Todo mundo sabe que a vitamina C é uma daquelas vitaminas fundamentais, que está sempre presente em multivitaminas e que vão bem para quase qualquer coisa, de remediar um frio incipiente para melhorar

A verdade é que a vitamina C é boa, bonita e barata. No entanto, nem tudo que brilha é ouro; E nem tudo que nós vendemos com o nome "vitamina C" realmente é. Na maioria dos casos, a indústria farmacêutica, de alimentos e suplementos está nos dando uma piada.

Se você quiser se beneficiar de tudo que a vitamina C autêntica pode lhe trazer a longo prazo, Muita atenção para a informação que vou compartilhar com você neste artigo

Vitamina C vs ácido ascórbico

O ácido ascórbico é uma parte do complexo molecular chamado vitamina C, mas há outras partes ]

Na ilustração abaixo você pode ver como a estrutura do complexo de vitamina C realmente se parece e observar que o ácido ascórbico é simplesmente o ácido que envolve toda a estrutura. O ácido tem propriedades antioxidantes (por isso é freqüentemente usado como conservante de alimentos) que ajudam a prevenir a degradação do resto dos elementos da vitamina C. Além disso, o ácido ascórbico tem propriedades antissépticas e, portanto, geralmente vai bem (a curto prazo) para apoiar o sistema imunológico em sua luta contra patógenos.

 vitamina c vs ácido ascórbico

Os elementos do complexo de vitamina C são os seguintes :

  • Ácido ascórbico
  • Bioflavonóides
  • Fator P (ou "vitamina" P): um composto solúvel em água também conhecido como uma rotina que promove a resistência capilar (você tem varizes?). É um flavonóide que é encontrado em alguns alimentos vegetais, como aspargos e frutas cítricas
  • Fator K (ou Vitamina K)
  • Fator J (ou "Vitamina" J). Às vezes colina recebe este nome, e é ainda agrupada com as vitaminas B.
  • A tirosinase é uma enzima presente nos tecidos de plantas e animais. que contém cobre como cofator e é responsável por catalisar a produção de melanina (o pigmento de cabelo e pele) do aminoácido tirosina por oxidação.

Em vista desta informação, comprar ácido ascórbico pensando que é vitamina C é como ir ao revendedor para comprar um carro e sair de lá com um novo chassi brilhante, mas sem rodas, motor ou volante. Para que o ácido ascórbico seja realmente vitamina C deve ser combinado com os outros componentes.

De especial importância entre eles é a tirosinase, uma enzima que contém COBRE como um cofator. O cobre é um elemento que desempenha um papel fundamental na manutenção da energia e do metabolismo, mas é muito desvalorizado e, na maioria dos casos, bastante mal compreendido (estou preparando um artigo bastante extenso sobre o assunto)

. O ácido ascórbico é eficaz?

Minha opinião é que, a curto prazo, sim (e há muito poucos estudos sobre isso), mas não a longo prazo. Por quê? Bem, quando você dá ao corpo o ácido ascórbico ele tenta usá-lo para funções diferentes, mas para isso precisa ser combinado com os outros elementos que compõem a vitamina C. Ou seja, o corpo terá que fornecer essas outras moléculas de suas reservas e possivelmente, causando desequilíbrios a longo prazo.

O melhor, então, é fornecer ao corpo o pacote completo para que ele não seja forçado a encontrar as partes que faltam no "mercado negro".

O papel da vitamina C em stress

Albert Einstein estava certo:

E = MC²

Matéria e energia são as mesmas. Nossos corpos crescem, mantêm e consertam com energia. Todas as doenças (desequilíbrios) são apenas um reflexo de um nível mais baixo de energia no corpo causado por múltiplos fatores.

A mitocôndria é o ator principal em toda essa energia, porque é onde o ATP é sintetizado (o moeda de energia do corpo) aproveitando o movimento de elétrons em suas membranas. Eletricidade (elétrons em movimento) é o que anima a vida.

Quando seu estresse aumenta (por qualquer causa), o corpo responde aumentando a energia para poder lidar com o problema em questão. Sempre que a energia no corpo é aumentada, espécies de oxigênio mais reativas (radicais livres) também são produzidas. A vitamina C é um bom antioxidante que nos ajuda a lidar com esses radicais livres e também a manter nosso nível de energia fornecendo elétrons. A vitamina C, além disso, contém cobre que desempenha um papel fundamental na enzima citocromo c oxidase da mitocôndria para gerar ATP

Se você tomar um suplemento com ácido ascórbico, estará roubando tirosinase (com seu precioso cobre) de outros tecidos. do corpo onde provavelmente é necessário ser capaz de formar o complexo de vitamina C (é uma hipótese de trabalho, não há estudos sobre isso). Se, ao invés disso, você tomar o complexo de vitamina C com todos os seus elementos, você estará:

