A vitamina D pode causar insuficiência renal em pessoas sem deficiência e exceder a dose recomendada.

Parece que todo mundo já percebeu que as vitaminas e os suplementos não são comprovadamente eficazes . A menos que estejamos falando sobre situações em que sua admissão é justificada por uma deficiência nutricional identificada ou uma doença grave.

Tomar vitaminas e multivitaminas auto-medicadas pode não ser uma boa escolha

Até recentemente, acreditava-se que qualquer pessoa poderia continue tomando vitaminas se já estava acostumado e não conseguia parar – o máximo que uma pessoa gasta é dinheiro e a saúde certamente permanecerá com ela. Bem, talvez algum benefício estatisticamente insignificante seja visto e é isso. Agora, existem estudos que mostram isso com certeza: As vitaminas não são apenas inúteis, mas em alguns casos são prejudiciais .

Em 2003, o Grupo de Ação Preventiva dos Estados Unidos (USPSTF) recusou-se a recomendar as vitaminas A , C, E, multivitaminas com ácido fólico e antioxidantes para a prevenção de doenças cardiovasculares ou câncer. Não havia evidências suficientes de seus benefícios. A USPSTF também desaconselhou o beta-caroteno, sozinho ou em outros suplementos, pois foi considerado não apenas prejudicial à saúde, mas também prejudicial para pessoas com risco aumentado de câncer de pulmão.

Vitaminas não previnem doenças

Conclusão: Multivitaminas e minerais são ineficazes na prevenção primária de doenças cardiovasculares e câncer.

Em 2013, Annals of Internal Medicine publicou um artigo com os fortes headline Enough Is Enough : Pare de gastar dinheiro em suplementos de vitaminas e minerais, com base nas descobertas de vários estudos randomizados.

Comprovado: beta-caroteno e altas doses de vitaminas E e A são prejudiciais . Antioxidantes, ácido fólico (exceto para mulheres grávidas) e vitaminas B são ineficazes na prevenção de doenças crônicas e na prevenção de morte prematura por doença. Embora haja evidências de porcentagens insignificantes de benefício ou dano em pequenos grupos, a maioria das pessoas saudáveis ​​não precisa deles e não deve ser usada para prevenir doenças.

A "eficácia" de multivitaminas e minerais para pacientes com miocárdio de ataque cardíaco é bem estudado aqui. Um estudo randomizado, multicêntrico, duplo-cego e controlado por placebo mostrou que altas doses de multivitaminas e minerais na prevenção secundária de doenças ateroscleróticas (ataques cardíacos, derrames) não reduziram os riscos. Os pesquisadores não conseguiram obter números estatisticamente significativos. E este estudo randomizado mostrou que multivitaminas não melhoram o desempenho cognitivo (memória, concentração, atenção) em idosos, apesar das afirmações em contrário.

O excesso de vitamina D pode causar insuficiência renal

A única área em que a vitamina D permanece aberta Claro, seus benefícios para pessoas com risco aumentado de osteoporose são discutidos primeiro e eles ainda precisam deles. Mas mostrar que a vitamina D pode ser tão eficaz na prevenção de doenças cardíacas ou câncer não funcionou. E recentemente, novos dados chegaram de pesquisadores da Universidade de Toronto, que descobriram que um excesso de vitamina D (10.000 UI por dia) no corpo aumenta seriamente o risco de insuficiência renal .

Em Canadá, é recomendado tomar 400-1000 UI de vitamina D por dia para prevenir a osteoporose. Idosos e pessoas com maior risco desta doença: 800-2000 UI. Nos Estados Unidos, a ingestão diária recomendada de vitamina D para homens e mulheres entre 1 e 70 anos é de 600 UI e 800 UI para maiores de 70 anos. Como a vitamina D tem uma ampla gama terapêutica, a toxicidade é rara. No entanto, como a vitamina é solúvel em gordura, o uso prolongado em altas doses pode levar ao acúmulo excessivo no corpo.

Sobre a toxicidade da vitamina D

 Vitamina D

Vitamina D É percebida por muitos como inofensiva suplemento devido ao seu benefício historicamente superestimado e sua disponibilidade em medicamentos de venda livre. No entanto, o risco de toxicidade pela vitamina D e possivelmente o risco de danos renais por overdose são muito reais.

A toxicidade da vitamina D tem uma ampla gama de sintomas inespecíficos que podem dificultar o diagnóstico. Esses sintomas incluem, mas não estão limitados a, fadiga, pressão alta, micção frequente, confusão e coceira. Se os primeiros sinais de toxicidade forem observados precocemente, o dano renal pode ser evitado.

Se uma pessoa tomar vitamina D quando indicado, ela pode controlar seus riscos. Junto com seu médico, você deve realizar uma análise minuciosa da prescrição e dos medicamentos de venda livre, limitar a exposição ao sol, calcular a quantidade de vitamina dos alimentos e suplementos nutricionais, mesmo na ausência de sintomas, monitorar constantemente o nível de vitamina no corpo.

Pode levar vários meses para que o nível de vitamina solúvel em gordura volte ao normal. Além disso, os níveis de cálcio podem continuar a aumentar por um tempo após a interrupção dos suplementos de vitamina D .

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