Edamame está se tornando cada vez mais popular na Europa. Mas essas pequenas vagens verdes têm uma longa história e são parte fundamental da cultura culinária de países como Japão, Coréia, China e Taiwan, onde são consumidos como aperitivo ou como acompanhamento, em sopas e saladas, quentes ou frias.

Em sua vagem, o edamame tem uma certa semelhança com ervilhas, mas são mais grossas e gordas. Quando descascados, os grãos pequenos parecem ervilhas ovais.

O que é edamame?

Edamame são vagens de soja imaturas, que são colhidas 75-100 dias após o plantio, pouco antes de ficarem amarelas. Essas cápsulas contêm duas a três sojas, que também são verdes.

O termo edamame vem do japonês: “eda” significa caule e “mame” significa feijão. Assim, edamame se traduz em “feijão de caule” ou “feijão em um galho”. O nome provavelmente vem do fato de que favas às vezes são vendidas em cachos inteiros nos mercados asiáticos.

Na China, edamame são chamados de “maodou”, que significa algo como “feijão peludo”, porque as vagens são cobertas de penugem fina. Em inglês, o termo “soja vegetal” é frequentemente usado.

seu sabor é ligeiramente doce, a nozes e com um aroma mais sutil do que a soja madura. Sua consistência também é mais macia que a da soja madura.

Como você come edamame?

No Japão, eles são tradicionalmente servidos com a vagem como lanche ou acompanhamento em bares e restaurantes. Eles são polvilhados com um pouco de sal marinho ou pimenta, depois a vagem é mordida e os feijões são sugados, deixando a vagem, que não é comida.

A soja verde também é vendida já descascada para uso em saladas, sopas e similares.

Você pode comer edamame cru?

A soja contém algumas substâncias não digeríveis, por isso, como outras leguminosas, não deve ser consumida crua. O mais comum é comprá-los congelados e previamente branqueados. Basta descongelá-los e estão prontos para comer.

É altamente recomendável comprar edamame produzido organicamente para evitar a exposição a resíduos de pesticidas.

Seja orgânico ou convencional, o edamame é mais caro que a soja madura por vários motivos:

  • Eles não são cultivados em grande escala como a soja, mas como vegetais em linha com espaço suficiente para as vagens crescerem. As sementes não são as mesmas utilizadas para o cultivo convencional de soja.
  • com o edamame Aplicam-se os mesmos critérios de qualidade dos vegetais, os grãos devem ter boa aparência, ser o maior possível e ter o melhor aroma.
  • Como o edamame é colhido imaturo, o tempo ideal de colheita é importante. Se os grãos forem colhidos com uma ou duas semanas de atraso, sua qualidade já pode ter se deteriorado

Como o edamame é preparado?

Ao preparar as favas deliciosas, depende se você as comprou congeladas, enlatadas ou frescas:

  • O edamame fresco e cru deve ser cozido antes do consumo.
  • As vagens congeladas e enlatadas já estão branqueadas e eles só precisam ser descongelados ou aquecidos.

Se desejar servir as favas com as vagens (frescas ou congeladas)

  • Lave-os bem em água quente primeiro e, em seguida, corte os caules lenhosos se houver sobras.
  • Leve uma panela de água para ferver e adicione cerca de 1 a 2 colheres de chá de sal por litro de água. Deixe-os cozinhar por 5 a 7 minutos. Em seguida, retire a água, deixe as vagens esfriarem e sirva-as em uma tigela, polvilhadas com um pouco de sal marinho.
  • Você também pode cozinhá-lo no vapor por 10 minutos.
  • O sal marinho garante uma mordida crocante e realça o sabor do feijão. Cozinhar na casca garante que o aroma seja preservado nos grãos.
  • Siga o mesmo procedimento para edamame congelado com vagem, mas cozinhe o feijão apenas por 3 minutos ou cozinhe no vapor por 5 minutos.

Se você quiser preparar o feijão sem vagens

  • É melhor comprar edamame congelado ou enlatado já descascado. Caso contrário, você teria que cozinhar o edamame com a pele primeiro, depois cortar as vagens longitudinalmente com uma faca para chegar ao feijão.
  • Descascar o edamame cru é muito tedioso e demorado, pois os grãos são difíceis de remover da casca manualmente.
  • O edamame enlatado está pronto para comer e, portanto, adequado para saladas, por exemplo. Você pode usar edamame congelado em pratos quentes, porque o feijão vai descongelar em fogo baixo.

Propriedades nutricionais do edamame

soja verde é uma boa fonte de proteína vegetal, com 11,5 g por 100 g. O seu teor de proteínas é comparável ao teor de proteínas de outras leguminosas (também por 100 g):

100 g de edamame cozido fornecem apenas 8,6 g de carboidratos. Se você está em uma dieta baixa em carboidratos e quer comer apenas 100-150g de carboidratos por dia, por exemplo, uma porção (50-100g sem casca) está bem.

Edamame tem um índice glicêmico baixo de 15 e uma carga glicêmica de apenas 1. Portanto, eles não têm um grande impacto nos níveis de açúcar no sangue e insulina e, portanto, também são adequados para diabéticos e todas as outras pessoas que prestam atenção ao açúcar no sangue equilibrado.

O edamame é bom para perda de peso?

100 g de favas fornecem apenas 140 kcal, por isso não engordam e são bons para perder peso porque enchem-no rapidamente graças à fibra. Eles podem ser um bom complemento para uma dieta variada e saudável com muitas frutas e legumes.

Por outro lado, o edamame contém isoflavonas, substâncias vegetais que têm efeito semelhante ao estrogênio, embora seja muito mais fraco do que o produzido pelo hormônio.

O edamame pode ser geneticamente modificado?

A resposta curta é não. Na Europa, a soja geneticamente modificada é usada quase exclusivamente para alimentação animal. e não para alimentação humana. Se forem transgênicos, os ingredientes geneticamente modificados devem ser declarados nos ingredientes. No caso do edamame, a rotulagem seria “Ingredientes: Edamame (geneticamente modificado)”. Para produtos frescos não embalados vendidos a granel, um sinal claramente visível deve indicar sua origem geneticamente modificada.