E a bondade do Miso? Neste artigo, mostramos o que é o miso, quais são seus benefícios e propriedades e as possíveis contra-indicações do consumo do Miso.

Para que você tenha uma idéia clara do Miso, escrevemos este post consultando as informações mais atualizadas e contrastadas disponíveis. atualmente. Esperamos que você goste de ler.

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O que é o Miso?

O Miso é um dos alimentos mais importantes do Leste Asiático, produzido a partir da fermentação da soja com Koji ( Aspergilus oryzae ), produzido a partir de arroz de de cevada ou cevada ou soja, aos quais é adicionado sal .

É apresentado como uma massa salgada com alto conteúdo de proteínas e textura macia, usada como condimento e que não tem contrapartida em nenhum outro alimento ou condimento ocidental, mas possui sabor e aroma distintos

Aspergilus oryzae é um esporo usado no Japão que permite a fermentação complexa de alimentos, também usada na preparação de molho de soja, vinagre de arroz e mirin. 19659004] O tempo de fermentação e a porcentagem de koji têm importância central no produto final. O missô com uma alta porcentagem de koji tende a ser pouco fermentado, por isso tem um perfil mais suave e é por isso que é frequentemente usado em preparações doces como bolos ou biscoitos.

Assim, a cor também varia, dependendo dos componentes e da fermentação, do amarelo claro ao preto argiloso, passando por uma variedade de marrons e vermelhos ferrugem. Os mais claros são geralmente mais refrescantes, enquanto os mais escuros fornecem um aroma mais intenso.

O nome Miso está documentado no Japão desde 900, mas a preparação deste e de outros fermentos com cereais aparece em receitas para preparações para uso medicinal desde 200 aC na China.

A fermentação de alimentos já era generalizada e o Japão mantinha essa tradição por milhares de anos também Como permite que os alimentos sejam preservados por mais tempo, é possível torná-los mais digeríveis e, muitas vezes, mais nutritivos. Neste post, mostramos em detalhes as extraordinárias qualidades de alimentos fermentados .

A produção de missô está entre as mais simples, a partir de uma fermentação em duas etapas: um dos grãos de incubação de koji e outro da soja cozida, que é misturada e deixada fermentar por semanas, meses ou anos, dependendo do tipo de missô que você deseja obter. Essa pasta de missô é adicionada a sopas ou outras preparações similares. Em casa, gostamos muito do Caldo de missô orgânico pronto para aquecer e beber.

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Tipos de missô [19659017] A preparação do Miso se espalhou por todo o mundo e muitas pessoas o utilizam como ingrediente principal, preparam o seu próprio miso e até experimentam métodos únicos, além dos japoneses tradicionais.

A elaboração tem seu ponto Começando no koji, é o que desenvolve variações sutis no sabor do missô. No entanto, diz-se que, mesmo usando os mesmos ingredientes, o mesmo missô não pode ser feito duas vezes.

Assim, nasce uma variedade de mais de 1300 tipos de missô, apenas no Japão, assim como muitos outros artesanais de diferentes formas. partes do mundo

No entanto, três tipos principais de missô podem ser identificados que derivam em diferentes classificações de acordo com sua textura, cor e sabor, produto de vários fatores, embora a principal variável seja o grão que foi inoculado com Aspergilus oryzae para obter koji, geralmente arroz, soja ou cevada.

  • Com cevada koji (Mugi) fermentada por 6 meses a 1 ano, possui um sabor muito delicado apreciado na Europa, usado para pratos cozidos em fogo brando.
  • Com soja koji (Mame) fermentado por 2 a 3 anos, cor escura e ideal para vinhos de inverno.
  • Com arroz koji ( Kome) fermentação rápida, qu e são feitos com uma alta porcentagem de arroz koji, de modo que eles têm um sabor levemente salgado e quase doce e são frequentemente usados ​​para vegetais.

