O jejum com suco de limão por dez dias – o que para muitos especialistas é muito longo – foi proposto em 1941 pelo naturopata americano Stanley Burroughs. Seu objetivo era desintoxicar o corpo. No entanto, atualmente é apresentado como um método milagroso de perda de peso. Quais são os efeitos reais? Como isso é feito corretamente?

O jejum é benéfico?

Jejuns com duração de 12 a 72 horas – muito menos tempo do que o proposto por Burroughs – estão associados a uma série de benefícios em pessoas saudáveis: [19659004] Ajuda a controlar o açúcar no sangue e diminui a resistência à insulina. Um estudo conduzido pelo Dr. Kerry Mansell, da University of Saskatchewan (Canadá), mostrou que um jejum de 18-20 horas melhora o açúcar no sangue na primeira hora e promove a perda de peso.

  • Reduz a inflamação. , que reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, doenças autoimunes e câncer, entre outras.
  • Ajuda a regular a pressão arterial e os níveis de colesterol e triglicerídeos.
  • Melhora o funcionamento do cérebro e previne doenças neurodegenerativas.
  • Ativa o metabolismo e promove a perda de peso.
  • Como o jejum com suco de limão e xarope de bordo ajuda

    Os efeitos do jejum com limão baseiam-se nas propriedades do próprio limão, juntamente com as do xarope de bordo e da pimenta caiena.

    • O limão fornece vitamina C e ácidos orgânicos que promovem a função hepática. Também contém ingredientes ativos antioxidantes e antiinflamatórios, como hesperidina, diosmina, eriocitrina, narigina e naringinina. Esses compostos podem combater o acúmulo de gordura.
    • A pimenta caiena contém capsaicina, que ativa o metabolismo e a digestão. Uma revisão dos estudos dirigidos pelo Dr. Richard D. Mattes da Purdue University (Estados Unidos) também mostrou que a capsaicina é um produto químico termogênico que estimula a queima de gordura.
    • Xarope de bordo fornece carboidratos e minerais, que também têm efeitos antioxidantes e antiinflamatórios.

    Em geral, o jejum com suco de limão fornece entre 625 e 1.250 calorias por dia, reduzindo assim a ingestão calórica usual e Ajuda a perder peso e eliminar toxinas, mas deve ser feito com cuidado, apenas se você estiver completamente saudável e não estiver abaixo do peso ideal.

    Se você tiver efeitos colaterais desagradáveis, deve encerrar imediatamente o jejum.

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    Vantagens e desvantagens

    Vantagens

    • O jejum pode ajudá-lo a perder peso graças à restrição temporária na ingestão de calorias e ao efeito de queima de gordura da preparação.
    • E O limão ajuda a controlar a acidificação excessiva do corpo.
    • A desintoxicação que ocorre pode contribuir para a saúde.

    Desvantagens

    • Limão pode causar azia.
    • A mucosa oral e o esmalte do dente podem ser atacados pelo limão. Para evitar isso, beba com cana e enxágue a boca depois de beber o suco.
    • Pode ocorrer um efeito ioiô: após o jejum, você pode rapidamente recuperar o peso que perdeu. Lembre-se de que, no final do jejum, você deve recuperar uma dieta completa e balanceada e exercícios.
    • Fornece mais carboidratos do que gorduras e proteínas, mais nutrientes essenciais.

    Como jejuar com suco de limão

    Durante o jejum, apenas uma bebida à base de água, suco de limão, xarope de bordo e pó de caiena é tomada:

    Ingredientes para um copo:

    • 2 colheres de sopa suco de limão espremido na hora (aproximadamente o suco de um limão)
    • 2 colheres de sopa de xarope de bordo
    • 1 pitada de pó de pimenta de Caiena
    • 300 ml de água

    Esta bebida é tomada de 6 a 12 vezes durante o dia.

    Existem protocolos que recomendam manter este jejum por 10 dias ou 7 dias em uma versão mais acessível. Nestes jejuns prolongados, é aconselhável realizar três dias de adaptação:

    • O primeiro dia é seguido com a dieta habitual, mas os alimentos ultraprocessados, cafeína, açúcares adicionados, laticínios e carne são eliminados se for consumidor.
    • No segundo dia, os alimentos sólidos são substituídos por smoothies verdes, caldos e sopas. Frutas e vegetais frescos são consumidos.
    • No terceiro dia, limonada espremida na hora e suco de laranja são bebidos, bem como infusões.
    • Nos 4 dias restantes, apenas limonada e infusões de diuréticos são bebidos, se desejado.
    • Então, ao final do jejum, a adaptação é feita ao contrário: um dia se bebe suco de laranja, no dia seguinte são introduzidos smoothies, caldos e sopas e, no próximo, frutas e vegetais frescos.

    É seguro jejuar com limão prolongado?

    Este jejum muito estrito leva a uma falta de nutrientes, especialmente proteínas e ácidos graxos, por um longo tempo. Existe o risco de perder massa muscular e prejudicar o estado da microbiota intestinal.

    Boa parte dos benefícios do jejum se deve ao fato de o metabolismo entrar em estado de cetose, ou seja, passa de obter o máximo da energia da glicose à produção de gorduras de reserva no corpo. Mas essa mudança não ocorre se mais de 50 g de carboidratos forem ingeridos por dia.

    Este valor é ultrapassado com os protocolos estabelecidos para o jejum com limão e xarope de bordo, uma vez que se consome no mínimo 12 colheres de sopa de xarope contendo 156 g de carboidratos. Portanto, se o jejum com limão e xarope de bordo tem algum benefício, é apenas devido à redução na ingestão calórica habitual.

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    Outras propostas de jejum e dieta restritiva que permitem uma ingestão moderada de alimentos optam por aqueles que fornecem proteínas, gorduras, minerais e vitaminas, em quantidades que não excedam 500-800 calorias por dia, e são ingeridos em uma janela de 6 -10 horas (portanto, nada é comido por um período contínuo de 14-18 horas). Esta é a proposta de jejum intermitente que tem o maior suporte científico.

    Se você ainda quiser experimentar o jejum de limão com xarope de bordo, a coisa sensata a fazer é limitá-lo a 2-3 dias, agora em seguida, retome uma dieta completa e balanceada com proporções adequadas de proteínas, carboidratos, gordura, fibras, minerais e vitaminas.

    Referências científicas:

    Michitaka Naito et al. Os polifenóis de limão suprimem a obesidade induzida por dieta pela regulação ascendente dos níveis de mRNA das enzimas envolvidas na beta-oxidação no tecido adiposo branco de camundongo. Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition

    Satyajit D. Sarker et al. Efeito dos flavonóides cítricos, naringina e naringenina, na síndrome metabólica e seus mecanismos de ação. Advances in Nutrition

    Richard D. Mattes et al. Os efeitos da capsaicina e capsiate no balanço de energia: revisão crítica e meta-análises de estudos em humanos. Chemical Senses,

    Kerry Mansell. Efeitos do jejum intermitente nos marcadores de saúde em pessoas com diabetes tipo 2: um estudo piloto. World Journal of Diabetes.

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