Quando você está acordado, os neurônios do seu cérebro trabalham constantemente e geram uma substância chamada adenosina, que se acumula nos chamados receptores de adenosina presentes no cérebro e fará você se sentir cansado, e acha que é hora de ir dormir. A cafeína no café substitui as moléculas de adenosina o cérebro não detecta mais o nucleosídeo adenosina e não se sente cansado. Quando esse processo é interrompido abruptamente, alguns riscos à saúde podem surgir.

Cafeína no café

A cafeína é um estimulante e seu consumo aumenta a atividade do sistema nervoso central . Essa substância é encontrada no café, mas também é encontrada no chá, chocolate, refrigerantes e vários produtos feitos com cafeína.

Seu consumo não fornece nova energia ao corpo, apenas bloqueia o efeito sonolento que causa adenosina e gera um aumento na atividade cerebral.

O que acontece se você deixar o café por uma semana?

Consumo de café não pode exceder 400 miligramas em adultos, 200 miligramas em mulheres grávidas e 100 miligramas em adolescentes. Se o seu consumo diário de café exceder esses valores e você deixar o café por uma semana, certamente já notará sua falta de que seu desempenho e seu humor sofrerão algumas variações.

A coisa recomendada, se você tiver considerado parar de beber café, é que você faz isso gradualmente. Controle cuidadosamente quantos copos você bebe por dia e comece um plano para reduzir o consumo. Certamente, seu corpo desenvolveu tolerância à cafeína, e o processo de limpeza pode demorar muito tempo. .

Se você continuar bebendo as mesmas quantidades de sempre, seu cérebro criará novos receptores e a cafeína não será mais. Ele será capaz de bloquear todos, reduzindo assim seu efeito estimulante. Se você bebe mais café do que o recomendado, provavelmente deseja beber mais e mais porque a cafeína já perdeu seu efeito estimulante e deve aumentar as doses.

Lembre-se sempre de que bebe muito café durante dia, ajuda a reduzir os níveis de energia. O consumidor habitual de café possui mais receptores de adenosina e é muito mais sensível à substância fadiga, a adenosina.

Beber café por hábito não gera nenhum benefício em produtividade ; o cérebro se acostuma e os efeitos benéficos do café, como a atenção, desaparecem com o tempo.

Você sabia? Deixe seus comentários sobre o consumo de café. Você pode parar de beber por uma semana? Compartilhe em suas redes e pergunte a seus amigos.

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