Existe uma crença generalizada de que o espinafre fornece ao corpo uma grande quantidade de ferro mas esse não é o caso. Em 1937, foi demonstrado que houve um erro nas tabelas nutricionais, mas ninguém prestou atenção nas notícias. Popeye terminou de nos convencer de que o espinafre é carregado de ferro e que eles são a melhor fonte desse mineral, o que é absolutamente falso. A partir de agora, mesmo que conheçamos a verdadeira composição do vegetal, devemos continuar consumindo-o, mas complementando-o com outros alimentos.

A descoberta de ferro no espinafre

Foi no ano de 1870 quando o químico alemão Erich von Wolff analisaram o teor de ferro do espinafre e cometeram um erro na transcrição dos valores . Von Wolff observou que 100 gramas de espinafre continha 40 miligramas de ferro, quando na realidade são apenas 4 miligramas.

Já em 1930, a crise que o país enfrentou gerou anemias devido à desnutrição e aumentou significativamente o consumo de espinafre porque se acreditava ser um alimento essencial para recuperar a força perdida.

O erro nos valores finais, da presença de ferro no espinafre, foi corrigido em 1937, mas a idéia já estava foi aceito e espalhado. Em 1981, o British Medical Journal publicou um artigo esclarecendo o mal-entendido, mas não conseguiu captar a atenção do público, que ainda hoje considera o espinafre o vegetal com mais ferro.

O mito que alimenta Popeye

Nos dias do desenho animado, o verdadeiro potencial do espinafre já era conhecido, mas, de qualquer forma, a história em quadrinhos continuou. Mas este é um grande erro, o ferro que o espinafre contém é muito pequeno.

Se apenas comêssemos espinafre, precisaríamos comer, para obter a quantidade diária recomendada de ferro, cerca de 3 quilos para homens e 4 quilos para mulheres.

Quais alimentos contêm grandes quantidades de ferro?

O ferro constrói proteínas musculares, hemoglobina, ossos e ajuda a transportar oxigênio dos músculos. pulmões para as células. É um mineral essencial para o organismo e, de acordo com a Organização Mundial da Saúde sua deficiência pode causar anemia, fadiga física e mental e, principalmente, problemas de aprendizado . Crianças com menos de 5 anos de idade, mulheres grávidas, vegetarianos e veganos têm maior probabilidade de sofrer desses sintomas.

Alguns alimentos contêm muito ferro:

  • Amêijoas: 24 mg por 100 gramas
  • Feijões : 8,5 mg por 100 gramas
  • Lentilhas: 7,1
  • Grão de bico: 6,7
  • Fígado: 8 mg
  • Pudim preto: 6,4 mg
  • Amêndoas: 4,2 mg

Consumo simultâneo de alimentos que contêm vitamina C, como tomate, pimentão, salsa e citros, melhora substancialmente a absorção de ferro de origem vegetal.

Você sabia? Compartilhe essas informações com seus amigos. Faça-os parar de acreditar no mito dos espinafres Deixe seu comentário!

Comentarios

comentarios