Um tipo de açúcar chamado glicose é a principal fonte de energia do corpo . É proveniente de alimentos ricos em carboidratos, como pão, arroz, macarrão e batata, e também de alimentos doces. O corpo os converte em glicose, que viaja no sangue para os diferentes órgãos. O cérebro é o principal consumidor de glicose. O que acontece se estivermos em uma dieta de baixa caloria? Descubra como se alimentar para obter um desempenho mental ideal e manter o peso adequado. Apenas a glicose é a melhor amiga de um desempenho mental ideal .

Açúcar e cérebro, amigos para sempre

A glicose é o principal combustível do cérebro. De fato, pensar, memória e aprendizado dependem dos níveis de glicose no cérebro. Os neurônios precisam de glicose para se comunicar através de neurotransmissores. Uma diminuição no nível de glicose afeta as funções cognitivas.

O corpo regula os níveis de glicose no sangue, mas o cérebro controla a disponibilidade de glicose para não ficar sem esse nutriente. Consome aproximadamente dois terços da glicose total. Quando há baixa glicose no corpo, o cérebro extrai glicose diretamente do sangue ou limita a quantidade disponível para o resto do corpo. Isso é essencial para a sobrevivência.

É fácil perceber: diminuindo o nível de glicose no sangue, o sintoma é confusão ou embotamento … e não a dificuldade de respirar Também altos níveis de glicose também são prejudiciais. Eles estão associados à produção de cortisol, um hormônio que danifica a memória, e também a déficits cognitivos, como a doença de Alzheimer.

Dieta para desempenho mental ideal

Quando pensamos em dietas … nem sempre temos Cuidado com o cérebro! Contar calorias pode ser muito útil, mas uma dieta com "zero calorias" acabará afetando a função cerebral. Algumas estratégias para manter o nível de glicose sem aumentar as calorias:

  • Coma porções menores com mais frequência .
  • Prefira a respiração de baixo índice glicêmico como carboidratos ricos em fibras, combinados com proteínas e gorduras saudáveis.
  • Adote um estilo de vida saudável e tenha cuidado com as dietas da moda.

Conclusões

Como vimos, A glicose é de grande importância para o funcionamento do cérebro. O cérebro depende do açúcar como sua principal fonte de energia. No entanto, a falta de glicose é tão prejudicial quanto o excesso. A hipoglicemia reduz a atividade cerebral e afeta funções como cognição e memória.

Se você deseja aumentar seu desempenho mental, recomendamos a adoção de uma dieta equilibrada, com os carboidratos, proteínas e gorduras necessários. Verifique com seu nutricionista!

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