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Sem ar nos pulmões

Caufriez e seus colaboradores realizaram estudos científicos sobre como esses exercícios, que são realizados com os pulmões do ar vazio aprimoram os músculos da inspiração e expiração, resolvendo muitos casos de asma e melhorando o uso de oxigênio.

Ao eliminar a pressão no assoalho pélvico também aumenta o fluxo sanguíneo e as sensações na área genital, que melhora a relação sexual.

Néstor Serra, um profissional certificado por Caufriez, explica: "Praticamente todas as atividades diárias e esportivas aumentam a pressão abdominal. Assim, juntamente com o estilo de vida sedentário excessivo a musculatura da a cintura abdominal perde tonicidade, não suporta o deslocamento de órgãos que causam essas atividades e as estruturas que têm a função de para garantir a estabilidade em a micção e a função sexual estão sendo danificadas. "

Com exercícios hipopressivos, essa pressão é reduzida uma vez que são realizadas sem ar nos pulmões, reduzindo a pressão torácica, abdominal e pélvico "Em cada um deles é realizada em apneia entre 8 e 12 segundos", acrescenta Caufriez. "Uma sucção é sentida como se o ar fosse aspirado pela vagina ou pelo ânus e, involuntariamente, as fibras musculares dessas áreas fossem ativadas e tonificadas".

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O efeito da sucção

Os exercícios são sempre realizados em uma postura de alongamento esticando a coluna, o pescoço e o colo do útero e colocando o queixo para dentro, o que gera uma espécie de queixo duplo O peso do corpo deve avançar, na ponta dos pés.

O arranjo dos braços e mãos facilita a abertura das costelas para manter a apneia o maior tempo possível . A separação máxima das escápulas é buscada empurrando os cotovelos para fora. Isso cria tensão no bíceps e tríceps com as palmas das mãos para baixo e os dedos das mãos juntos apontando para a cabeça.

Depois de remover todo o ar pela boca fazendo uma expiração forçada, a glote fica bloqueada, Eles relaxam os músculos abdominais e abrem as costelas. Desta forma há um efeito de sucção e a barriga sobe visivelmente devido à diminuição da pressão interna. Depois de manter a apneia entre 8 e 12 segundos, ela é inspirada e o ar é liberado novamente.

Um bom conselho profissional é importante para o treinador fazer uma avaliação preliminar da tonicidade da cintura abdominal ] e assoalho pélvico . Para isso, oito testes validados são utilizados por ultrassom que quantificam a hipotonia dessas duas áreas. Por exemplo, se, ao tossir, a barriga sai em vez de entrar, é um sintoma que a cintura abdominal não cumpre sua função.

Para observar os efeitos do método hipopressivo, são necessários cerca de dois meses de treinamento. [19659020Artigorelacionado

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Quanto tempo leva para perceber os benefícios

Para observar os efeitos do método hipopressivo, são necessários cerca de dois meses de prática bem executada, período que pode chegar a seis meses em alguns casos. O registro é básico: cada sessão deve durar cerca de 20 minutos com uma frequência de dois dias por semana no primeiro mês.

É recomendável aumentar a frequência até os exercícios diários nos meses seguintes. No final deste período de reprogramação da cintura abdominal, os testes também são realizados. As aulas em grupo geralmente duram 30 minutos e a frequência é recomendada pelo menos duas vezes por semana e também a prática em casa.

Órgãos internos mais protegidos

Este método é uma excelente base para a realização certamente qualquer tipo de atividade física, uma vez que atua sobre o cinto manométrico abdominal que sai da cintura e envolve todo o abdômen abaixo do umbigo. Esse tecido sofre muitas tensões, especialmente nas mulheres durante a gravidez, um processo que deixa esses músculos abdominais separados pela chamada linha alba.

O método hipopressivo consegue corrigir essa separação trabalhando exclusivamente nessa área abdominal sem aumentar a pressão e elevar todos os órgãos. A função da cintura abdominal pode ser dividida em três níveis de ação, como se fosse uma escada em que o segundo degrau não possa ser acessado se o primeiro não tiver sido escalado primeiro.

O primeiro nível garante a função de proteção de órgãos internos e a resposta da contração a aumentos na pressão intra-abdominal. Em um segundo nível, é dada estabilidade à área e uma transmissão correta de forças é fornecida entre as extremidades e o centro do corpo. Finalmente, elementos de trabalho são incorporados onde músculos abdominais geram movimento.

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Uma postura melhor

Se a cintura abdominal não pode garantir a primeira função, esse movimento enfraquece as estruturas, o que pode levar a uma hérnia abdominal inguinal, umbilical e até vaginal . "Os exercícios hipopressivos funcionam para que esse primeiro elo não falhe. São os abdominais mais saudáveis ​​ porque tonificam a cintura abdominal e ao mesmo tempo protegem as costas. Em um mês de exercícios hipopressivos, um melhora postural comprovada no reposicionamento da projeção do eixo de gravidade e na diminuição da lombar, curvatura cervical e cifose dorsal ", explica Néstor Serra.

A sensação de conforto postural aumenta significativamente. Além disso, graças à excitação pneumototóxica do centro respiratório que controla todos os músculos envolvidos na respiração, é desencadeada uma segregação de dopamina (morfina corporal natural) e uma normalização da tensões musculares e corporais, que acabaram de ser aprimoradas com uma visualização relaxante que ocorre no final de cada sessão.

    
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