Não beba bastante água pode ter consequências inesperadas para a sua artrite. Veja como a desidratação pode aumentar a dor nas articulações, mas criar o hábito de beber bastante água todos os dias pode beneficiar suas articulações doloridas.

À medida que as temperaturas sobem, é fácil ficar desidratado (muito rapidamente) e nem perceber. Mas desistir de água durante o calor é perigoso, e ficar desidratado quando você tem artrite pode causar dor e problemas adicionais.

A desidratação causa vários sintomas, incluindo sonolência e tontura, e aumenta o risco de lesão por calor ou choque de baixo volume sanguíneo. Mas também pode afetar os mecanismos que mantêm suas articulações funcionando sem problemas; pode reduzir o fluido que amortece as articulações ou aumentar a inflamação em todo o corpo.

Garantir uma hidratação adequada pode ser importante em termos de saúde das articulações.

Como a desidratação afeta sua artrite

Quando você está desidratado, as partes do seu corpo que ajudam a manter as dores da artrite afastadas podem não funcionar tão bem.

A água ajuda a criar o líquido sinovial, uma fina camada de líquido que amortece e fornece nutrição às articulações. De acordo com estudos, o líquido sinovial também reduz o atrito quando você move as articulações. Não beber água suficientetorna difícil para o seu corpo criar líquido sinovial, o que pode levar a mais fricção e dor.

O líquido sinovial pode reduzir o atrito e a fricção nas articulações, e a água é importante para manter tecidos saudáveis ​​e nossas articulações saudáveis.

Beber bastante água melhora a função do líquido sinovial e da cartilagem

A água também é crucial para a cartilagem, pois 65 a 80% da cartilagem é composta de água. (Essa porcentagem diminui com a idade.) A cartilagem é um tecido forte e flexível que cobre as extremidades dos ossos. Sua cartilagem permite que seus ossos deslizem uns sobre os outros, o que ajuda você a se mover, e também protege seus ossos, evitando que eles se esfreguem.

Quando bebemos água, não apenas ajudamos a estimular a produção de líquido sinovial, mas também ajudamos na regeneração da cartilagem e na lubrificação da cartilagem para reduzir a inflamação das articulações.

Ajuda pensar na cartilagem como uma esponja: quando você tem água suficiente, ela fica macia. Quando seca, torna-se rígido e difícil de mover.

A hidratação também suporta o suprimento de sangue para as células do coração e outros órgãos, o que é importante para pessoas com um problema de saúde subjacente que pode afetar outros órgãos, como a artrite.

Beber bastante água mantém a saúde dos órgãos afetados pela artrite sob controle

A artrite reumatoide e a artrite psoriática afetam outros órgãos, e sabemos que a hidratação é importante para a proteção do nosso coração, nossa pele e outros órgãos, por isso também é bom fique hidratado para permitir um bom volume de sangue para esses órgãos.

A hidratação também ajuda os músculos a funcionarem adequadamente, e precisamos que nossa função muscular ajude na função de nossas articulações.

Quanta água uma pessoa com artrite deve beber?

Então, quanta água você deve beber? De acordo com as Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina, a ingestão adequada de água, que pode vir de bebidas (como água e chá) e alimentos (como frutas e legumes), para homens com mais de 19 anos é de 3,7 litros (cerca de 16 xícaras) litros por dia, sendo 3 litros (13 xícaras) provenientes de bebidas.

Para as mulheres, a IA é de 2,7 litros (cerca de 11 xícaras) de água, sendo 2,2 litros (9 xícaras) provenientes de bebidas.

Esse número, no entanto, pode mudar dependendo da época e do seu nível de atividade. Por exemplo, se você passa algum tempo trabalhando ao ar livre no calor, recomenda-se beber um copo de água (8 onças) a cada 15 a 20 minutos.

Também é recomendado beba água em intervalos ao longo do dia em vez de beber muita água de uma só vez, pois pode causar desconforto.

Da mesma forma, você não quer beber muita água. De acordo com a Clínica Mayo, isso pode levar à hiponatremia, uma condição rara que ocorre quando os rins não conseguem remover o excesso de água, diminuindo a concentração de sódio no sangue a um nível perigosamente baixo. Isso pode causar espasmos musculares e cãibras, bem como dores de cabeça, fadiga e náusea.

Sua dor nas articulações está relacionada à desidratação?

