A hipertensão gera medo porque está associada a enfartes cardíacos e cerebrais (derrame) que truncaram a vida e a saúde de muitas pessoas. Mas todas as hipertensões são ruins e perigosas? A verdade é que pode haver grandes diferenças, às vezes não tanto por causa dos números, que é o que medimos melhor, mas por causa de como cada pessoa reage à hipertensão.

Descobrindo a causa oculta da hipertensão

Com o medição específica do esfigmomanômetro, os números são obtidos, mas atrás deles há uma pessoa, algumas experiências e um ambiente que pode orientar o problema que marca o dispositivo: resposta inconsciente a um sentimento de ameaça, agressividade contida, estresse crônico, medo de perder o controle, sentimento de culpa, vulnerabilidade, desajustamento … Todas essas condições psicológicas podem ocorrer de forma sustentada ou pontual, em determinados momentos do dia ou em determinadas situações ou experiências.

Às vezes, para determinar isso situação e observar as variações de tensão ao longo do dia e em diferentes situações pode ser útil realizar um controle com o Holter, que é um dispositivo. ou um pequeno dispositivo eletrônico que registra e armazena o eletrocardiograma cardíaco do paciente por pelo menos 24 horas.

Isso pode ajudar a detectar um aumento na pressão arterial que ocorre em uma situação que a pessoa considera inofensiva ou não relacionado a ele. Além disso, fornece orientações sobre como a pessoa hipertensa lida com seus medos ou sobre os meridianos relacionados ao medo e à hipertensão, como o rim, cuja energia está associada à água, sal e situações estressantes.

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O guia definitivo para regular a hipertensão

Um problema muito difundido e oculto

Na Espanha, a incidência de hipertensão (HA) em adultos é de aproximadamente 35%, e atinge 40% na meia-idade e mais de 60% naqueles com mais de 60 anos . No total, afeta mais de 12 milhões de indivíduos adultos e é considerado um problema de saúde pública. Também afeta 3% das crianças, embora frequentemente tenham pressão alta devido ao estresse que vivem no consultório.

95% dos casos diagnosticados são classificados como hipertensão idiopática, , que não se sabe o que o produz. Em grande parte, deve-se ao tipo de alimentação, obesidade, sedentarismo, estresse … Acredita-se que também possa ser causado por determinados ambientes familiares e profissionais, ruídos e ameaças físicas e psicológicas, às vezes não aparentes.

A pressão também é aumentada por fatores genéticos, mas estes podem, por sua vez, ser situações familiares de ambientes estressantes, formas herdadas e repetidas de serem familiares no ambiente familiar.

Hipertensão muitas vezes não dá sintomas: é detectado quando medido com o aparelho de tensão. Por esse motivo, é importante perguntar ao paciente como ele experimenta ter hipertensão, se ele sabe quais riscos está correndo e como pode controlá-lo.

Foi demonstrado que muitas das intervenções que modificam o estilo de vida e reduzem a pressão arterial tem efeitos mais amplos na saúde: eles não apenas reduzem o número de derrames e ataques cardíacos, mas também melhoram o bem-estar dos pacientes.

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Medidas básicas para prevenir a hipertensão

A medicação pode ser necessária em alguns casos, mas a hipertensão geralmente se resolve com mudanças no estilo de vida:

  • Controle de peso. Muitos problemas de hipertensão são reduzidos simplesmente com a perda de alguns quilos. Quanto maior for o peso, maior será a força de impulso exigida pelo coração para levar sangue a todos os órgãos do corpo.
  • Siga uma dieta adequada e equilibrada . Uma dieta vegetariana, com fartura de vegetais, frutas e legumes, e principalmente gorduras monoinsaturadas, como o azeite, é uma ótima opção. Em geral, as dietas vegetarianas contêm mais potássio, carboidratos complexos, ácidos graxos essenciais, fibra, cálcio, magnésio e vitamina C, e menos gordura saturada, colesterol e carboidratos refinados.
  • Não fume e não beba ou beba. com moderação. Um dos riscos mais importantes de hipertensão é acidente vascular cerebral ou embolia. Esse risco aumenta muito com o fumo, pois endurece as artérias.
  • Exercícios físicos regulares e disciplinas que promovem a consciência corporal (ioga, tai chi, etc.).
  • Reduza o estresse com a ajuda de técnicas de descanso e relaxamento.
  • Reduza o sal. Muitos dos medicamentos prescritos para controlar a hipertensão são diuréticos. O aumento da salinidade no sangue retém líquido e aumenta a pressão arterial.
  • Tome suplementos de ômega-3 e coenzima Q10.

A receita básica para qualquer paciente que sofre de hipertensão é modificar seu estilo de vida. Isso é o que realmente importa. Não apenas no paciente com hipertensão leve, mas também naqueles com maior número. Precisamente em casos mais graves, a eficácia das mudanças no estilo de vida é ainda mais evidente.

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Sem álcool ou sal

Foi dito que o álcool é um bom vasodilatador e, portanto, reduz a pressão arterial. Mas seu efeito é o oposto, na medida em que o aumenta, como foi demonstrado em todos os estudos. Consumir bebidas alcoólicas fora das refeições tem um efeito mais importante sobre a hipertensão do que beber durante uma refeição, mas o que realmente funciona para baixá-la é não beber.

