O mudanças de humor ou estado de humor são altos e baixos emocionais, pelo que uma pessoa experimenta várias emoções diferentes num curto período de tempo . Por exemplo, você pode passar de alegria para sentir tristeza, de repente e às vezes sem uma causa clara que justifique isso.

Essas mudanças de humor podem interferir negativamente na vida da pessoa que sofre. , especialmente no nível social. É também manifesta no acadêmico, ou trabalho e pode ocorrer em homens, mulheres, crianças, adolescentes e idosos

Normalmente, essa instabilidade do humor tem sido atribuída em maior medida gênero feminino – devido à mudança hormonal em certas fases, como a menopausa ou a menstruação – e, embora pareça que alterações hormonais podem produzir maior instabilidade do humor, o fato é que ela também ocorre em homens . ] Causas de alterações de humor

As causas que explicam mudanças no humor são muitas e, às vezes, é difícil determinar os fatores específicos que causam isso. No entanto, algumas causas comuns que facilitam mudanças bruscas de humor podem ser encontradas, como:

Menopausa

A menopausa constitui, para a maioria das mulheres, um período de instabilidade e alterações hormonais, psicológicas e psicossocial.

Todas essas alterações causam, em muitas ocasiões, que mudanças repentinas de humor ocorrem entre mulheres que estão passando por essa fase da vida.

Transtornos do comportamento alimentar

Uma dieta desequilibrada, caracterizada por períodos de fome e compulsão alimentar, além de outros comportamentos compensatórios inadequados, ele também tende a ser acompanhado por mudanças no humor e humor.

Na verdade, quando as pessoas de repente se sentem tristes ou ansiosas, elas geralmente recorrem à comida obter algum conforto

Alguns transtornos de personalidade (limite, histriônico)

Transtornos da pessoa As características limite e histriônica são caracterizadas por uma instabilidade emocional e afetiva acentuada. As relações sociais são muitas vezes turbulentas e instáveis, assim como as relações sentimentais.

As pessoas que sofrem desses distúrbios geralmente não mantêm amizades ou relacionamentos amorosos por um longo período de tempo. Esta instabilidade emocional também é geralmente manifestada em humor e humor.

Síndrome pré-menstrual

Embora todas as meninas não sofram as conseqüências da chamada síndrome pré-menstrual, a realidade é que muitas delas atingem sentir as mudanças emocionais os dias antes da menstruação.

Esta síndrome, apesar da influência hormonal, parece que também é devido à aprendizagem social que as meninas têm ao longo da vida.

Tristeza e irritabilidade são características da síndrome pré-menstrual, sendo frequente que a pessoa que sofre dela tenha conflitos com outras – por questões que, normalmente, não a provocariam.-

Adolescência

 menina com chapéu sorrindo

A adolescência é uma época de grandes mudanças, desafios e inseguranças. Portanto, é normal que nesta fase do ciclo de vida, as pessoas tenham maiores oscilações de humor e vivenciem uma montanha russa emocional em face de qualquer adversidade.

Além disso, é também um período em que alterações hormonais podem ter uma influência decisiva no humor do adolescente.

Estes são apenas alguns exemplos de mudanças súbitas de humor.

No entanto, como já mencionamos, em outras circunstâncias não é tão fácil determinar as causas que o causam

Como lidar com as mudanças de humor?

De qualquer forma, para que você aprenda a lidar com essas mudanças de humor, nós lhe traremos estas 8 dicas que aparecerão em seu caminho. grande ajuda:

1. Aprenda a reconhecer suas oscilações de humor

 garota com rabo de cavalo triste

As oscilações de humor têm indicadores fisiológicos característicos, portanto, com um pouco de prática, você pode reconhecê-las facilmente desde o início . Por exemplo, em um estado de raiva ou raiva, seu coração bate mais rápido, sua respiração fica mais agitada e você experimenta um estado de tensão muscular.

Nestes casos, é aconselhável detectar isso. mude o humor rapidamente para evitar conflitos e explosões emocionais.

Uma forma de fazer isso é se retirar para outra sala e praticar alguns exercícios de respiração profunda, para que a frequência cardíaca e os níveis respiratórios se tornem normais. ] Após este exercício, você poderá pensar com mais clareza e estará mais disposto a ouvir e entender o ponto de vista dessas pessoas.

Ao contrário, quando se depara com sentimentos como tristeza, seu corpo reage mais lentamente ao que acontece em torno de você, você fala menos e você é agredido pensamentos negativos.

Neste caso, fazendo alguma atividade agradável pode ser muito útil, especialmente se você levá-lo Como você vê, diferentes estratégias são necessárias dependendo da emoção experimentada, então o primeiro passo que você deve dar é detectar a emoção em questão. Saber antecipar suas consequências o ajudará a agir de acordo com a emoção que você sente e a evitar suas conseqüências negativas.

Não transfira problemas de uma área para outra em sua vida

 família unida

Certamente muitas das mudanças de humor que você sofreu se devem a causas insignificantes que você mudou de uma área da sua vida para outra. Por exemplo, se você teve um dia ruim no trabalho, pode transferir seus problemas para seu parceiro, amigos ou família.

Da mesma forma, pode acontecer que, devido a conflitos com seu parceiro ou família, dificuldade em se concentrar no trabalho ou estudo. Essa é uma característica que é freqüentemente encontrada entre pessoas que têm alterações no humor ou no humor.

Portanto, recomendamos que você tente, na medida do possível, distinguir os problemas que você tem no Diferentes áreas da sua vida, para que novos problemas não sejam gerados .

