Pessoas com dor crônica correm o risco de consumir analgésicos em excesso que podem causar efeitos colaterais, alguns graves. No entanto, esses pacientes poderiam se beneficiar de terapias eficazes e seguras que permitiriam reduzir ou evitar as doses de drogas, de acordo com o Dr. Paul Christo, anestesiologista e pesquisador da Universidade Johns Hopkins.

Musicoterapia contra a dor

Hanna Shefky, uma musicoterapeuta certificada pelo Massachusetts General Hospital em Boston, explica que os pacientes com dor podem tocar, compor, mover-se ao ritmo da música ou simplesmente ouvi-la para reduzir o desconforto físico e estresse mental. Você também pode meditar com a ajuda da música.

O Dr. Christo explica que a música ativa o sistema de recompensa do cérebro, libera endorfinas e inibe a dor. Um estudo provou que a música é capaz de reduzir a dor aguda em crianças e adultos.

Christo aconselha os pacientes com dor a criar sua própria lista de reprodução terapêutica com a música que associam com bem-estar, lembranças felizes ou relaxamento. Nesta lista, as primeiras músicas podem ser mais comoventes e as últimas, mais calmas e lentas.

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A musicoterapia pode ser útil para qualquer desequilíbrio mental ou físico, diz Shefsky. Por exemplo, entre muitas outras situações, foi usado com crianças com autismo, problemas comportamentais ou emocionais.

Um conceito errado sobre a musicoterapia é que só é acessível a pessoas com experiência ou conhecimento de música. Participar efetivamente de musicoterapia não requer nenhuma experiência musical anterior. Os musicoterapeutas ajudam qualquer paciente a encontrar seu caminho para se beneficiar da música, independentemente da habilidade musical.

Terapia de luz para aliviar o desconforto

A fototerapia para a dor pode usar óculos especiais que emitem luz com certas qualidades ou simplesmente uma lâmpada que emite uma luz clara e intensa. A exposição a uma lâmpada de fototerapia todas as manhãs pode reduzir a intensidade da dor.

A fototerapia matinal se mostrou eficaz em pacientes com fibromialgia e em pessoas com dor nas costas. A Dra. Helen Burgess, codiretora do Laboratório de Pesquisa do Sono e Ritmos Circadianos da Universidade de Michigan, afirma que a luz é capaz de reduzir a dor por meio de diferentes mecanismos. Por outro lado, tem efeito antidepressivo e ajuda a aumentar a resistência à dor. Por outro lado, também promove o sono e o descanso à noite.

De acordo com Burgess, a luz é um antidepressivo tão eficaz quanto uma droga, sem efeitos colaterais, e é capaz de atuar nos níveis de neurotransmissores serotonina no cérebro, que melhora o humor.

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Para receber uma sessão de fototerapia em casa, tudo o que você precisa fazer é sentar ou trabalhar perto de uma lâmpada de fototerapia, que emite uma luz brilhante semelhante à luz natural externa. A recomendação mais comum é usar uma lâmpada de 10.000 lux a uma distância de 50 cm por 30 minutos. O uso de uma lâmpada de fototerapia também pode ajudar com distúrbios do sono e depressão sazonal.

Por outro lado, Burgess informa que não apenas usamos alarmes para o horário de despertar, mas também os ativamos para o horário de despertar. ir dormir. Ao entardecer, ao cair da noite, é necessário reduzir a intensidade e clareza da iluminação (acendendo lâmpadas com luz quente e apagando aquelas que emitem luz branca ou azulada). Podemos acertar o despertador meia hora antes de ir dormir, apagar as luzes e todas as telas, escovar os dentes e colocar o pijama. Isso garante que durmamos no escuro por horas suficientes.

Também recomendo obter mais luz natural durante o dia e minimizar a exposição à luz artificial após o pôr do sol. A implementação dessas sugestões pode ajudar a melhorar o bem-estar em longo prazo.

A terapia com luz é segura, mas não é indicada para transtorno bipolar, glaucoma ou degeneração de hematomas.

Referências científicas: [19659025] <! –

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