A relação potássio / sódio ideal (K / Na) está provavelmente mais próximo de 5: 1. A maioria das frutas e vegetais tem uma relação K / Na de pelo menos 50: 1. Portanto, uma maneira simples de melhorar o quociente é consumir mais frutas e vegetais. O que realmente funciona é não apenas a supressão total do sal, mas observar e não comer alimentos que o contenham como conservante ou adicionado.

Mova-se e relaxe para diminuir a tensão

A pacientes que precisam reduzir a pressão arterial são recomendados a praticar exercícios, que também tem um efeito favorável sobre o estresse, os níveis de lipídios, o diabetes, o peso e outros fatores de risco para doenças cardiovasculares.

Recomendado praticam 20 a 60 minutos de exercícios de resistência 3-5 dias por semana, com um consumo máximo de oxigênio de 50 a 85%.

O tai chi também se mostrou eficaz na redução da pressão arterial. L a relaxamento, meditação, respiração profunda, ioga, exercícios de relaxamento muscular progressivo, treinamento autogênico, imaginação dirigida, hipnose e gerenciamento de estresse têm um efeito moderado na redução da pressão arterial.

Os mecanismos subjacentes a esses métodos não são bem compreendidos. Parece que respiração lenta desencadeada pela recitação de um mantra ou com respiração rítmica tem um impacto nos mecanismos de controle cardiovascular.

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Os efeitos de levar um estilo de vida que combate a pressão arterial

Uma análise recente mostrou a utilidade de diferentes intervenções na redução dos valores da pressão arterial.

  • Em média, exercícios regulares ou aeróbicos reduzem a pressão arterial de 4,6 mmHg.
  • A eliminação do consumo de álcool diminui em 3,8 mmHg.
  • Restringindo a ingestão de sal, 3 , 6 mmHg.

A tensão pode ser monitorada ao levantar-se ou após o relaxamento e observar as diferenças. Se eles existirem, um Holter pode ser realizado – uma medição da pressão arterial ao longo de um dia – para ver quais influências ambientais podem estar modificando a tensão.

O tratamento médico com diuréticos é o mais amplamente usado para tratar para a maioria dos pacientes com hipertensão não complicada. Se não for controlado, outros são usados ​​com frequência. É importante ler os efeitos colaterais dos produtos, observar-se e discuti-los com o médico para chegar a um bom entendimento da ação do medicamento. Deve-se considerar também suprimi-los se a pressão arterial for bem controlada com outros fatores.

Três remédios naturais

Alho, espinheiro e folhas de oliveira têm sido tradicionalmente usados ​​para tratar hipertensão. [19659055] Alho (Allium sativum). Recomenda-se ingerir em média dois dentes de alho cru por dia, como condimento culinário para o tornar mais agradável. Basta ter cuidado com seus efeitos adversos, que, além do efeito na respiração, podem consistir em sudorese e tontura, irritação da boca, esôfago e estômago, náuseas e vômitos. As reações alérgicas são incomuns, mas o alho aumenta o risco de sangramento se tomado com anticoagulantes ou agentes antiplaquetários.

  • Hawthorn (Crataegus monogyna) é amplamente utilizado por médicos para o tratamento de hipertensão, angina de peito, arritmias e insuficiência cardíaca congestiva. Embora seja considerado um tônico cardiovascular, seu efeito hipotensor é leve. Geralmente é combinado com folha de dente de leão e valeriana. A dose de folha de espinheiro com flor é, em geral, de 2 a 3,5 g / dia em infusão ou chá de ervas, ou a dose equivalente em tintura.
  • Folhas de oliveira. Entre os seus compostos, a oleoeuropeína confere-lhe propriedades anti-hipertensivas devido ao seu efeito vasodilatador periférico, espasmolítico, dilatador coronário e antiarrítmico. Flavonóides, triterpenos e sais de potássio produzem um efeito diurético. Para a infusão das folhas, se possível, são escolhidos os novos rebentos ou mudas da oliveira. Prepare uma colher de sopa por xícara e infunda por dez minutos. Eles tomam três ou mais xícaras por dia antes das refeições.
  • Por outro lado, algumas plantas contra-indicadas na hipertensão são tabaco, alcaçuz, efedrina, café e ginseng, que podem elevar pressão arterial.

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    Tratamentos complementares

    A acupuntura é útil no tratamento de hipertensão leve e de início recente em virtude de suas propriedades para equilibrar o corpo. Oito a dez sessões em um período de dois meses são recomendadas para determinar se a hipertensão responde à acupuntura.

    De acordo com os princípios homeopáticos, a hipertensão reflete o estado geral de saúde do indivíduo e é, portanto, suscetíveis ao tratamento. A eficácia da homeopatia depende da idade da pessoa e da duração da doença. Um remédio geral não específico selecionado por um terapeuta experiente é a maneira mais apropriada de tratar a hipertensão.

    Os seguintes remédios homeopáticos são usados ​​às vezes:

    • Argentum nitricum quando a pressão arterial sobe com ansiedade e nervosismo.
    • Aurum metallicum às vezes é indicado em pessoas sérias que estão focadas na carreira e realizações.
    • Frequentemente útil Calcarea carbonica em pessoas com pressão alta que se cansam facilmente e têm pouca resistência.

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