Tire muitas xícaras de café por dia podem ser prejudiciais. Agora, quantas xícaras são demais? Nós o analisamos.

 O que acontece com seu corpo quando você exagera com cafeína?

Última atualização: 13 de outubro de 2021

Se você é um fã de café, provavelmente está se perguntando o que acontece com seu corpo quando você consome muita cafeína. Existe a possibilidade de desenvolver um vício ou dependência da substância?

A cafeína é a droga legal com maior circulação e consumo no mundo . É uma droga psicoativa e muito se tem discutido em nível científico e jurídico a respeito. Há quem lhe atribua benefícios para a saúde e outros que o considerem um complemento da dieta que não traz nenhum benefício.

No mercado, não é só o café que contém cafeína. Encontramos a substância em bebidas estimulantes, por exemplo, e em inúmeros produtos que a contam como um complemento. Existem até combinações de drogas que o associam a analgésicos para tratar enxaquecas ou dores de cabeça.

Vamos analisar, então, o que acontece com seu corpo quando você se alimenta de cafeína em excesso. Veamos cuál es la dosis máxima recomendada en un día y descifremos si sería prudente hablar de una adicción a la sustancia en ciertas personas.

¿Qué cantidad se considera un exceso de cafeína?

Definir la dosis máxima segura diaria de cafeína é possível. A Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos o fez. Para esta organização governamental, 400 miligramas diários da substância são seguros para adultos e não devem ser acompanhados de efeitos adversos.

Esse valor não é facilmente interpretado por pessoas que bebem café todos os dias. Ninguém conta a quantidade que bebem em miligramas. Poderíamos dizer que é equivalente a cerca de 5 xícaras por dia, para estabelecer um limite de segurança.

No entanto, a mesma instituição do governo dos Estados Unidos esclarece que existe um limite máximo de segurança inferior, equivalente a 250 miligramas. de cafeína diária. Isso seria entre 2 e 3 xícaras por dia. Nessa faixa, a maioria dos adultos saudáveis ​​nunca relatará reações adversas.

Seguindo o mesmo FDA, a overdose de cafeína seria atingida quando excedesse 1200 miligramas por dia embora mais de 600 miligramas já fossem um excesso não recomendado. Embora pareça um número impossível de alcançar com o consumo moderado, deve-se levar em consideração que o uso de suplementos nutricionais com a substância pode ser arriscado a esse respeito.

Muitos atletas estão usando a cafeína como suplemento ergogênico. Na verdade, até a International Society for Sports Nutrition teve que se posicionar a respeito, devido ao amplo uso entre os atletas. Pode haver um risco claro de overdose repetida.



Quais são os sinais de excesso de cafeína no corpo?

Além dos efeitos benéficos da cafeína no corpo, deve-se reconhecer que as doses máximas de que já dispomos falado marque o limite para evitar sinais desagradáveis. É verdade que as xícaras de café são ergogênicas, aumentam a concentração e melhoram os tempos de reação . No entanto, os sintomas negativos a serem considerados são os seguintes:

  • Nervosismo.
  • Insônia.
  • Problemas gastrointestinais com azia, azia e náuseas.
  • Dificuldades de fala.
  • Taquicardia ou aumento da frequência cardíaca.
  • Erupção cutânea ou aumento da vermelhidão no rosto.

O aparecimento de ansiedade não é um fato menor. Algumas pessoas percebem que seu humor não é de relaxamento quando bebem café, mas muito pelo contrário.

A ansiedade por beber café é um efeito adverso que alguns adultos percebem depois de ingerir uma ou duas xícaras.

Cafeína e saúde cardiovascular

Em relação aos efeitos cardiovasculares, a associação entre o excesso de cafeína no corpo e taquicardia já é conhecida . O maior risco é o desenvolvimento de arritmias resultantes de uma aceleração perigosa da frequência cardíaca. Segundo estudo do ano de 2017, essa situação poderia advir do aumento do nervosismo, o que leva a um estado de excitação com maior adrenalina circulante.

Também no plano da saúde cardiovascular, deve-se considerar que a cafeína tem um efeito efeito sobre a pressão arterial que geralmente é momentâneo. Em outras palavras, uma xícara de café pode aumentar nossos valores de pressão arterial por um momento. Na maioria das pessoas, isso não significa um problema, mas pode representar um risco para pacientes hipertensos.

É por isso que é recomendado que esses pacientes regulem o consumo da substância e estejam atentos aos sinais de excesso de cafeína no corpo. Principalmente se sua patologia ainda não estiver controlada ou se apresentarem oscilações persistentes nos valores.

Os sinais de excesso de cafeína no corpo estão relacionados a um vício?

A cafeína não é uma droga classificada como aditiva por quase nenhuma organização de saúde mental ou por protocolos médicos internacionais. Mesmo assim, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM) estabelece a existência de intoxicação por cafeína.

A substância atinge seu nível máximo dentro do corpo uma hora após ser consumida, mas os efeitos são capazes de persistir por até 6 mais horas. Para chegar à intoxicação, seria necessário exceder 250 miligramas diários em um período próximo entre xícara e xícara ou entre suplemento e suplemento.

Uma vez que os sintomas de excesso de cafeína aparecem no corpo, eles podem ser identificados entre os seguintes:

  • Excitação, agitação e inquietação.
  • Insônia.
  • Taquicardia.
  • Quantidade aumentada de urina.
  • Desconforto digestivo.


Síndrome de abstinência

O excesso de cafeína no corpo pode levar à abstinência sintomas. Isso acontece quando o corpo se acostuma a certas doses contínuas da substância e sinais desagradáveis ​​para a pessoa aparecem quando a ingestão é interrompida .

A síndrome de abstinência da cafeína pode aparecer até 24 horas após as injeções suspensas . Os sinais mais perceptíveis são os seguintes:

  • Fraqueza e astenia.
  • Ansiedade e irritabilidade.
  • Dificuldade de concentração.
  • Dores de cabeça.
  • Tremores.
O excesso de cafeína pode gerar tremores, bem como interrupção abrupta da ingestão.

Como reduzir os efeitos negativos da cafeína no corpo

Para combater os efeitos da síndrome de abstinência ou para reduzir os efeitos negativos de uma possível intoxicação por cafeína, algumas medidas podem ser úteis. Eles não representam um tratamento médico, mas são modalidades de aplicação simples e caseiras que afirmam conter reações adversas:

  • Implementar técnicas de relaxamento: para consumir menos café ou evitar a ansiedade sobre a substância, há relaxamento modalidades que são úteis. Respiração profunda, ioga ou apenas dar um passeio ao ar livre são alternativas.
  • Evite a cafeína: Embora pareça redundante, é lógico recomendar não recorrer à cafeína para acalmar a ansiedade ou taquicardia. Isso implica não ingerir outros produtos, além do café, que também são ricos na substância.
  • Hidratar: beber bastante água é uma medida que apoia o nível de hidratação do corpo, enquanto compensa as perdas do aumento do volume de urina

Beba café, mas seja sábio

De modo geral, não há nada de errado em beber café . Deve-se fazer isso com prudência e estabelecer um limite pessoal que não ultrapasse 400 miligramas por dia e que responda a como você se sente ao ingerir as xícaras.

A situação é diferente quando se usa suplementos de café para fazer exercícios, por exemplo. Será sempre preferível que um nutricionista aconselhe sobre este assunto e que sejam consumidos no quadro de uma alimentação variada e equilibrada.

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