Você quer saber quanto exercício você deve fazer para ficar em forma e aconselhá-lo, por exemplo, a caminhar de 7 a 8 quilômetros por dia a um ritmo acelerado. E na velocidade é a chave, porque se você for muito devagar, como se estivesse andando, você não pode esperar todos os benefícios possíveis da sua sessão de exercícios.

Mas, o que é ir em um ritmo rápido? ou luz? O que é lento para alguns não é rápido para os outros? Não é uma avaliação muito subjetiva? Sim, é, é por isso que especialistas como Dr. Catrine Tudor-Locke quiseram afiar.

O ritmo perfeito de uma caminhada saudável

A primeira resposta de um especialista pode ser: a velocidade deve ser suficiente para multiplicar por três a taxa metabólica em repouso. O que não esclarece muito

Outra resposta típica de um especialista seria: a velocidade apropriada é aquela que requer 70% da nossa frequência cardíaca máxima. Isso não só não nos oferece um conselho compreensível, mas levanta a questão sobre qual será a freqüência cardíaca máxima.

Você pode cantar?

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças, Governo dos Estados Unidos, oferece um conselho mais lírico: o passo da luz é aquele que lhe permite falar, mas não cantar. Mas é preciso uma pessoa peculiar para cantar durante a sessão de exercícios, a fim de realizar testes técnicos.

Catrina Tudor-Locke, da Universidade de Massachusetts em Amherst, publicou um estudo em British Journal of Sports Medicine para resolver o problema de uma vez por todas

Cerca de 100 passos por minuto

Depois de analisar os 38 estudos mais rigorosos sobre exercício físico, benefícios para a saúde e freqüência cardíaca, respiratória, taxas metabólicas, diferentes índices de massa corporal, idade e outras variáveis, encontraram uma resposta de quase milímetro: a passagem da luz é aquela que cobre 4,3 km por hora. Dito de outra forma 100 passos por minuto (isto é, quase dois por segundo). Esses números já são bastante concretos e práticos.

Você não precisa de nenhum aplicativo ou gadget enrolado em seu braço. Conte os passos que você dá em 10 segundos e multiplique por 6 para conhecer o seu ritmo

É uma velocidade que é confortável, não extenuante, para a maioria das pessoas. Se você está em muito boa forma física e tem menos de 60 anos pode dar mais alguns passos por minuto, diz Tudor-Locke.

Quanto tempo?

Uma vez sabemos exatamente o que é o ritmo certo, temos que esclarecer o tempo ou a distância. O médico de Massachusetts sugere um mínimo de 3.000 passos leves por dia ou, o que é o mesmo, meia hora de caminhada.

O número de calorias queimadas em meia hora de caminhada leve depende fatores como peso corporal, inclinação do terreno ou temperatura, mas em média, podemos queimar cerca de 250 calorias.

Exercer com os requisitos acima mencionados nos dá um benefício geral para a saúde: para os sistemas cardiovascular e respiratório, para o cérebro, imunidade ou sistema músculo-esquelético

Mas se nos sentimos confortáveis, podemos passar da "luz" para a caminhada "vigorosa". Tudor-Locke não brinca: o ritmo de uma caminhada cientificamente vigorosa é de 130 passos por minuto . Um pouco mais de -140 passos e você estará correndo

Alongamento, força, equilíbrio

Até agora, estamos nos referindo ao exercício aeróbico, que requer um esforço do sistema respiratório e do coração. Mas para cuidar da sua saúde você também precisa de esforço muscular, equilíbrio e consciência corporal.

Portanto, uma atividade física completa requer outro tipo de exercícios complementares: alongamento ou ioga, Pilates ou exercícios com pesos ou máquinas, tai chi e chikung são algumas práticas e disciplinas que nos ajudam a trabalhar esses aspectos.


Comentarios

comentarios