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 pasta de missô

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Para que serve o Miso e propriedades nutricionais

Os alimentos fermentados introduzem probióticos na dieta, que são cruciais para a saúde, além de fornecer informações interessantes nuances nos pratos ou receitas. Neste porto, falamos sobre as Propriedades do chucrute e neste outro sobre o Bondade de Kefir dois dos alimentos fermentados mais conhecidos.

Miso é considerado para aliviar a fadiga e regula as funções intestinais, auxiliando a digestão e diminuindo o colesterol e a pressão sanguínea, atua como um protetor contra úlcera gástrica e previne doenças associadas ao estilo de vida.

Com base em evidências epidemiológicas e experimentais, elas foram revisadas seus efeitos na prevenção do câncer, hipertensão e lesões por radiação.

Os estudos são baseados principalmente no fato de que a mudança nos hábitos alimentares tradicionais em direção ao estilo ocidental coincidiu com um aumento na casos de câncer de cólon e mama no Japão.

Segundo essas análises, aqueles que consomem missô diariamente ou regularmente são menos suscetíveis a distúrbios intestinal, como gastrite, úlceras gástricas e duodenais, bem como câncer gástrico, do estômago e do cólon.

O missô é rico em magnésio e em potássio que pode servir como controlador com ingestão excessiva de sódio, enquanto que, para a importante contribuição das enzimas digestivas tem uma ação protetora no estômago.

As propriedades antioxidantes do missô desempenham um papel importante na prevenção de doenças, além de rejuvenescer, enquanto, graças à contribuição da fibra também melhora o metabolismo e estimula a eliminação de toxinas do organismo.

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Em resumo, consumir missô regularmente pode contribuir para:

  • Eliminar toxinas do corpo, graças às suas propriedades antioxidantes.
  • Reconstruir a microbiota intestinal, graças às enzimas vivas que favorecem a digestão de alimentos e absorção de nutrientes.
  • Evite doenças cardiovasculares, graças a substâncias vasodilatadoras e antioxidantes.
  • Aumente a energia graças à sua alta contribuição de proteínas e vitaminas.
  • Proteja o estômago , graças às enzimas digestivas.
  • Controle a hipertensão, ajudando a reduzir a ingestão de sal na dieta.

Estudos sobre o efeito do missô na hipertensão esclarecem que, embora o consumo de sopa miso pode contribuir para diminuir a freqüência cardíaca, mais estudos são necessários para esclarecer os mecanismos detalhados que produzem essa reação e os efeitos diretos sobre a pressão arterial.

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Possíveis contra-indicações de Miso
[19659017] É contra-indicado em pessoas com alergia à soja.

Como em todos os alimentos fermentados, o ambiente intestinal deve se adaptar lentamente, porque o que é importante consumir com moderação para evitar diarréia e outros problemas gastrointestinais associados ao consumo de probióticos.

Embora seja um alimento fermentado, possui uma proporção significativa de sal, por isso é recomendável consumi-lo com moderação e sem adicionar sal a alimentos aromatizados com missô, especialmente em pessoas com hipertensão.

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Bibliografia consultada

  • “História do Miso, Soja Jiang (China), Jang (Coréia) e Tauco / Taotjo (Indonésia) (200 aC – 2009): Bibliografia e livro fonte extensivamente anotados ”, William Shurtleff e Akiko Aoyagi. Sou o centro de informações. 2009
  • "O Mundo do MISO", Federação do Japão de Cooperativas de Fabricantes de Miso.
  • "Efeitos Biológicos Benéficos do Miso com Referência a Lesões por Radiação, Câncer e Hipertensão", Hiromitsu Watanbe. J. Toxical Pathol no. 26. 2013
  • “Miso”, Conselho de Promoção do Miso do Japão.
  • “Os efeitos do consumo habitual da sopa de missô na pressão arterial e na frequência cardíaca de adultos japoneses: um estudo transversal de um exame de saúde”, Koji Ito, Kenji Miyata, Masahiro Mohri, Hideki Origuchi e Hideo Yamamoto. Estagiário Med. No. 56. 2017

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