O consumo diário deste cereal é mais difundido na dieta de mais pessoas. E não é para menos, já que a partir do momento em que você sabe o que a aveia contribui para a sua dieta, você não pode deixar de incluí-la em pratos diferentes. Especialmente em seus cafés da manhã, lanches e até mesmo como lanche saudável para lanche entre as horas.

Neste artigo, vamos falar sobre os benefícios que a aveia pode trazer para sua dieta, além de ] idéias criativas para consumi-lo. Descubra tudo o que você precisa saber sobre este cereal


Por que a aveia é tão saudável?

Oatmeal é um alimento versátil e muito saudável. Ideal para usar como ingrediente base ou como complemento em qualquer tipo de receita, o que nos permite beneficiar das suas propriedades nutricionais e dar um toque diferente aos nossos pratos.

aveia é caracterizada por ser rica em fibras e carboidratos complexos, que melhoram a absorção de glicose e têm um efeito saciante, entre outros benefícios.

Sua base é composta de carboidratos complexos, que fornecem energia progressivamente e por mais tempo do que os simples Também é rico em proteínas, e as gorduras que contém são, na maior parte, insaturadas ou seja, contém gorduras saudáveis.

Ele fornece um alto teor de fibras (9 g / 100 g) que, juntamente com o restante dos nutrientes que a compõem, podem ajudar a prevenir alterações como constipação, diabetes ou sobrepeso, além de ajudar a reduzir o colesterol sangüíneo.

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5 benefícios que a aveia traz à sua saúde

1. Ajuda a reduzir o colesterol

Devido às características físico-químicas da beta-glucana, acredita-se que a aveia possa contribuir para diminuir os níveis de colesterol no sangue bem como controlar a glicemia pós-prandial e

Numerosos estudos indicam que o consumo de 3g / dia de beta-glucana em uma base regular, como parte de uma dieta com baixo teor de gordura saturada e colesterol, pode contribuir para reduzir o risco de doença coronariana, conforme indicado por várias agências reguladoras, como Agência Europeia de Segurança Alimentar.

2. Antioxidantes fornecidos pela aveia

A farinha de aveia tem polifenóis quase exclusivos deste cereal, conhecidos como avenantramidas. Graças a esses antioxidantes, não só lutará contra a oxidação celular mas também regulará a pressão sanguínea, permitindo que os vasos sanguíneos se dilatem e obtendo um efeito antiinflamatório.


3. Ajudar o sistema nervoso e ossos

 Estrutura de um osso
Graças à sua ingestão de vitaminas e minerais como cálcio, o consumo de aveia está associado a uma menor incidência de osteoporose.

Graças às vitaminas do complexo B, que fornece aveia, desenvolve, mantém e equilibra o funcionamento do sistema nervoso. Quanto aos ossos, tem uma grande quantidade de cálcio que ajuda a prevenir a desmineralização dos ossos e, portanto, previne a osteoporose.

Prevenção da doença da aveia

O consumo de aveia previne o hipotiroidismo porque contém iodo, um mineral que faz com que a glândula tireóide funcione adequadamente. Além disso, as propriedades expectorantes e mucolíticas da aveia, melhoram os problemas de tosse e bronquite.

Mesmo, alguns estudos indicam que a introdução precoce de aveia em crianças pode reduzir o risco de asma. ] 5. Regula os níveis de açúcar

Os beta-glucanos, sendo solúveis em água, formam um gel durante a digestão que retarda o esvaziamento do estômago e a passagem de açúcares para o sangue. Isso faz com que a aveia ajude a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a melhorar a resposta à insulina. Aveia é considerada especialmente útil em casos de diabetes tipo 2.

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As melhores alternativas para comer aveia

 Biscoitos de aveia
Seja em preparações doces ou salgadas, a aveia é um excelente ingrediente que podemos incorporar em uma ampla variedade de receitas.

Oatmeal é um cereal muito versátil que podemos usar não apenas em preparações doces, mas também em pratos salgados. Por exemplo, para revestir hambúrgueres ou formar uma crosta crocante em uma carne

Algumas das melhores alternativas para consumi-las são:

  • Juntamente com frutas frescas como em um bricher muesli suíço, que permite fazer melhor uso de seus minerais e vitaminas, porque o ácido da fruta favorece a sua absorção em nosso corpo.
  • Para conseguir doces saudáveis ​​ como por exemplo, algumas trufas aveia e chocolate ou alguns pedaços de aveia e amêndoas que podem perfeitamente substituir doces comerciais.
  • Em substituição de migalhas de pão como parte de hambúrgueres ou para assar carne, peixe e legumes, o que adicionará muita fibra a

Embora existam dúvidas sobre se é um cereal adequado para celíacos aqueles que não têm intolerância ao glúten podem se beneficiar muito com sua inclusão na dieta habitual. E você, você come aveia com freqüência?


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