-bico

O consumo de uma dieta variada rico em vegetais, frutas e grãos integrais, com contribuição moderada de alimentos de baixo teor de gordura animal, cobrirá as exigências de minerais cardioprotetores, bem como outros componentes nutricionais que manterão o corpo funcionando de maneira ideal. 19659003] Ele também irá controlar os fatores de risco metabólicos que estão associados com o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Finalmente …

É importante ir a um nutricionista para realizar uma avaliação nutricional adequada e diagnóstico, a fim de obtêm um plano de refeições individualizado que atende às necessidades de cada pessoa e contribui para melhorar a saúde.

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