Se estiver quente lá fora e você estiver se sentindo particularmente desconfortável, é provável que a desidratação seja pelo menos parcialmente culpada. Mesmo a desidratação leve pode afetar o nível de dor.

O líquido sinovial e as células do tecido cartilaginoso precisam de água para ajudar a reduzir o atrito e manter o movimento entre as articulações. Mesmo pequenas quantidades de desidratação ou não beber água suficiente por dia pode contribuir para a dor nas articulações.

Dependendo de quão desidratado você está e sua condição específica, seus sintomas podem ser leves ou graves.

Não sei se podemos definir um curso de tempo, mas obviamente quanto mais desidratado você estiver e quanto mais o tempo passar, mais aparentes serão as dores nas articulações ou outros sintomas. Existem também outras condições mais graves, como insolação e colapso muscular, que podem ocorrer com desidratação grave.

Sinais comuns de desidratação, de acordo com a Cleveland Clinic, incluem:

  • Dor de cabeça, confusão ou delírio
  • Cansaço/fadiga
  • Tonturas, fraqueza e vertigens
  • Boca seca e/ou tosse seca
  • Frequência cardíaca alta, mas pressão arterial baixa
  • Perda de apetite
  • Pele avermelhada, pés inchados e cãibras musculares
  • Intolerância ao calor ou calafrios
  • Constipação
  • Urina de cor escura (deve ser pálida e de cor clara)

Você pode ver os sintomas de desidratação melhorarem cinco a 10 minutos após beber água. Mas se você acha que seus sintomas são graves ou demoram mais para melhorar, procure ajuda.

Sintomas graves de desidratação podem incluir:

  • Uma temperatura corporal de 39 graus Celsius ou superior
  • Espasmos musculares
  • Pele vermelha, quente e seca
  • Náusea
  • pulso rápido
  • convulsões
  • falta de suor
  • Confusão, estado mental alterado, fala arrastada
  • Tontura
  • Desmaio, perda de consciência
  • alucinações

Como evitar a desidratação

o melhor caminho para evitar a desidratação é beber antes de sentir sede. É especialmente importante monitorar seu consumo de água quando sua região estiver passando por uma onda de calor.

para ver se você está bebendo bastante águaTire um dia para acompanhar a quantidade de água que você bebe e quaisquer sintomas que possa ter. Aumente gradualmente a quantidade de água que você bebe todos os dias, enquanto continua a controlar seus sintomas. Você saberá que está bebendo a quantidade correta de água quando os sintomas desaparecerem. No entanto, você pode precisar de mais água em tempos de altas temperaturas. Mas ter um nível básico de ingestão de água pode ajudá-lo a se ajustar à medida que as estações mudam.

Além de aumentar a ingestão de água, você deve obter eletrólitos suficientes. São minerais como sódio, cálcio, potássio, cloreto, fosfato e magnésio que possuem carga elétrica e ajudam a equilibrar a quantidade de água no corpo. Você pode obtê-los através de líquidos como leite ou alimentos como bananas e melancias.

Claro, beber bastante água é mais fácil falar do que fazer. Mas existem vários passos simples que podem ajudá-lo a tornar a hidratação parte de sua vida diária.

Beba água ao acordar de manhã, tente beber água com as refeições e beba água em vez de bebidas açucaradas. Você pode até tentar substituir pelo menos uma bebida açucarada, como refrigerante, por água todos os dias até que beber água pura ou com infusão de frutas se torne um hábito.

E lembre-se, não basta beber muita água de vez em quando. Você deve aumentar sua ingestão total de água todos os dias para colher os benefícios a longo prazo da hidratação.

A ideia de desenvolver a hidratação como um hábito é importante, pois quanto mais habitual algo se torna, menos atenção consciente temos para lhe dar.

5 dicas para tornar a hidratação um hábito

  1. Defina lembretes. Use seu telefone, por exemplo.
  2. Dê a si mesmo dicas visuais. Tente colocar lembretes em lugares onde você os verá regularmente. Por exemplo, notas, imagens, etc.
  3. Estabeleça metas alcançáveis. As metas por hora podem parecer mais gerenciáveis ​​do que definir uma grande meta, como beber um certo número de copos por dia.
  4. Faça desafios com outras pessoas. A maioria das coisas é mais fácil de realizar se você tiver um parceiro (ou dois, ou três).
  5. Dê sabor à sua água. É verdade que a água pura pode ficar chata, mas adicionar frutas frescas, pepinos ou hortelã a torna mais atraente.

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