O nitrogênio que é incorporado ao nosso corpo tende a fazer parte das proteínas, mas, diferentemente dessa via de assimilação, existem outras maneiras de ingeri-lo que não são apenas desnecessárias, mas não recomendadas. É o caso quando faz parte de nitratos.

Onde são encontrados os nitratos?

  • a exposição humana a nitratos ocorre principalmente pelo consumo de vegetais e, em menor grau, pela água e outros alimentos que incorporam aditivos:
  • Nos vegetais, especialmente em vegetais de folhas verdes, como acelga, espinafre e alface.
  • Na água, O conteúdo pode ser muito variável. Tanto a legislação espanhola quanto a OMS estabelecem um valor máximo de 50 mg / litro de nitratos.
  • Em aditivos conservantes. Nitrito de sódio (E249), nitrito de potássio (E250), nitrato de sódio (E251) e nitrato de potássio (E252) são comumente usados. Todos eles são conservantes inorgânicos específicos para produtos à base de carne e, adicionalmente, para alguns queijos e produtos da pesca, porque impedem a multiplicação das bactérias causadoras do botulismo.

Quais problemas de saúde causam nitratos?

Os próprios nitratos são relativamente não-tóxicos, seus metabólitos e produtos de reação, por exemplo nitritos, podem estar implicados em efeitos adversos à saúde. É o caso de metemoglobinemia (quando a hemoglobina não libera oxigênio nos tecidos do corpo) e carcinogênese .

bebês e crianças pequenas que ingerem altas concentrações de nitratos na dieta podem facilmente exceder 3,65 mg de nitratos por quilo de peso corporal.

O problema de converter nitratos em nitritos

O nitrato pode ser transformado em nitrito por redução bacteriana nos alimentos – durante o processamento e armazenamento – e no corpo – na saliva e no trato digestivo –

Da mesma forma, os nitratos reagem com os aminoácidos dos alimentos no estômago, que gera nitrosaminas e nitrosamidas de efeitos cancerígenos comprovados.

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Como os nitratos são evitados?

As 3 medidas básicas para reduzir a ingestão de nitrato são:

1. Prefira vegetais que os contenham em baixas quantidades

Eles têm um nível mais alto de nitratos acelga, com cerca de 1.700 mg / kg. A seguir, beterraba, alface, aipo e espinafre, excedendo em média todos eles 1.000 mg / kg. Eles são seguidos de perto por abóbora e, em seguida, com valores de cerca de 650 mg / kg, nabo.

Lave com bastante água pode reduzir os níveis de nitrato de 10 a 15% e o cozimento em água diminui de 15 para 80%. Outras medidas para consumir esses alimentos com menos nitratos são:

  • Escolha-os da agricultura orgânica e modere os cultivados em estufa.
  • Remova as folhas mais externas e verdes.
  • Mantenha os legumes cozidos (inteiros ou na geladeira) mash) se eles devem ser consumidos no mesmo dia; caso contrário, congele-os.
  • Evite vegetais embalados em plástico.

A Agência Espanhola de Segurança e Nutrição Alimentar (AESAN) salienta que, para um consumo médio de acelga ou espinafre com um nível médio de nitratos, é improvável que existe uma preocupação com a saúde; no entanto, em casos de alto consumo, é reconhecido publicamente que haveria um risco.

A AESAN recomenda não incluir espinafre ou acelga em purês antes do primeiro ano de idade e, se houver, que conteúdo não exceda 20% do purê total. Não dê mais de uma porção desses vegetais por dia a crianças entre um e três anos de idade ou crianças com infecções gastrointestinais.

Eles têm poucos nitratos, em ordem decrescente, cenoura, pepino, Batata, cebola, pimenta, tomate e ervilha, todos abaixo de 300 mg / kg. Abobrinha, alho-poró e feijão verde podem ter níveis médios (entre 420 e 320 mg / kg).

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos recomenda comer cerca de 400 gramas de vegetais por dia (frutas e legumes). Com essa quantidade, a ingestão diária admissível (ADI) de nitratos (3,65 mg / kg de peso corporal) não é excedida e seus benefícios são garantidos.

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