À medida que o inverno se aproxima, a quantidade de luz solar que recebemos é reduzida, os termômetros marcam temperaturas mais baixas e sentimos que a umidade quer penetrar até os ossos.

Para o pensamento oriental, você as condições climáticas são yin (passivas, escuras, frias, úmidas) e têm o efeito de desacelerar nossas energias, resfriando-nos e, em um sentido psicológico, levando-nos à internalização.

o desequilíbrio é necessário para criar um estado interno que compense essas condições introduzindo em nossa dieta mais alimentos yang que são capazes de causar contração e calor.

 Creme de nabo e alcachofra com batata doce crocante [19659005] O organismo pede-nos um fogo lento </h2/>
<p><strong> Para compensar essa tendência <em> yin </em> </strong> com mais comida <em> yang </em> o melhor que podemos fazer é aumentar o p roporción de cereais, leguminosas e verduras de raiz em pratos quentes, preparados ao forno ou por meio de cozimentos prolongados. </p>
<p> Deste modo, pela alquimia da alimentação, nós obteremos <strong> para conservar o calor e a energia em nosso corpo </strong> para acolher o inverno </p>
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 Trigo mourisco com azuki e wok couve-flor

Raízes e tubérculos, o calor que lhe dá a terra

Escolher os alimentos certos não é complicado, porque a natureza nos oferece o que precisamos em cada estação. A chegada do frio torna a comida disponível no outono aqueles que escondem suas reservas de energia no subsolo

Eles são precisamente o que precisamos para seus nutrientes e porque eles têm uma condição de energia que nos sincroniza com o ritmos naturais. Raízes como o nabo, a cenoura ou a beterraba condicionam o corpo a transitar esses meses

 Seus nutrientes, como provitamina A, <strong/> fortalecem o sistema imunológico  estimulam a circulação sanguínea e são excelentes para reabastecer nossas reservas minerais </p>
<h3> Ajudando o fígado e combater infecções </h3>
<p> É o pico de espinafre, alho-poró ou berinjela, mas também da deliciosa alcachofra, <a href=alimentos ideais para fortalecer o fígado um órgão que deve lidar com uma dieta em geral mais pesada e com excessos festivos ocasionais.

Os vegetais pertencentes à família de repolho que eles estão agora no seu melhor, eles evitam as infecções clássicas que o frio traz da mão. Não é por acaso que a medicina popular usa as folhas ricas em infusão de vitamina C para tratar afecções brônquicas, gripes e resfriados.

 Endives assados ​​com pistache

Pratos mais consistentes e concentrados

É hora de substituir Pratos crus para o benefício de outros mais consistentes e quentes. Preparar ensopados com leguminosas incluem cereais como trigo e aveia, ou usar assados ​​e refogados woks ajuda a reter energia e calor.

No entanto, uma boa salada cheia de enzimas ainda é indispensável.

 Salada de escarola e mandarinas

Vamos incorporar sopas ou cremes quentes de legumes que são uma excelente maneira de nos envolver por dentro. Especialmente reconfortante para esta fase do ano são abóbora, couve-flor, acelga suíça ou a clássica sopa de cebola, que, com suas propriedades antibióticas e antiinflamatórias, é uma das mais recomendadas.

Nem devemos esquecer o efeito térmico . e reconstituinte de condimentos como páprica, canela ou noz-moscada, que vestem nossas receitas pré-inverno com aromas quentes.