Para regular o peso não há varinha mágica com resultados extraordinários, sem suplementos nutricionais definitivos, sem equipamento sofisticado de exercícios, sem cirurgias maiores ou menores.

Juntamente com dieta e jejum , temos à sua disposição ferramentas simples e baratas. Podemos tentar uma mudança de atitude, aumentar o contato com a natureza, praticar técnicas de relaxamento, visualização e pensamento positivo, tomar plantas medicinais, descansar, exercitar-se e receber massagens.

1. Evitar a ansiedade ajuda a perder peso

Uma primeira pergunta é reconhecer que nosso peso responde a uma consonância entre constituição física, herança e hábitos de vida.

Uma pessoa com constituição astênica (com peito estreito, face e nariz compridos) não pode perseguir o mesmo peso que uma pessoa atlética, com ossos e musculatura fortes ou um piquenique, com corpo arredondado e tecido adiposo abundante

O importante, em todos os casos, é se sentir bem na própria estrutura pessoal, dentro de todas as variedades possíveis e saudáveis ​​de morfologia.

A prática do relaxamento, visualização, meditação ou yoga contribuem para uma melhor consciência corporal e ajudam a reduzir o estresse. Ao se libertar da ansiedade, você fica mais sensível às mensagens de saciedade e também não a confunde com fome. Em muitas pessoas, essa confusão leva ao consumo excessivo de alimentos.

A prática rotineira de meditação diminui os sintomas do transtorno da compulsão alimentar e da síndrome do consumo noturno de alimentos.

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2. Aproveite as propriedades do frio para perder peso

O contato com a natureza é importante. Ficar de maiô ou com pouca roupa, ao sol e ao ar livre, permite que você se exponha ao frio e ao calor, o que gera respostas no corpo.

Nosso corpo gera calafrios musculares para aquecer quando estamos com frio. Geneticamente, nascemos com uma alta porcentagem de tecido adiposo marrom, um tecido orgânico muito denso nas mitocôndrias, que lhe confere a cor marrom. Sua principal característica é a possibilidade de usar diretamente triglicerídeos para a termogênese do corpo, produzindo calor sem tremores.

Para treinar e iniciar essa reação metabólica, é necessário aguentar chuveiros frios em uma relaxado. Após o tremor, sentimos o relaxamento e aproveitamos, pois ele força a gordura marrom a agir.

Para se acostumar, é possível começar com banhos para os pés, alternando água quente e fria, para depois de alguns dias, tome banho alternado.

Você também pode andar descalço ou tomar banho de ar fresco.

Três vezes por semana, você pode aplicar um envoltório frio de água e sal em sua região abdominal. Depois de alguns dias, você deve aumentar o envelope para que ele ocupe uma região corporal maior, até ocupar três quartos do total.

3. O calor também ajuda a perder peso

Você também pode recorrer a aplicações de aquecimento, treinando-se anteriormente. O calor t e ajuda a controlar o peso, aumenta a extensibilidade dos tecidos, combate o estresse, estimula o suprimento sanguíneo, ajuda o corpo a eliminar toxinas e fortalece a função dos rins e intestinos

O envoltório quente do tronco favorece a aceleração do metabolismo na obesidade. Você pode fazer isso com sacos de sementes ou com toalhas molhadas que são mantidas ao redor do abdômen.

Segundo Manuel Lezaeta, pioneiro da medicina natural no Chile, o banho de vapor e a sauna são comparáveis ​​a uma "lavagem de sangue". Tudo o que elimina toxinas promove o equilíbrio, pois, em tempos de perda de peso, as toxinas se movem e podem causar dores de cabeça e desconforto geral.

No entanto, é um erro acreditar que apenas com saunas ou banhos de vapor perdem peso. Líquidos e toxinas são eliminados, mas o peso recupera rapidamente quando se bebe.

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4. Obviamente, o exercício físico

O exercício físico aumenta a sensibilidade à insulina nas células musculares, o que melhora a concentração de glicose em diabéticos e em indivíduos com síndrome metabólica. Também reduz o colesterol LDL e os triglicerídeos, e muitas vezes aumenta o bom HDL. Também melhora o humor e os sintomas de depressão leve a moderada.

É um bom começo para aumentar as atividades físicas e reduzir o tempo gasto assistindo televisão, computadores e outros dispositivos tecnológicos

A atividade física estimula o metabolismo basal e seu consumo calórico e aumenta a massa muscular em relação à gordura. Aumenta as fibras musculares, resistência, força e potência e aumenta a qualidade dos ossos e cartilagens.

Quais exercícios são recomendados para reduzir quilos?

Eles devem ser de três tipos: exercícios aeróbicos para melhorar a função cardiovascular; alongamento para flexionar e evitar lesões; e exercícios de força para trabalhar a força muscular e a resistência óssea. Também é importante realizar exercícios de alta intensidade realizados muito rapidamente por alguns segundos, intercalados com descanso.

