O ser humano não poderia viver sem a microbiota o conjunto de bactérias que colonizam as membranas mucosas e as cavidades orgânicas. Viva com eles em uma interação simbiótica ou mutualística: ambas as partes se beneficiam. A grande maioria dessas bactérias está alojada no trato gastrointestinal e é conhecida como flora intestinal ou microbiota.

Eles são divididos em três gêneros, os firmicutes, bacteroidetes e actinobacteria por sua vez formados por cerca de mil espécies diferentes. No total, cerca de cem bilhões de bactérias. Dez vezes mais do que as células do corpo!

Estas comunidades bacterianas, dinâmicas e complexas, têm uma grande influência na saúde. Sua alteração está relacionada a distúrbios diferentes, alguns de grande importância clínica

 10 coisas que você pode fazer pela sua flora intestinal (e sua saúde)

Marcado desde a infância

Cada pessoa tem desde a infância uma dada população bacteriana . Embora com a idade se torne mais diversificada e atinja seu máximo desenvolvimento na idade adulta, estabiliza-se após dois anos. Nessa idade, assemelha-se à do adulto e permanece em um equilíbrio dinâmico que pode ser alterado por causas internas ou externas.

No útero, o bebê vive em um ambiente estéril e é ao nascer, quando o canal alimentar é coloniza com microorganismos da flora vaginal e fecal da mãe. Em 24 horas o primeiro ninho de bactérias. Em seguida, outras espécies o fazem, influenciadas por fatores como dieta, ambiente ou uso de medicamentos.

Por outro lado, o tipo de parto influencia decisivamente a variedade bacteriana . Se ocorrer por cesariana, as bactérias não vêm da flora materna e são mais dependentes de fatores ambientais.

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estômago para o cólon

A flora é dividida em três grandes regiões do sistema digestivo e o ambiente de cada um faz com que a carga microbiana difira acentuadamente.

  1. Estômago. Apenas hospeda bactérias que toleram suas condições extremas (com o oxigênio fornecido pela deglutição e um ambiente muito ácido). Sua população é minoritária em relação ao resto das seções: de 0 a 100 bactérias por grama.
  2. Intestino delgado. Contém bactérias anaeróbias facultativas (adaptadas se houver oxigênio), como lactobacilos, estreptococos e enterobactérias; e bactérias anaeróbicas, como bifidobactérias, bacteroides e clostrídios. No duodeno, a concentração é um pouco maior que a do estômago e aumenta nas seções inferiores, como o jejuno e o íleo.
  3. Cólon ou intestino grosso. Nesta zona desprovida de oxigênio, com um trânsito intestinal lento a variedade de microrganismos é a mais complexa e domina as bactérias anaeróbicas estritas : entre 100.000 e 1 bilhão de bactérias por grama.
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A flora, um órgão vital

A microbiota deixou de ser considerada um simples comedor do organismo para ser identificado com um órgão interno verdadeiro, ou seja, um sistema que exerce funções nutricionais, sintetiza vitaminas e outros compostos, modula e estimula a imunidade desintoxica, atua como uma barreira contra patógenos processos inflamatórios e evacuação, e renova e mantém o epitélio intestinal .

Quando um agente patogênico entra, por exemplo, o Os dentes da flora impedem que ela seja instalada e atue como um ônibus do sistema imunológico, estimulando-a e facilitando as funções da barreira microbiana. A maneira de conseguir isso é simples: bactérias comensais ocupam lugares estratégicos que impedem a localização de invasores e também consomem os nutrientes disponíveis e impedem que o patógeno os acesse.

O que a flora alimenta?

A flora intestinal é básica para digerir os alimentos . Graças a isso, parte da energia ingerida, mas não digerida, é recuperada. Isso ocorre com carboidratos não digeríveis e fibras alimentares, isto é, os componentes pré-bióticos dos alimentos : as bactérias do cólon as transformam em compostos como ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), que uma vez absorvidos atuam como reguladores metabólicos

Outro auxílio são os probióticos, microrganismos vivos, como as bactérias do ácido lático, que favorecem o equilíbrio ecológico do intestino. Ao mesmo tempo, as bactérias da flora se alimentam de restos alimentares não digeridos que chegam ao cólon, em uma espécie de segunda digestão.

De acordo com o tipo de bactéria que age sobre esses restos, predominam reações favoráveis ​​à fermentação. ao organismo, ou aqueles de putrefação, negativos para a pessoa e para a própria microflora. A fermentação é basicamente produzida por bifidobactérias e lactobacilos por isso é importante que estas espécies predominem no intestino.

Assim, os efeitos dos alimentos na microbiota e suas repercussões para a saúde estão em função do tipo de metabolismo que cada população bacteriana possui, o que é conhecido como fenótipo bacteriano ou enterotipo:

  • As bactérias do Enterótipo 1 obtêm energia da fermentação de carboidratos e proteínas. Facilitam a síntese de vitaminas B2, B5, B8 e C.
  • As do enterotipo 2 degradam mucinas e glicoproteínas do filme que reveste o trato digestivo e participam da síntese de vitamina B1 e ácido fólico.
  • Os do enterotipo 3 os mais abundantes, degradam as mucinas e a celulose dos vegetais.

Isso pressupõe diferentes formas de obter energia e sintetizar vitaminas dependendo do tipo de bactéria. Se levarmos em conta que os alimentos podem favorecer a proliferação de um enterótipo bacteriano específico, mais fermentativo ou putrefativo, isso explica por que os alimentos também condicionam, por meio da flora intestinal, um ambiente de saúde específico.

também para o tipo e quantidade de nutrientes que são ingeridos com alimentos . O equilíbrio ecológico no intestino depende em grande parte dos nutrientes que as bactérias fermentam para a energia: carboidratos, proteínas ou gorduras.

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Mais variedade na dieta

Uma dieta variada e balanceada contribui para manter a flora intestinal. Probióticos com bactérias de origem natural, como lactobacilos ou bifidobactérias, e prebióticos capazes de criar o ambiente adequado para o equilíbrio bacteriano, são ótimos exemplos disso.

A idéia de que a fibra deve, portanto, ser banida Como prebiótico, tem um papel passivo que serve apenas para prevenir a constipação. Para mais diversidade de fibra na dieta, melhor qualidade da flora intestinal e maior biodiversidade. No caso específico de lactentes, sabe-se que vários componentes do leite materno estimulam o crescimento de bifidobactérias

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Ameaças à saúde

Como qualquer ecossistema, o equilíbrio da microbiota é relativamente frágil, mas sob condições de normalidade permanece estável. No entanto, um longo tratamento com antibióticos, estresse prolongado ou mudanças na dieta podem alterá-lo. Isso pode e geralmente ocorre, por exemplo, em viagens a lugares com outra cultura alimentar.

Se o desequilíbrio é moderado, a resiliência do sistema torna a recuperação espontânea a norma em pessoas saudáveis. Mas quando ocorre um desequilíbrio maior, a perda da biodiversidade afeta certos grupos bacterianos e o que é conhecido como disbiose ocorre.

Uma microbiota alterada gera distúrbios digestivos (gases, diarréia, flatulência, constipação, dor abdominal …), como em síndrome do intestino irritável . Mas também pode afetar a função da barreira microbiana e facilitar a entrada de substâncias estranhas.

Portanto disbiose intestinal está associada à doença celíaca, doenças inflamatórias intestinais, alergias, câncer colorretal, obesidade e até mesmo alterações psíquicas. Investigações recentes com animais sugerem que a microbiota pode influenciar o sistema nervoso e o comportamento provavelmente devido às substâncias neuroativas que produzem e liberam certas bactérias.


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