O corpo humano não possui uma disposição anatômica natural para permanecer sentado por longos períodos de tempo. O corpo foi projetado principalmente para o movimento (caminhar, correr, saltar …), bem como para descansar ao nível do solo.

Um estilo de vida sedentário e uma higiene postural pobre provocam uma perda de flexibilidade muscular que se acentua ao longo do tempo porque seus efeitos são cumulativos e difíceis de perceber.

Estudos recentes revelam que 55% das pessoas que trabalham sentadas sentem desconforto a área do pescoço e ombros (43%), costas-lombares (46%) e cabeça (16%).

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Uma musculatura traseira flexível reduzirá sua dor

Realizar tarefas em posturas sedentárias é um esforço para o sistema nervoso central. A musculatura subutilizada perde flexibilidade porque só contrai e não alonga

A tensão nos músculos das pernas e dos quadris reduz o movimento da parte superior do fêmur e, quando a mobilidade restringe as articulações lumbares e sacroilíacos têm que trabalhar, algo para o qual não são condicionados. O resultado é lesões esforço repetitivo e dor nas costas e pescoço.

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2. Salamba Uttanasana

  1. Coloque seus pés no chão separados um do outro um pouco mais do que o seu quadril.
  2. Relaxe a coluna e deixe a cabeça cair no chão com os braços tocando o chão. Verifique se a caixa torácica está entre as pernas.

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