O exercício ao ar livre é especialmente recomendado. Por exemplo, você pode andar em um bom ritmo em estradas montanhosas com alguma inclinação. Este exercício, se possível em altura e com temperatura, constitui uma termorregulação e adaptação ao treinamento a frio que chamamos de "cura climática".

Os objetivos terapêuticos dessa técnica são aumentar as capacidades cardiovasculares, motoras e respiratórias, que não apenas afetam a perda de peso, mas melhoram algumas das complicações frequentemente associadas à obesidade como diabetes, hipertensão, estados depressivos leves, reumatismo, colesterol, mau desempenho corporal etc.

Lembre-se de que é importante desfrutar de um descanso adequado. É necessário descansar após o exercício físico, dormir bem e, se possível, dormir cedo e acordar ao amanhecer.

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5. Aproveite as massagens

Uma vez por dia, você pode fazer uma massagem abdominal tipo Mayr Kur . Com as mãos nos dois lados da barriga, você aplica um pouco de pressão e, ao mesmo tempo, respira profundamente. Você pode fazer uma massagem em forma de coração no estômago, com pressão, sem esquecer de respirar ao mesmo tempo. Assim, o líquido é distribuído melhor.

Você também pode massagear no sentido horário: ajuda a tornar-se consciente do corpo e facilita o trânsito intestinal.

A massagem corpo inteiro melhora a elasticidade da pele e ajuda a remodelar a figura na perda de peso.

celulite aparece porque o acúmulo de gordura comprime os vasos linfáticos e reduz sua capacidade de transportar a linfa. Da mesma forma, a formação da linfa é diminuída por alterações nos canais pré-linfáticos dos tecidos afetados. Além disso, há um aumento na fragilidade dos capilares sanguíneos. Por todas essas razões, é necessário agir contra a celulite.

Contra a celulite, recomenda-se a massagem do tecido conjuntivo que reafirma o tecido. Também a drenagem linfática, ou método Vooder, que reduz o edema ou acúmulo de líquido que ocorre na celulite edemacia e macia.

A massagem da drenagem linfática manual representa um auxílio para favorecer a saída de os resíduos acumulados nas partes afetadas pela celulite. Além disso, tem um efeito sedativo e relaxante devido a ser baseado em manipulações lentas, suaves, monótonas e repetidas. É útil no combate à constipação e pode melhorar a resposta imune-defensiva.

Tenha cuidado com massagens "violentas" porque o relaxamento do tecido conjuntivo ou mesmo o rompimento das fibras conjuntivas e o aparecimento de hematomas teriam mais desvantagens do que vantagens, estéticas e funcionais.

6. Plantas medicinais que reduzem quilos

Algumas plantas medicinais têm substâncias que podem nos ajudar a complementar a dieta que seguimos e perdemos peso. Escolha-os de acordo com os efeitos que melhor atendem às suas necessidades.

  • Fibra saciante. O glucomanano Konjac (Amorphophallus konjac), psyllium (Plantago psyllium), goma de guar (Cyamopsis tetragonolobus), ágar-ágar e alfarroba são fontes de fibras que produzem saciedade e ajudam a perder peso. A fibra também melhora o controle do diabetes e da hiperlipidemia.
  • Iodo. Algas como o fucus ou carvalho marinho (Fucus vesiculosus), o líquen da Irlanda (Chondrus crispus) e os laminares têm um alto teor de iodo que estimula a glândula tireóide. Ao aumentar sua função, aumenta o metabolismo e o gasto de energia. Eles também têm um efeito moderado de saciedade e anti-inflamatório na mucosa digestiva. Tome-os em pequenas doses.
  • Açafrão. Seu efeito no metabolismo é complexo: estimula as funções do fígado, o que favorece a degradação da gordura corporal. Tome com pimenta do reino e óleo.
  • Inibir o apetite. Alimentos e plantas como chá, kola, café e cacau, consumidos com moderação, inibem a fome. Tenha em mente que eles causam nervosismo, ansiedade, insônia e hipertensão. Pessoas que sofrem desses distúrbios não devem consumi-los.
  • Diuréticos. Algumas plantas e alimentos têm atividade diurética e combatem a retenção de líquidos: dente de leão, chicória, alcachofra, aipo, mirtilo, bardana, agrião, borragem, cebola, cereja, cereja, rabo de cavalo, aspargos, estigmas de milho, folhas azeitona, alho-poró, sabugueiro.
  • Laxantes. Um bom trânsito intestinal ajuda. Coloque uma colher de sopa de sementes de linho ou psyllium na água à noite e leve-as de manhã. Colocando-os de molho, eles liberam suas mucilagens, que limparão e varrerão os intestinos.

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