Se você precisa diminuir os níveis de colesterol, incluir cacau regularmente em sua dieta pode ser uma boa alternativa. Pelo menos para melhorar o perfil lipídico.

O cacau ajuda a baixar o colesterol?  isso diz ciência

Última atualização: 05 de agosto de 2022

O cacau é um dos alimentos que podem ajudar a reduzir o colesterol, ou pelo menos prevenir a oxidação de certas lipoproteínas. Estamos falando de um produto de alta qualidade que concentra grande quantidade de fitoquímicos. É essencial que apareça na dieta regularmenteembora eu nem sempre como chocolate com alto teor de açúcar.

A maioria das apresentações industriais do cacau caracteriza-se por fornecer uma quantidade excessiva de carboidratos simples. Esses elementos podem ter um impacto negativo na glicemia, causando um maior trabalho do pâncreas. Em contextos de sedentarismo, este efeito traduz-se no desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Relação entre consumo de cacau e colesterol

Segundo pesquisa publicada na revista Nutrição Hospitalar, a ingestão regular de cacau melhoraria o perfil lipídico e reduziria o risco de aterogênese. Agora, o estudo foi realizado em ratos, então os dados não podem ser completamente extrapolados para humanos. De fato, há pouca evidência nas pessoas sobre os efeitos específicos do consumo de cacau nos níveis de colesterol.

No entanto, o que se sabe é que a presença de alimentos à base de plantas na dieta diminui a oxidação de lipoproteínas de baixa densidade (LDL), o que reduziria o risco de doença cardiovascular. De acordo com um estudo publicado na revista Tendências em Medicina Cardiovascular, são as proteínas LDL-c que podem contribuir para a formação de placas ateroscleróticas.

Há também evidências sobre os efeitos do cacau na redução dos níveis de pressão arterial. Manter a pressão arterial em faixas altas pode aumentar a incidência de acidentes cardiovasculares.

As gorduras oxidadas no sangue se acumulam para formar placas ateroscleróticas. Reduzir a oxidação do colesterol é prevenir doenças cardiovasculares.


Como incluir o cacau na dieta?

Consumir cacau é positivo para a saúde. Mas terá de ser incluído na agenda de forma adequada para tirar o máximo proveito dele.

A verdade é que você sempre tem que priorizar a variedade amarga, já que é a que possui a maior quantidade de fitoquímicos em seu interior. No caso de optar pelo chocolate, é melhor que tenha pelo menos 80% de cacau.

E é que a maioria dos chocolates industriais tem quantidades excessivas de açúcares adicionados, com pouca concentração do ingrediente de interesse. Por esse motivo, geralmente não são positivos para a saúde metabólica; principalmente quando consumido em excesso. Embora o açúcar simples não seja o mais indicado, em contextos de exercício de alta intensidade não seria tão prejudicial.

Poderíamos até encontrar variedades de chocolate feitas com óleo ou gordura de palma, um lipídio muito instável que facilmente se transforma em trans.

A presença de lipídios trans na dieta deve ser minimizada. Estes têm um caráter inflamatório muito marcado.Portanto, aumentam a incidência de muitas patologias.

É sempre aconselhável comprar cacau em pó no supermercado para poder adicioná-lo a diferentes receitas. Combina bem com aveia, com iogurtes e com leite. Existem muitas alternativas para aproveitá-lo ao máximo.

No caso de querer melhorar as características organolépticas, reduzindo o amargor, vale a pena incluir algum tipo de adoçante artificial nas receitas. Embora sem abusar. Há alguma evidência de que alguns desses compostos reduziriam a densidade e a diversidade da microbiota.



Cuidado com o consumo de cacau antes de dormir

O cacau tem uma certa quantidade de cafeína ou análogos do tipo alcalóide. Por este motivo, seu consumo não é recomendado perto das horas de sono.

Caso contrário, a qualidade do descanso pode ser reduzida, dificultando a conciliação e aumentando as interrupções durante a noite. A interrupção dos ritmos circadianos pode ter algumas consequências negativas.

Ao fim e ao cabo, a melhor hora para consumir cacau é de manhã. Mesmo na hora do lanche poderia fazer sentido, em forma de lanche.

A cafeína contida no cacau pode atrapalhar o sono de algumas pessoas. É melhor consumi-lo pela manhã.

O cacau é um alimento que pode ajudar a reduzir o colesterol

Existem alguns estudos em animais que concluem que o cacau pode ser usado para reduzir os níveis de colesterol. Mesmo assim, isso não é tão importante quanto a capacidade do referido alimento de limitar a oxidação das lipoproteínas, ajudando a proteger contra o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Seus efeitos sobre os níveis de pressão arterial também são muito notáveis.

Deve-se ter em mente que quando o objetivo é melhorar o estado de saúde, não é apenas conveniente olhar para a dieta. É preciso promover uma série de hábitos juntos. Dentre eles, devemos destacar a importância do exercício físico.

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