MADRID, 25 de outubro (EUROPE PRESS) –

Especialistas da Associação para o Autocuidado da Saúde (Anefp) fizeram uma série de recomendações e conselhos para evitar pequenos descasamentos que mudam a noite. Este sábado pode causar ao corpo, como sonolência, fadiga, falta de atenção ou alterações de humor.

Entre suas propostas, é estabelecer uma rotina de sono com horários fixos para dormir e acordar, o que "facilitará a adaptação da agência para a nova programação "; evitar cochilos até se acostumar com a nova agenda, com o objetivo de limitar as discrepâncias no ritmo do sono e da vigília; ou evite jantares pesados ​​e não vá para a cama imediatamente depois.

Em nutrição, eles optam por alimentos leves e com baixo teor de gordura, além de reduzir o consumo de cafeína e outras excitações, o que "não é bom aliados para se adaptar ao novo cronograma ". Quanto ao exercício, eles recomendam fazê-lo "várias horas antes de dormir", pois, como lembram, "atividade física intensa pode causar insônia". Por fim, incentivam a evitar as luzes brilhantes de celulares, computadores e televisores antes de dormir, porque "altera os ritmos circadianos e reduz a qualidade do sono".

Por outro lado, sobre essa mudança de horário, o diretor do grupo Uma pesquisa da CIBEROBN e consultora da Fundação Gadea, Dolores Corella, alertou que "está provado" que as pessoas que trabalham no turno da noite e mudam de horário frequentemente "têm maior risco de diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e até distúrbios psicológicos como a depressão. "

No entanto, ele ressalta que, como a mudança de tempo implica apenas o avanço ou o atraso de uma hora", a maioria das pessoas se adapta em menos de três semanas sem problemas, após um certo período. alteração inicial ". "O grupo mais suscetível a essa mudança são as crianças, já que mudanças no brilho e nos horários podem alterar seu comportamento e também ter um impacto no nível fisiológico", diz ele.

No caso específico de crianças e bebês , A DKV alerta que vigílias do sono também podem ocorrer. "Eles podem achar mais difícil do que o normal ir dormir e podem ter mais sonolência pela manhã. O fato de a criança acordar sonolenta pela manhã pode ter consequências negativas em seu desempenho durante o dia: problemas de atenção, irritabilidade, mau humor , menor tolerância à frustração, fadiga e desânimo (especialmente nas primeiras horas do dia), embora isso seja ampliado mais ou menos dependendo do caráter da criança ", indicam eles.

O corpo humano possui um regulador de tempo biológico, que é encontrado no centro do cérebro e ajustado por mudanças na luz solar e alguns estímulos ambientais relacionados à rotina e alimentação. Esse relógio interno regula um ciclo diário que afeta os níveis de hormônios e todo o corpo; portanto, quando o ritmo da luz externa muda ou o ritmo das tarefas, ele pode se desorientar com o tempo. É um fenômeno semelhante ao 'jet lag'.

Nesse sentido, Corella garante que a luminosidade do ambiente seja muito importante, pois regula vários processos fisiológicos, humor, capacidade de concentração, memória e habilidades. executivos "Estar exposto à luz artificial por um longo tempo, em vez de adaptar nossa vida à luz natural, pode alterar nossa secreção de melatonina e aumentar o risco de algumas doenças", disse o especialista.

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