Durante a fase menstrual, o potássio e o ômega3 são importantes, além de ingerir muitos líquidos para evitar a retenção. Devemos comer corretamente porque muitas mulheres têm mudanças hormonais significativas que as deixam sem força ou energia. Então, o que comer em cada uma das fases do ciclo menstrual ?

De acordo com Cigna, um ciclo menstrual consiste em uma série de mudanças pelas quais o corpo da mulher passa para se preparar para a gravidez. Cerca de uma vez por mês, um novo revestimento (endométrio) cresce no útero para se preparar para um óvulo fertilizado . Quando o óvulo não foi fertilizado para iniciar a gravidez, o revestimento do útero se desprende. Este é o sangramento menstrual mensal que geralmente começa da adolescência à menopausa.

Agora, durante o ciclo menstrual, há uma série de mudanças, como aumento e diminuição do apetite, preferência por um certo tipo de alimentos ou desejos em um determinado momento do ciclo menstrual.

Fazer uma escolha alimentar adequada, de acordo com cada fase, pode até nos ajudar a reduzir alguns sintomas pré-menstruais e melhorar a maneira de lidar com o período .

O que comer na fase menstrual?

Nesta fase é quando o revestimento interno do útero libera substâncias químicas que permitem ao corpo manter uma gravidez (caso o óvulo tenha sido fertilizado) ou ajudar a desintegrar e desprender seu revestimento.

Segundo Nuria Pons, assessora nutricional e colaboradora da Intimina, estamos no dia 1 e 5 do ciclo menstrual, e o corpo retém mais fluido naturalmente além de aumentar a fadiga e a sensibilidade à dor. "53% das mulheres espanholas dizem que se sentem muito cansadas durante a menstruação e o que mais desejam é 'sofá, cobertor e filme."

É por isso que você tem que comer, atualmente, aqueles alimentos ricos em potássio e Omega3 como peixe azul, açafrão e gengibre, nozes, etc. Devemos também descansar mais e também relaxar. Alimentos ricos em fibras também são importantes nesta fase. Ao mesmo tempo, é aconselhável beber bastante líquido para reduzir a retenção.

E na fase folicular ou pré-ovulatória?

Neste caso, estamos falando sobre a fase pós-menstruação, na qual folículos são formados que gradualmente se desenvolvem em um óvulo maduro. Os níveis de estrogênio aumentam quando o ovário se prepara para liberar o óvulo.

O especialista aponta que agora é melhor comer carboidratos. Nesse sentido, recomenda aumentar o consumo de massas integrais, tubérculos, pão e arroz integral entre outros. A ingestão de proteínas também é importante, pois estamos no momento em que o folículo está se formando e o endométrio aumenta de tamanho.

“Quanto ao caráter, nesta semana e meia / duas semanas, muitas mulheres afirmam que são melhores, mais fortes, menos sensíveis e é a semana das boas resoluções. ”

Fase ovulatória

É nesta fase que o ovário libera o óvulo na trompa de Falópio. É a fase mais curta de todas, com uma duração de 12-24 horas até um máximo de 36, (dependendo de cada mulher) e está aproximadamente no meio do ciclo, em torno dos dias 13 a 15 , antes do início do próximo período.

“Neste momento há menos apetite, pois o nosso corpo está focado na fertilização. É o momento de maior fertilidade da mulher e, em caso de procura de gravidez, é um momento ideal para reforçar o consumo de alimentos com ferro e ácido fólico ”, comenta Nuria Pons.

Assim, neste momento é necessário diminuir a consumo de carboidratos (alimentos ricos em amido, como pão, cereais e arroz) porque o corpo não será capaz de controlá-los da mesma forma que nos anteriores.

Agora, é melhor comer mais carboidratos complexos (tubérculos, legumes ou frutas) e alimentos ricos em ferro, além de incluir nozes e grãos inteiros, alimentos que regulam a progesterona naturalmente.

Fase pré-menstrual ou lútea

. da ovulação ao início do próximo período, ponto em que o saco que continha o ovo produz estrogênio e progesterona. É o que se chama de síndrome pré-menstrual, produzindo alterações no humor, na pele, no organismo, em nosso corpo, etc.

Nesta fase, os desejos são geralmente e eles preferem doces e coisas salgado . Muitas mulheres tendem a comer mais do que o normal e incluem alimentos não saudáveis. O que podemos fazer?

É nessa fase do ciclo menstrual que o corpo administra mais os carboidratos, por isso é importante ter soluções mais saudáveis ​​para controlar esses desejos. Alimentos como frutas vermelhas ou grãos inteiros ricos em magnésio devem ser incluídos.

Por outro lado, as gorduras saudáveis ​​ajudam a reduzir o apetite, por isso é recomendado comer queijo, iogurte grego, abacate ou chocolate amargo.

Agora ficará claro para você o que comer em cada uma das fases do ciclo menstrual.

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