Aprenda a controlar essas emoções negativas, com o restante das dicas que damos a você aqui, para que elas não prejudiquem você em outras áreas de sua vida. 19659040] 3. Controla as horas de sono

 consequências de dormir um pouco

Um hábito que pode produzir muitos desequilíbrios de humor e humor é ter um horário de sono irregular

Portanto, você deve começar a dormir cerca de 8 horas por dia – sem interrupções durante estas horas de sono, para que seu corpo se acostume a ter um horário noturno estável

Para facilitar este processo de adaptação do sono, você pode seguir estas diretrizes:

  • Não tenha estímulos que distraiam no quarto . Muitas pessoas tentam combater a insônia assistindo televisão, acessando novas tecnologias ou lendo um livro. Se essas atividades forem mais atraentes para você do que ir dormir, você estará interferindo no processo de preparação do sono do seu corpo.

  • Cuide das condições físicas do seu quarto. Se a sala tiver brilho excessivo ou estiver com calor ou frio, tente alterar essas características para facilitar a sua adormecer.

4. Reduz o consumo de álcool e tabaco

 benefícios de parar de fumar

Se você é fumante ou consome álcool com certa regularidade, você deve saber os efeitos que eles produzem em seu humor – além daqueles já conhecidos efeitos adversos para a saúde física –

Numerosos estudos revelaram a existência de uma relação entre as emoções negativas experimentadas e o desejo de consumir álcool e outras substâncias, como o tabaco.

Neste tipo de estudos Descobriu-se que as pessoas realizam um aumento no consumo de álcool e outras substâncias com o objetivo de aumentar seu humor, mas, freqüentemente, o efeito oposto é obtido.

um círculo vicioso do qual você só pode sair se procurar novos métodos para combater o mau humor.

Portanto, se você costuma fumar ou beber álcool, deve considerar a redução desses hábitos para que eles não influenciem o seu humor – e não fortaleçam as emoções negativas . Faça uma dieta equilibrada

 dieta para ser feliz

Como no caso do consumo de rapé e álcool, pode ocorrer a você que você procure conforto emocional na comida, depois de experimentar mudanças de humor ou humor . 19659015] E, da mesma forma, você pode entrar em um círculo vicioso fingindo melhorar o humor através da comida e obtendo o resultado oposto.

Normalmente, quando uma grande quantidade de comida é engolida devido ao desconforto do humor, sentimentos desagradáveis ​​são sentidos como vergonha ou culpa

Portanto, evite recorrer a alimentos nessas situações e mude este hábito para outros mais adaptativos, como ir ao cinema, passear, tomar um café com um amigo, etc.

6. Escreva sobre suas emoções

 caligrafia

Parece que a escrita tem um poder libertador que lhe permite lidar com suas emoções, em vez de negá-las ou reprimi-las. É um efeito libertador que foi revelado através de numerosos estudos.

Por exemplo, Klein e Boals (2001) descobriram que, ao escrever sobre eventos estressantes, era possível reduzir os pensamentos intrusivos e evitativos. , de modo que a capacidade de memória operacional tinha mais recursos para usar em outras atividades mentais

Em outras palavras, a técnica de escrita pode fornecer benefícios para gerenciar suas emoções de uma maneira melhor, vez que você pode ter um desempenho melhor em outras tarefas – trabalho ou acadêmico –

Para que a técnica tenha o efeito desejado, você deve escrever sobre os eventos que ocorrem em sua vida e sobre as emoções que você experimenta, [19659002] com tanta liberdade e profundidade quanto possível.

Esta técnica aumentará o seu bem-estar e permitirá que você enfrente as situações pessoais conflitantes que causam em mudanças de humor

7. Busque apoio de familiares e amigos

 amigos adolescentes

Com certeza, suas mudanças de humor levaram a mais de um conflito em seu ambiente imediato ou fizeram com que você encerrasse um relacionamento.

Às vezes, pode acontecer que você se sente compreendido pelas pessoas ao seu redor, pois elas não sabem como se colocar no seu lugar e não mostram a sensibilidade que deve ser mostrada do seu ponto de vista.

Sobre esse assunto, há dois aspectos que você deve modifique:

Primeiro de tudo, é aconselhável conversar com sua família, amigos e parceiros – se você tiver um – e explicar a situação deles, para que possa entender você e ter mais paciência e empatia com você.

Por outro lado, tente colocar em prática as dicas que damos a você aqui para controlar suas emoções, para que você possa reduzir os confrontos e os conflitos que você costuma ter com as pessoas de sua vida. em torno de

8. Realiza exercício físico

 mulher sorrindo em competição

É amplamente demonstrado que a prática de exercício físico tem grandes benefícios em relação ao bem-estar psicológico – além do físico. Realizando o esporte habitualmente, você terá que aumentar as emoções positivas, assim você sentirá melhor humor.

Além disso, é uma boa estratégia de regulação emocional, para que você possa acalmar as mudanças de humor ou humor súbito

Em relação ao tipo de exercício físico, você deve levar em conta o ritmo de vida que você tem, a fim de fazer uma boa escolha

Por exemplo, se você é uma pessoa com estilo de vida sedentário, Idealmente, você deve começar, pouco a pouco, a estabelecer pequenos hábitos saudáveis, como caminhar ou andar de bicicleta

. O importante é que você faça do exercício físico um hábito, em vez de fazê-lo apenas esporadicamente. as dicas que damos a você para aprender a lidar com mudanças bruscas de humor.

E você, que outras dicas você acrescentaria para saber como trazer mudanças de humor?

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