  1. Apoiando a geração de energia (através do suprimento de cobre e seus outros elementos).
  2. Melhorando o transporte de oxigênio. O cobre é o elemento que permite que o ferro seja usado como cofator na hemoglobina. Ter anemia é realmente muito raro no primeiro mundo. Na maioria dos casos, falta-lhe outros elementos como o cobre
  3. Reduzindo a oxidação geral (já que a vitamina C é um antioxidante) e aumentando a capacidade de gerar energia
  4. Mantendo a sua pele jovem (é necessária vitamina C) para sintetizar o colágeno) e seu cabelo com uma cor natural (cabelos grisalhos aparecem devido à falta de melanina, que depende do cobre como cofator).
  5. E eu imagino isso muito mais …

O que mais envelhece e adoece é o estresse Isso ocorre porque muitos recursos são "queimados" para nos ajudar a sobreviver em momentos de dificuldade. Se necessário, o corpo queima as "cortinas" para manter o fogo vivo no inverno, mas isso pode trazer conseqüências se não soubermos PARAR (por favor, por um pouco …) ou reabastecer as reservas de macro e micronutrientes.

A vitamina C é um nutriente fundamental para manter a saúde e combater o estresse. Não podemos sintetizá-lo e é por isso que uma boa contribuição com a nossa dieta é muito importante.

Fontes de vitamina C

Frutas que têm as maiores fontes de vitamina C são, entre outras:

  • Amla (um clássico da Ayurveda)
  • Acerola
  • Bagas de Goji
  • Citrus
  • Kiwi
  • Manga
  • Camu camu
  • Papaia
  • Abacaxi
  • Morangos, framboesas, amoras e mirtilos
  • Melancia ou melon

 fontes de vitamin c

Entre os vegetais incluem:

  • Brócolis, couve de Bruxelas e couve-flor
  • Pimentão vermelho e verde
  • Espinafre, repolho, nabos verdes e Outros vegetais folhosos
  • Tomatoes

Ao ler a lista acima, você notará que há muitas frutas com alto teor de vitamina C. A natureza é muito sábia e nos fornece mais vitamina C em tempo quente porque tendo mais exposição solar, também há mais oxidação e presença de radicais livres. Não se esqueça de levar sua fruta no verão (nada como uma dieta sazonal).

A ingestão diária recomendada de vitamina C é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens. Uma maneira de saber se você está levando o mínimo é com aplicativos como "Cronometer" (está em inglês, mas está tudo bem, experimente). E se você estiver passando por um desequilíbrio físico de qualquer tipo, então suplementar com vitamina C pode ser uma estratégia muito boa para apoiar seu processo de cura. Mas se você fizer isso, não é com ácido ascórbico, embora o Dr. Mercola o venda em forma lipossômica (que sempre soa melhor) ou seja quem for, mas com a autêntica vitamina C, que a Mãe Natureza nos dá seus frutos e

Aqui estão algumas marcas que vendem vitamina C autêntica, caso você esteja interessado em conhecer algum suplemento:

  • Nature's Way Alive C
  • Resposta Inata
  • Cultivada Por Natureza

Certamente há muitos mais , mas aqui deixo como exemplo

. A propósito, se você tem um multivitamínico com ácido ascórbico, recomendo que você o jogue fora. Certamente você também tem outras vitaminas e elementos em suas formas menos biodisponíveis. Você pode levá-los por um curto período, se quiser, mas eu não recomendo a longo prazo. É muito mais seguro, na minha opinião, tomar algum concentrado de frutas, vegetais e / ou ervas como "multivitamínico" (exemplo).

Ainda há muitas coisas que não sabemos sobre a maioria dos micronutrientes. Dr. Dough McGuff explica da seguinte forma:

"Talvez possamos isolar certas vitaminas e assim fornecer alguns efeitos benéficos, no entanto, é melhor consumi-las quando elas fazem parte da matriz na qual elas se originam desde um número infinito de cofatores, que dão vitaminas suas propriedades benéficas, são perdidos no processo de isolamento. Quando uma vitamina ou mineral é isolado do meio que compartilha com outros cofatores para consumo (como a maçã na qual a vitamina C é encontrada), ela pode não ser benéfica e pode até se tornar um fardo para o corpo. ele precisa se recuperar. Este aspecto da ciência nutricional ainda não está compreendido completamente, e isso inclui os fabricantes de suplementos. No momento, a Mãe Natureza tem a vantagem. "

E até agora este artigo sobre a vitamina C. Espero que tenham gostado. Se você tiver dúvidas, pode deixá-las abaixo e vou tentar responder. E se você ainda não o fez, assine a Salud Estratégica ou siga-me no Facebook e receberá meus melhores artigos, dicas e estratégias para otimizar sua saúde e bem-estar. 19

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