Cerca de Para fins de psicoterapia, existem muitos mitos. No entanto, a maioria já foi negada. Neste espaço nós os revisamos.

Última atualização: 19 de novembro de 2021

"Não vou ao psicólogo porque não sou louco" … Este é talvez um dos mitos mais difundidos sobre a psicoterapia. Ouvimos isso com frequência, por exemplo, depois de aconselhar um amigo a procurar ajuda psicológica. No entanto, não é a única crença falsa em torno das consultas de saúde mental.

Infelizmente, desde os tempos antigos, muitos mitos foram estabelecidos na sociedade sobre este assunto. A verdade é que é um espaço de enriquecimento, que dá apoios e estratégias para aumentar o bem-estar no dia a dia. Vamos ver um pouco mais sobre o que se trata

Mitos e verdades sobre psicoterapia

Hoje em dia, muitas crenças errôneas sobre a terapia psicológica foram demolidas. Ainda assim, alguns mitos persistem sobre como funciona e seus efeitos. Consequentemente, muitas pessoas não têm acesso a esses cuidados para tratar de seus problemas e melhorar sua saúde mental. Quais são os mitos mais comuns sobre psicoterapia? Nós os revisamos.

1. "A psicoterapia é para pessoas loucas"

Esse mito esconde dois erros fundamentais. Um deles tem a ver com a estigmatização da doença mental. Também há pessoas que consultam para problemas da vida diária; por exemplo, dificuldades para se socializar, fazer um exame, adormecer, entre outros problemas.

Por outro lado, acredita-se que todas as pessoas que consultam para psicoterapia têm algum problema e isso não é necessariamente Então. Há quem o faça para trabalhar os aspectos positivos que já possuem, ou porque tem interesse em aprofundar ainda mais o seu autoconhecimento.

Em última análise, também é comum ouvir que os psicólogos são os loucos, e que escolhem esta profissão para resolver os seus próprios problemas. Falso! A única coisa certa é que, com os anos de estudo e aprendizado, os profissionais também aprendem ferramentas e recursos que podem aplicar em suas vidas.

É importante acabar com os mitos sobre a psicoterapia. Esta, em geral, é uma ferramenta que ajuda a promover o bem-estar.

2. "Um estranho não poderá me ajudar"

Embora no início o terapeuta seja uma pessoa desconhecida, com o tempo uma relação terapêutica começa a ser construída, baseada na confiança, empatia, escuta aberta e ética profissional.

Nesse sentido, é também conveniente ressaltar que esse "estranho" possui uma formação teórica e com ferramentas que versam sobre múltiplos temas. Portanto, pode ser útil em relação ao motivo da consulta ou ao desconforto daqueles que procuram a terapia.

3. "Você sempre volta ao passado e à infância"

É importante entender que os terapeutas precisam ter uma estrutura e um contexto para compreender e conhecer seus pacientes. Isso implica fazer perguntas e abordar questões relacionadas à educação, infância, relacionamentos, entre outros.

No entanto, o foco nem sempre está nesta etapa vital. Existem até muitas escolas de psicologia e tipos de terapia que abordam esse tópico apenas na entrevista inicial e em algum outro momento, apenas se necessário.

4. «Nas sessões de psicoterapia só o paciente fala»

Isso não é verdade. Existem correntes que intervêm mais do que outras, com retornos em momentos específicos. Em qualquer caso, cada vez que o terapeuta intervém, ele o faz de acordo com a utilidade de seu comentário.

Assim, não se trata de seguir estritamente a premissa de intervir ou não intervir, mas sim de avaliar a partir do que se passa no momento da sessão. Em muitos casos, dependendo do paciente, diferentes tipos de técnicas são aplicados, como a cadeira vazia, papel desempenhando entre outros.

5. «Na psicoterapia, eles dizem o que fazer»

Os pacientes não têm um papel passivo na terapia, muito pelo contrário; espera-se que eles sejam capazes de se comprometer com o espaço terapêutico e sejam orientados para a mudança. Isso implica que eles devem assumir um papel ativo e responsável, e ser participantes daquilo que o profissional encarregado propõe.

Neste caso, a intenção não é dizer-lhes o que fazer, mas sim fornecer alguns guias, conselhos ou pontos de vista para que os pacientes decidam o que é melhor para eles. Os terapeutas não procuram criar uma relação de dependência. O que lhes interessa é que a pessoa aprenda a refletir, a observar-se e a adquirir recursos de enfrentamento.

6. "A terapia dura anos"

Este é outro mito sobre a psicoterapia. E é que, na realidade, não é necessariamente assim. Existem terapias que são mais focadas do que outras e que determinam determinados objetivos terapêuticos ao longo de algumas sessões. Em seguida, o paciente recebe alta. Alguns, talvez, sejam mais extensos. Apesar disso, a pessoa pode escolher aquele que considerar mais apropriado.



Benefícios da psicoterapia

Conforme declarado em um artigo publicado em Neurotherapeutics as psicoterapias baseadas em evidências são eficazes no apoio ao tratamento de um grande variedade de condições psiquiátricas. Da mesma forma, seus benefícios incluem o seguinte:

  • Aprofundar um maior autoconhecimento.
  • Melhorar a auto-estima e a autoconfiança.
  • Descobrir as razões pelas quais temos certos comportamentos.
  • Aprender a enfrentar conflitos em uma maneira saudável.
  • Melhorar nossos laços.
  • Desenvolver habilidades sociais e aprender a estabelecer limites.
  • Enfrentar e resolver problemas de todos os tipos; trabalho, vocacional, relacional, família, etc.

Em suma, o que a psicoterapia busca é promover um estado de bem-estar na pessoa para melhorar sua qualidade de vida.

A psicoterapia ajuda o o autoconhecimento da pessoa e o desenvolvimento de habilidades para enfrentar várias situações da vida.


Em que casos a psicoterapia pode ser útil?

Começar a psicoterapia não precisa estar associado a ter um problema, mas muito pelo contrário; Muitas vezes, uma abordagem precoce permite uma intervenção oportuna, o que evita que uma situação se agrave e se torne mais velha.

Mesmo, permite gerenciar problemas diários que no momento parecem sem importância. Portanto, é bom considerar esse tipo de terapia como um espaço útil e de autocuidado.

Psicoterapia não é sinônimo de problemas

Em geral, é conveniente promover uma visão positiva sobre o que a psicoterapia representa. Em primeiro lugar, porque não há nada de errado em ter problemas e pedir ajuda para resolvê-los. Isso não nos torna fracos, mas o contrário; Permite-nos fortalecer-nos, identificando aquilo de que necessitamos.

Em segundo lugar, porque ir ao psicólogo pode muito bem ser um estilo de vida que nos permite ter um maior contacto connosco próprios. É um espaço que pode nos permitir o desenvolvimento e realização pessoal.

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