Sempre houve mitos no campo da nutrição. Também mitos sobre açúcar. O açúcar branco tem um grande peso em nossa dieta. Encontramos na tabela o açúcar que usamos para adoçar outros alimentos e, além disso, está presente em inúmeros alimentos processados, mesmo nos mais inesperados.

Ultimamente, as vozes cresceram alertando sobre seus efeitos negativos, e chegou a ser alcançado. Para falar sobre ele como um veneno. No entanto, também existem aqueles que defendem o consumo moderado . Quem tem razão? Descobrimos alguns dos mitos sobre o açúcar.

Nosso corpo precisa de açúcar: um dos mitos mais difundidos

Embora o corpo exija glicose até certo ponto, não é verdade que ele precise de açúcar. É importante saber distinguir entre glicose e açúcar.

Certamente, esse é um dos mitos sobre o açúcar por excelência. É verdade que nosso corpo precisa de glicose para funcionar . É o principal combustível de nossas células e a partir delas obtêm a energia necessária. Também no cérebro, o principal órgão que demanda glicose, do qual precisa de uma contribuição constante para funcionar.

O problema é que estamos confundindo glicose com açúcar. O substrato de energia que nossas células precisam para funcionar é glicose e não açúcar. A glicose, embora muitos não a conheçam, está presente em muitos alimentos de consumo habitual: frutas, tubérculos, legumes, entre outros.

Além disso, nosso corpo está preparado para obter Quando a glicose não é fornecida com alimentos. Pode tirar proveito dos estoques de glicose (que armazenamos na forma de glicogênio nos músculos e no fígado) ou pode converter outros nutrientes em glicose. Portanto, o açúcar não é um alimento necessário ou essencial.

Leia mais Quais são os diferentes tipos de açúcar?

Até 50 gramas por dia são aceitáveis ​​

A primeira coisa a ser esclarecida é que o açúcar é um alimento sem valor nutricional portanto, não é aconselhável fazer recomendações para o consumo. As últimas diretrizes da Organização Mundial da Saúde em relação ao consumo de açúcares livres afirmam que:

"A quantidade diária de açúcar livre não deve exceder 10% do total de quilocalorias consumidas" . [19659016] Recentemente, eles foram reduzidos a um valor inferior a 5%. Níveis mais altos estão relacionados ao sobrepeso e obesidade na população em geral. Além disso, em crianças, está relacionada ao aparecimento de problemas dentários, como cáries.

Lembramos que açúcares livres são aqueles adicionados à elaboração de alimentos e não aqueles que são encontrados naturalmente neles.

O importante é entender que, com esta declaração, não é recomendável consumir até 50 gramas de açúcar por dia. O que é feito é estabelecer um limite superior que não deve ser excedido. Quanto mais açúcar, menos, melhor.

O açúcar não causa obesidade

 Obesidade tipo II
Embora muitos tenham tentado ignorar a relação entre consumo de açúcar e obesidade, a verdade é que as evidências científicas mostram que elas têm muito a fazer.

A relação entre o açúcar e a epidemia da obesidade não é um mito sobre o açúcar, mas possui evidências científicas suficientes. O problema da obesidade não pode ser reduzido a uma questão de balanço energético

Não se trata apenas de comer menos e gastar mais. Nem mesmo pensando se o açúcar é ou não um alimento hipercalórico. O foco não pode estar apenas nas calorias, mas em de que tipo de calorias os alimentos vêm.

Nosso corpo reage de maneira diferente, dependendo do tipo de carboidrato que ingerimos. Não é o mesmo beber um refrigerante açucarado do que comer um prato de grão de bico . Embora no final elas nos forneçam as mesmas calorias, as reações fisiológicas desencadeadas quando consumimos açúcares livres podem favorecer o aparecimento da obesidade.

Embora seja verdade que o açúcar não é o único fator envolvido na obesidade Um excesso de açúcar e alimentos processados ​​na dieta está diretamente relacionado à obesidade. Também aumenta o risco de doenças associadas a este último, como diabetes, hipertensão ou certos tipos de câncer.

O imposto sobre bebidas açucaradas não é eficaz

Nos últimos anos, alguns países, regiões e cidades vêm implementando diferentes tipos de medidas para reduzir o consumo de bebidas açucaradas. Um deles é um imposto específico que tributa essas bebidas. As razões para implementar esses impostos são diversas:

  • Reduza o consumo de bebidas açucaradas, com estimativas que podem atingir uma redução de 20%.
  • Reduza os custos de saúde pública derivados de problemas de saúde associados ao alto consumo de açúcar adicionado.
  • Realize campanhas de promoção da saúde entre a população que faz parte da cobrança desse imposto.
  • Deixe claro que os o consumo habitual de bebidas açucaradas e alimentos com altos níveis de açúcar não é saudável.

As experiências de regiões como Califórnia ou Catalunha e países como França, Finlândia, Hungria, Chile ou México têm sido positivas. Os níveis de compra e consumo desse tipo de bebida diminuíram .

É por isso que as taxas de bebidas açucaradas são recomendadas pela Organização Mundial da Saúde como uma ferramenta eficaz para reduza o consumo de açúcar e evite a ocorrência de algumas doenças não transmissíveis.

Leia mais Como os refrigerantes doces prejudicam nosso corpo

Mitos sobre o açúcar: alternativas naturais são mais saudáveis ​​

 mel
O mel, como outros ingredientes doces, pode ser uma alternativa para substituir o açúcar branco. No entanto, seu consumo deve ser moderado

Com o aumento da má reputação do açúcar de mesa, outros alimentos alternativos parecem adoçar nossos pratos :

  • Xarope de agave [19659032] Açúcar de coco
  • Açúcar mascavo
  • Mel
  • Frutose
  • Açúcar rápido

Mas … eles são realmente mais saudáveis? A verdade é que alguns desses alimentos têm um índice glicêmico mais baixo ou fornecem pequenas quantidades de alguns nutrientes. Mas falar desses alimentos como alternativas saudáveis ​​pode nos fazer cair no erro de que eles são inofensivos ou benéficos para a saúde.

E se acreditamos que eles têm benefícios ou que não são tão prejudiciais quanto o açúcar, corremos o risco de aumentar seu consumo. Podem ser boas opções para interromper o consumo de açúcar branco, mas o ideal é acostumar nosso paladar à doçura natural dos alimentos.

Embora pareça arriscado pensar que o açúcar é um veneno, também é verdade que não é um alimento essencial na dieta. Portanto, o melhor conselho é que quanto menos, melhor.

O post Mitos sobre açúcar apareceu pela primeira vez em Better with Health.

Comentarios

comentarios