A variação na quantidade de hormônios femininos regula o ciclo menstrual e tem efeitos no sono. Antes da ovulação há um aumento na síntese de estradiol que tem sido associado ao aumento do sono REM.

Após a ovulação, a síntese de progesterona aumenta, o que é responsável pela sensação de sonolência que muitas mulheres sofrem na época do ciclo.

Comportamento hormonal, qualidade e quantidade de sono variam de acordo com o período do ciclo menstrual Quem é a mulher. Estudaremos separadamente cada parte do ciclo menstrual e sua relação com o sono.

Período pré-menstrual e sono

Nesta fase do ciclo menstrual, o sono é afetado pelas consequências do aumento do ciclo menstrual. a síntese de estradiol que tem vários efeitos no nível emocional.

Interage com várias regiões do cérebro, como o bulbo, o hipotálamo, os lobos pré-frontais e a amígdala, e é responsável por muitos dos efeitos no universo emocional da mulher durante a fase pré-menstrual do ciclo.

Vamos analisar abaixo o que acontece pouco antes da menstruação, quando as taxas de estradiol são altas:

  • Ansiedade.
  • Humor.
  • Tristeza.
  • Ansiedade.
  • Depressão
  • Insônia
Alterações hormonais no período pré-menstrual podem causar alterações bruscas de humor e problemas de sono.

que ocorrem nesta fase, são geralmente atribuídos ao aumento nos níveis de cortisol e adrenalina que são os geradores do estresse.

O estresse afeta o sono de diferentes maneiras. As mulheres no período pré-menstrual podem ter dificuldade em se reconciliar, acordar à noite ou se sentirem cansadas.

É conveniente, no período pré-menstrual realizar atividades que contribuam para o controle do estresse . yoga e meditação que geralmente melhoram a quantidade e qualidade do sono

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Período menstrual e sono

No período menstrual, os níveis de estradiol diminuem e os níveis aumentam de progesterona. Ao diminuir a taxa de estradiol, o ritmo da vigília é normalmente normalizado, embora em casos de doenças subjacentes, como depressão e ansiedade, os distúrbios do sono possam persistir.

Neste caso, eles são atribuíveis a distúrbios da esfera psicológica e não aos níveis de estradiol. A progesterona começa a ser sintetizada no momento da ovulação e 19459004 é responsável por preparar o endométrio para acomodar futuro embrião e para a manutenção da gravidez, se ocorrer

No ciclo menstrual, a progesterona produz alterações hormonais que podem afetar o sono. É responsável pela síntese do ácido gama-ácido -aminobutírico (GABA) que tem vários efeitos antagônicos ao estradiol.

 Mulher com insônia
Durante o ciclo menstrual, a progesterona afeta as alterações hormonais que pode alterar o sono.

Por exemplo, modula a impaciência, alterações de humor, reduz o sofrimento e melhora o controle do estresse. Alguns autores consideram a progesterona como um ansiolítico natural.

  • Reduz a ansiedade.
  • Alivia os sintomas de depressão.
  • Melhora o estado emocional.
  • Reduz o estresse. 19659009] Causa sonolência.

Esses efeitos, considerados em conjunto, explicam a melhora no ritmo da vigília e o aumento na quantidade e na qualidade do sono após a menstruação. Embora possa haver fatores que o alterem como conseqüência de dores de cabeça, desconforto digestivo e gástrico, etc.

Em qualquer caso, devemos observar o ciclo menstrual e o sono para detectar as alterações que ocorrem no último a cada vinte e oito dias

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Medidas para melhorar o sono no ciclo menstrual

  • Não consuma excitante à tarde ou à noite, como chocolate, café, chá, álcool e tabaco.
  • Coma uma pequena quantidade e espere pelo menos duas horas antes de deitar
  • Faça exercícios físicos leves, evitando as últimas horas do dia, pois o efeito oposto é alcançado.
  • Não tome cochilos o ritmo do sono ou da vigília Máximo de 30 minutos
  • Mantenha horários regulares para dormir e acordar. Os horários regulares para as refeições também são importantes.
  • Evite a exposição à luz intensa e temperaturas extremas no quarto.
  • Tarefas que exigem atividade mental não devem ser realizadas no quarto, como use o computador, tablet, celular, TV, etc
  • Você pode ajudar, antes de ir dormir, ouvir música relaxante, um banho quente ou meditar.

Como vemos, Os hormônios femininos variam ao longo do ciclo menstrual e têm vários efeitos no sono. É bom conhecer a relação de diferentes hormônios com o ciclo menstrual e dormir para poder tomar medidas que melhorem sua qualidade, nosso descanso e bem-estar em geral.

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