O que caracteriza o diabetes são os níveis elevados de açúcar no sangue e, embora seja verdade que comer grandes quantidades de açúcar aumenta o risco de diabetes, a ingestão de açúcar é apenas mais um componente de um processo mais complicado. Uma dieta desequilibrada, estilo de vida instável e genética também aumentam o risco de diabetes.

Mitos e verdades sobre dietas ricas em açúcar

Muitos estudos foram conduzidos até o momento que mostraram que pessoas que bebem regularmente bebidas açucaradas têm um risco de aproximadamente 25% de desenvolver diabetes tipo 2. Beber uma única bebida açucarada por dia aumenta o risco em 13% independentemente de seu impacto nas mudanças no peso corporal .

Embora os estudos não tenham sido capazes de determinar que o açúcar causa diabetes, a associação é muito forte e a conclusão é que aumenta o risco de contrair a doença, direta e indiretamente. Comer grandes quantidades de açúcar pode aumentar o risco de diabetes, contribuindo para o ganho de peso e aumento da gordura corporal, que são fatores de risco independentes, que podem desenvolver diabetes.

Alguns estudos comparativos sugerem que Comer muito açúcar interrompe a sinalização de leptina um hormônio que promove a sensação de saciedade, o que levaria a comer demais e ganhar peso

Dieta recomendada para prevenir diabetes

A Organização Mundial da Saúde, OMS, recomenda não adicionar mais de 10% de açúcares adicionados à dieta diária que não estão naturalmente presentes no próprio alimento. Os açúcares naturais não têm o mesmo efeito no corpo que o açúcar industrializado. O açúcar existe em uma matriz de fibra, água, antioxidantes e outros nutrientes, que são digeridos e absorvidos mais lentamente e, portanto, são menos propensos a causar picos de açúcar no sangue.

Consumo de Frutas e vegetais melhoram as defesas e reduzem o risco de diabetes entre 7 e 13%.

Alguns adoçantes naturais, como mel ou xarope de bordo, não são processados ​​tanto quanto o açúcar de mesa ou açúcar xarope de milho, eles ainda são fontes relativamente puras de açúcar e quase não contêm fibras. Além disso, eles têm uma grande quantidade de sacarose e frutose e são considerados fontes de adição de açúcar quando usados ​​na culinária e, portanto, adoçantes também devem ser consumidos com moderação . O ideal é que eles não excedam 10% das calorias diárias.

Compartilhe essas informações. O consumo de açúcar está intimamente relacionado ao diabetes, você sabia? Deixe-nos a sua opinião sobre isso.

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