A ciência mostrou que a qualidade do sono tem impacto em quase todos os aspectos da saúde e bem-estar, desde desempenho geral até a prevenção de doenças . Mas há também evidências que demonstram uma ligação direta entre sono e o fato de que a dor pode ser aliviada . O que não é nenhuma surpresa.

 Como aliviar a dor com descanso adequado e sono adequado

Se você sofre uma lesão enquanto pratica um esporte, é provável que Dói mais se você ficou acordado metade da noite. E isso finalmente se torna um círculo vicioso; Se você sofre, será mais difícil dormir. Atletas profissionais usam o sono como método de cura há vários anos. Um estudo recente [¹] sobre a conexão dor / sono mostrou que ter sete ou oito horas de sono recomendadas pode reduzir a intensidade de sua dor, seja devido a um braço quebrado ou dor nas costas persistente .

Os efeitos do sono para aliviar a dor

" A perda de sono não apenas amplifica regiões sensíveis à dor no cérebro, mas também bloqueia a liberação de analgesia natural ", afirma Matthew Walker Ph.D., autor de Why We Sleep [²] professor de neurociência e psicologia na UC Berkeley e principal autor do estudo. (Em outras palavras, se você não dorme bem, será mais difícil liberar os analgésicos naturais do seu corpo.) "A conclusão de tudo isso é que o sono é um analgésico natural que pode ajudar a controlar e reduzir a dor"

O colega de Walker, Adam Krause, Ph.D. Candidato em neurociência cognitiva em Berkeley e principal autor do estudo, selecionou um grupo de 25 voluntários saudáveis ​​entre as idades de 20 e 25 anos e os privou de uma noite de sono. "De manhã, depois de ficar acordado por 25 ou 26 horas, nós os colocamos em um scanner de ressonância magnética e observamos seus cérebros responderem à dor moderada pelo calor em uma perna, usando um dispositivo que gerencia pulsos controlados por temperatura" [19659018] Os participantes sentiram mais dor quando foram privados de sono, em comparação com quando tiveram uma noite normal de sono (foram avaliados duas vezes, uma após uma boa noite de sono e a seguinte depois de ficar acordada a noite toda). " Descobrimos que as regiões do cérebro que processam a dor estavam agindo de maneira diferente após a privação do sono ", explica Krause. “ Já sabíamos que essas regiões seriam hiperativas; então, com o aumento da dor, eles trabalharam ainda mais do que antes ”, diz ele.

A descoberta mais surpreendente, Krause continua, “ é que a relação entre sono e dor é mais interessante do que pensávamos. Descobrimos que, enquanto algumas regiões do cérebro estavam agora mais ativas, outras regiões estavam menos ativas após a falta de sono . ” Isso significa que algumas partes do cérebro são responsáveis ​​por registrar a dor no corpo e outras por lidar com essa dor, por exemplo, liberando os analgésicos naturais do corpo. " Considere esses" analgésicos naturais "como substâncias químicas como endorfinas que o cérebro libera em resposta à dor ", diz Krause.

“Eles dizem que você precisa remover a mão de um fogão quente, por exemplo. Quando você não dorme bem, levará menos calor para causar dor quando você toca no fogão, e essa dor é ainda mais desagradável quando você não dorme, porque a região do cérebro que normalmente ajuda a lidar com a dor não estará funcionando plenamente. ”[19659014] O sono adequado reduz a dor e a dose de analgésicos

As descobertas do estudo confirmam que a dor é um fenômeno que tem a ver com "todo o corpo" diz Krause, que pode ter um impacto sobre o corpo. tratamento “O que descobrimos explica os ciclos autoimpostos que contribuem para as epidemias globais de perda de sono, dor crônica e até dependência de opióides. Se os pacientes dormissem bem, os médicos poderiam reduzir a dose desses medicamentos potentes, porém prejudiciais, que não apresentam efeitos colaterais agradáveis ​​”, diz Krause.

Em vez de sempre prescrever medicamentos, os médicos podem "prescrever sono" em alguns casos. A dor é uma parte natural da vida e é impossível eliminá-la. Mas uma investigação [³] mostrou que quando as pessoas sofrem dores de longo prazo, seus cérebros mudam de uma maneira que torna quase impossível que a dor se alivie. "Em certos casos, a dor gera mais dor", diz Krause.

"Isso é conhecido como sensibilização e pode causar dor crônica, difícil de tratar com analgésicos tradicionais". Portanto, melhorar a qualidade do sono é a nova abordagem para impedir a transição de lesão aguda para dor crônica.

Dicas para reduzir a dor através do descanso

Essas são as melhores sugestões que você pode seguir para tenha uma noite melhor e reduza ou alivie a dor :

Um espaço escuro e fresco, sem telas, cafeína ou álcool

Se você sofre de dor e tem problemas para dormir bem, de ter um quarto escuro e manter a temperatura relativamente baixa (15 a 21 graus de acordo com a National Sleep Foundation). Fique longe das telas pelo menos uma hora antes de dormir. E lembre-se de que não há cafeína nem álcool perto da hora de dormir.

Um banho quente à noite

Tomar um banho quente uma hora antes da hora de dormir pode ser eficaz se você tiver problemas para dormir. Parece simples, mas há realmente ciência por trás disso. Paradoxalmente, tomar banho com água quente refrigera o interior do seu corpo. Um banho quente é muito relaxante, mas também diz ao corpo que é hora de dormir, para que o corpo comece a liberar hormônios e substâncias químicas naturais que promovem o sono.

Meditação da atenção plena

Uma meditação da atenção plena contra dor e sono pode ser eficaz, principalmente no caso de dor crônica. Você pode incorporar a meditação da atenção plena como parte de sua rotina de dormir e notará mudanças significativas.

Durma no mesmo horário todos os dias

Seja regular e consistente com a hora de dormir e acordar É importante. Deite-se e acorde no mesmo horário todos os dias, inclusive nos finais de semana. Dormir até tarde no fim de semana pode parecer bom, mas realmente não fará nada para ajudá-lo a se recuperar da falta de sono durante a semana.

Faça do sono uma prioridade

Proteja seu sono a todo custo, pois ele ajudará você a se recuperar mais rapidamente dos ferimentos e a torná-lo mais resistente. O sonho é poderoso. Não apenas pode ajudar a liberar os analgésicos naturais do seu próprio corpo, mas pode aumentar sua capacidade psicológica de tolerar a dor e a adversidade de todos os tipos e, ao mesmo tempo, ajuda você a ser mais produtivo, se você sofre ou não.

Bibliografia:

  1. A dor da perda de sono: Uma caracterização cerebral em humanos. [PDF]
  2. Tudo o que você precisa saber sobre o sono, mas está cansado demais para perguntar. Yasmin Anwar 17 de outubro de 2017. [Link]
  3. Dor crônica: o papel do aprendizado e da plasticidade cerebral Restor Neurol Neurosci. Manuscrito do autor; disponível no PMC 2016 em 27 de junho. Publicado no formulário final editado ask. Restor Neurol Neurosci. 2014; 32 (1): 129-139. doi: 10.3233 / RNN-139003 PMCID: PMC4922795.

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