O jejum intermitente é uma ferramenta que ajuda as mulheres a reduzir e superar o desconforto associado à menopausa, como ondas de calor, ganho de peso ou diminuição do desejo sexual, entre muitos outros sintomas . A diminuição da produção de estrogênios e progestorona após os 45 anos significa que aos 50-51 anos (esta é a média na Espanha) as mulheres param de ovular. Mas a ausência de menstruação não é o único sintoma da menopausa.

Em muitas mulheres, também há mudanças no metabolismo: menos calorias são "queimadas" em repouso, a sensibilidade à insulina diminui e você tende a ganhar peso. Cansaço e dificuldades para dormir são distúrbios que costumam acompanhar essas alterações metabólicas.

Como o jejum intermitente ajuda mulheres com mais de 50 anos?

Um estudo liderado por Hélène Arguin, pesquisadora da Universidade Laval em Quebec (Canadá) determinou que a restrição calórica durante o jejum intermitente é útil para o controle de peso em mulheres na pós-menopausa, graças aos seus efeitos no metabolismo e no sistema endócrino.

Na pesquisa mencionada, jejum descontínuo redução da circunferência da cintura, taxa metabólica de repouso e níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose em jejum. O jejum intermitente pode ser uma maneira simples e eficaz de perder peso, quando feito corretamente. Uma revisão de estudos de 2018 descobriu que o jejum intermitente levou a uma perda média de peso de quase 7 kg ao longo de 3 a 12 meses. Outra revisão mostrou que os participantes reduziram a circunferência da cintura entre 3 e 7% durante o mesmo período.

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Horas de jejum aumentam a sensibilidade à insulina. Em um estudo controlado randomizado com mais de 100 mulheres com sobrepeso ou obesas, conduzido no South Manchester University Hospital, seis meses de jejum intermitente reduziram os níveis de insulina em 29% e a resistência à insulina em 19%. Essa alteração metabólica ajuda o corpo a processar melhor os carboidratos para diminuir o risco de ataque cardíaco, diabetes e outras doenças metabólicas cujo risco aumenta com a menopausa.

De acordo com um artigo publicado pela Faculdade de Medicina de Harvard, o jejum intermitente é uma solução para os desequilíbrios hormonais: “Entre as refeições, enquanto não tivermos lanches, nossos níveis de insulina cairão e nossas células de gordura liberarão energia. Perdemos peso se deixarmos nossos níveis de insulina cair. A ideia do jejum intermitente é permitir que os níveis de insulina caiam o suficiente e por tempo suficiente para que possamos queimar nossa gordura. "

Outros benefícios para a saúde

Vários estudos em humanos e animais sugerem que o jejum intermitente ele também pode produzir outros benefícios à saúde:

  • Reduz a inflamação geral: os marcadores de inflamação crônica que estão associados ao ganho de peso e ao aumento do risco de muitos outros problemas, de depressão a câncer, diminuem. [19659015] Bem-estar psicológico melhorado: oito semanas de jejum intermitente diminui a depressão e melhora a autoimagem corporal em adultos obesos.
  • Longevidade aumentada: jejum intermitente demonstrou prolongar a vida em ratos e camundongos entre 33% e 83%. Os efeitos sobre a longevidade em humanos ainda não foram determinados.
  • Preserva a massa muscular: jejum intermitente é mais adequado para manter a massa muscular do que uma dieta restritiva de calorias prolongada. Lembre-se de que a massa muscular ajuda a queimar calorias, mesmo em repouso.

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Como o jejum intermitente é realizado?

O jejum intermitente mais fácil de seguir é certamente aquele chamado "16: 8" em que jejua por 16 horas contínuas ( você pode beber bebidas sem calorias) e as ingestões são feitas durante as 8 horas restantes.

Por exemplo, se o jantar for servido às 20h00, a primeira ingestão do dia seguinte deve ser feita às 14h00. Alguns especialistas dizem que os planos "14:10" e "12:12" também são eficazes.

É uma boa ideia começar com o plano "12:12" e progredir até "16: 8" para permitir que o corpo se adapte ao novo ritmo. Muitas pessoas também precisam se adaptar psicologicamente porque é muito estranho para elas pular o café da manhã.

Por outro lado, é recomendado que as mulheres que sofrem de uma doença crônica ou que tomam medicamentos consultem seu médico sobre a conveniência de seguir um plano de jejum intermitente

jejum intermitente 2: 5

Outra forma de jejum intermitente é a dieta semanal 2: 5. Esta dieta restringe calorias a 25% de sua ingestão normal (até cerca de 500 calorias) durante dois dias por semana (que, portanto, não são completamente em jejum) e é consumida normalmente nos outros cinco dias.

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Dia de jejum sim, dia não

Nesta modalidade, um dia, no máximo 500 calorias são consumidas (25% da ingestão usual) e no dia seguinte são realizadas as ingestões habituais.

Deve ser enfatizado que um jejum intermitente bem passado, qualquer que seja a modalidade, não permite comer nada nos períodos permitidos. Pelo contrário, para que tenha os efeitos positivos esperados, é fundamental que a dieta seja sempre baseada em alimentos naturais com as proporções e doses adequadas de todos os nutrientes e micronutrientes essenciais.

Referências científicas:

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