Cientistas espanhóis determinaram que as pessoas que consomem peixe mais de cinco vezes por semana contêm níveis de mercúrio no corpo que representam um risco para a saúde, de acordo com um estudo realizado pelo National Center for Saúde Ambiental, no âmbito do Instituto de Saúde Carlos III

Este estudo foi realizado com 1.900 amostras de sangue, 1.700 urina e 600 amostras de cabelo de pessoas de diferentes locais da Espanha. Cerca de 5% mostraram níveis acima daqueles considerados seguros

1 em cada 20 pessoas pode ser afetado

Se os resultados forem extrapolados para a população em geral, mais de 2 milhões de espanhóis (um em 20) pode ter mercúrio suficiente no corpo para afetar sua saúde

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Os espanhóis seriam europeus com mais mercúrio no sangue, afirma o estudo que faz parte de uma macro-investigação, a fim de determinar a presença de uma série de substâncias tóxicas no corpo dos cidadãos europeus . Os espanhóis são seguidos pelos franceses, italianos e gregos

Mais nas comunidades mediterrânicas

Em Espanha, as populações mais afectadas são as ribeirinhas do Mediterrâneo: Múrcia, Valência, Ilhas Baleares, Andaluzia e Catalunha, que são os peixes mais consumidos. Um pouco abaixo estão a Galiza e o País Basco.

Esse mercúrio vem basicamente de peixes e moluscos especialmente de espécies de grande porte, como atum e espadarte, que acumulam mercúrio em seu corpo. o menor peixe ingerido

O mercúrio é neurotóxico

O mercúrio é um metal neurotóxico que prejudica especialmente mulheres grávidas e crianças. É por isso que a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (Aecosan) aconselha que estes grupos de risco consumam não mais que duas latas de atum por semana.

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O peixe não é um alimento essencial. Nutricionalmente, fornece proteínas, minerais, vitaminas do grupo B e ácidos graxos ômega-3 . Em uma dieta vegetariana, outros alimentos podem fornecer esses nutrientes

Alternativas para pescar

As proteínas, minerais e vitaminas do grupo B (exceto B12, que deve ser obtido por meio de um suplemento) são obtidos pela ingestão de leguminosas, cereais integrais, Nozes e sementes diariamente. E ômega-3 são encontrados em sementes de linho e nozes e chia esmagadas.

Por outro lado, você pode saborear suas receitas com pequenas quantidades de algas marinhas.

    
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