O fruto oxidado não é aquele em mau estado, mas aquele que é descascado ou cortado e não comido imediatamente . Esse processo também ocorre quando sofre choque ou quebra, o que faz com que o alimento adquira uma cor marrom, o sinal visível de oxidação. Comer uma fruta oxidada não implica um risco à saúde, mas seu valor nutricional é reduzido e seu sabor é alterado. Para tirar proveito dos benefícios de comer alimentos saudáveis, como frutas, é melhor consumi-los imediatamente após descascá-los ou cortá-los.

Qual processo a fruta oxidada sofre?

A oxidação é uma reação pela qual a fruta sofre ao entrar em contato com oxigênio que desencadeia a degradação de compostos fenólicos, reduzindo sua capacidade antioxidante. Um de seus resultados é a perda de vitaminas como a vitamina C, que é transformada em molécula inativa.

Ao oxidar a fruta, ela não fornece nutrientes benéficos à saúde. As frutas que mais oxidam são maçãs, bananas, abacates, morangos e framboesas. Portanto, quando cortados, mudam de cor muito rapidamente.

Como evitar a oxidação de frutas?

Para evitar a perda de nutrientes, é mais aconselhável cortar a fruta com uma faca não metálica e comê-la imediatamente. Mas se você já cortou e não vai comer, pode salvá-lo usando algum truque para reduzir sua oxidação. Você pode colocá-lo em um saco plástico ou em um recipiente a vácuo dentro da geladeira.

As frutas cítricas não oxidam e você pode usar o suco delas para preservar outras frutas. Para fazer isso, cubra a parte da fruta exposta ao ar com suco de limão e envolva-a em filme plástico. No caso do abacate, você pode borrifar a área exposta com sal, pois é um bom conservante natural.

O que fazer com frutas oxidadas?

Outro truque para reduzir o processo de frutas oxidadas é cortá-las e deixe de molho por cerca de 2 minutos. Você também pode cortar a fruta, congelá-la imediatamente ou cozinhá-la porque o calor destrói as enzimas que causam oxidação. Você pode preparar maçãs assadas, compota, sorvete de frutas, etc.

A fruta oxidada não causa danos à saúde mas é muito melhor consumi-la enquanto fornece grandes quantidades de vitaminas e antioxidantes. Essas são as bases da saúde, oferecem múltiplos benefícios e protegem seu corpo da oxidação celular.

Você conhece outros truques para evitar frutas oxidadas? Deixe seus conselhos nos comentários ou compartilhe e diga a seus amigos nas redes sociais como aproveitar todas as vitaminas das frutas.

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