O composição Corpo é um método de análise da estrutura do corpo que permite diferenciar entre massa gorda, músculo, água e minerais.

 O que é composição corporal e por que é mais importante do que o IMC?

 Anna Vilarrasa

Escrito e verificado por a nutricionista Anna Vilarrasa em 23 de novembro de 2021 .

Última atualização: 23 de novembro de 2021

A composição corporal é universal termo utilizado no campo da saúde geral. Funciona para determinar a porcentagem de gordura e músculo separadamente. Estes podem se distribuir de forma diferente em pessoas de mesmo tamanho e peso.

Graças a essa delimitação mais específica, difere do índice de massa corporal (IMC), que leva em consideração apenas o peso e a altura da pessoa. Portanto, este último não permite saber mais exatamente como o corpo é composto.

Hoje, o detalhe da composição corporal é útil para determinar algumas condições de saúde . Um percentual de gordura corporal anormal pode levar a um aumento do risco de doenças, seja ele maior ou menor. Além disso, em dietas para perda de peso ou musculação, permite que os resultados sejam avaliados com mais precisão. Quer saber mais sobre isso? Continue a ler!

O que é composição corporal?

Composição corporal é um termo frequentemente utilizado nos campos da medicina, desporto e saúde. Refere-se ao tipo de massa que compõe o corpo de cada pessoa. Este é dividido em 2 grandes grupos; massa gorda e massa livre de gordura.

  • A massa gorda refere-se ao tecido adiposo. Pode ser encontrada distribuída em diferentes localizações, como nos músculos, sob a pele (subcutâneo) ou ao redor dos órgãos (gordura visceral). Uma quantidade de massa gorda é essencial para o funcionamento adequado do corpo.
  • A massa livre de gordura inclui todos os outros componentes do corpo . Ou seja, os ossos, órgãos, fluidos, músculos e tecidos. Também é conhecido como 'tecido magro' e é mais metabolicamente ativo do que o tecido adiposo.

A porcentagem de massa gorda é uma medida da composição corporal que revela qual parte do corpo é gorda e qual parte é tecido magro. Existem alguns intervalos considerados normais e que são diferentes para homens e mulheres.

A composição corporal ajuda a determinar o tipo de massa que constitui o corpo de cada pessoa.

Diferença com o índice de massa corporal (IMC)

Por sua vez, o índice de massa corporal (IMC) calcula a relação entre peso e altura. Portanto, não permite saber qual a percentagem de lípidos, músculos e água que cada corpo contém em particular. É um marcador muito válido que permite o diagnóstico de obesidade e sobrepeso. No entanto, carece de especificidade para avaliar o grau de adiposidade e sua distribuição.

Atualmente, esse é um fator relevante, pois se sabe que a distribuição da gordura corporal é um fator determinante para a saúde. Por exemplo, a obesidade abdominal está associada a alterações nos lipídios do sangue, inflamação, resistência à insulina, problemas de hipertensão e um risco aumentado de doença cardiovascular.



Maneiras de obter a composição corporal

Existem diferentes técnicas que permitem determinar a quantidade de massa gorda de cada pessoa. Alguns são mais precisos do que outros e podem ser implementados em casa ou no consultório médico.

Medição de dobras subcutâneas

Normalmente usada em programas de perda de peso e de condicionamento físico . Para sua realização, são medidas 6 dobras cutâneas, como a tricipital, bicipital, escapular, suprailíaca, coxa e panturrilha. Essas medições são realizadas com um paquímetro ou lipocalibre.

É um método simples de implementar, de baixo custo e minimamente invasivo. Permite estimar o volume de gordura armazenada no nível subcutâneo, que pode ser correlacionado com a gordura corporal total.

Impedância bioelétrica

Com esta técnica, pequenos dispositivos ou balanças são usados ​​para passar um elétrico corrente pelo corpo. Eles medem o peso e outras variáveis ​​como gordura, água e tecido ósseo. Alguns deles são para uso doméstico e bastante fáceis de interpretar.

Pesagem subaquática

Esta é a maneira ideal de medir a composição corporal de uma pessoa. No entanto, é um dos mais difíceis de executar, porque envolve submergir o indivíduo em um tanque de água.

DEXA-Scan

É uma varredura de absortometria realizada através da exposição a Raios X. Uma de suas vantagens é que determina com precisão a densidade óssea.



Como manter uma composição corporal saudável

Existem faixas de massa gorda consideradas normais, diferentes dependendo do sexo e idade da pessoa. Como pode ser visto no American Journal of Clinical Nutrition são os seguintes:

  • De 20 a 39 anos: entre 21-32% nas mulheres e 8-19% nos homens. [19659023] Entre 40 e 59 anos: de 23 a 33% nas mulheres e de 11 a 21% nos homens.
  • De 60 a 79 anos: entre 24 e 35% em você morre e 13 a 24% em homens.

A composição corporal é determinada em parte pela genética. Apesar disso, existem alguns fatores que podem ajudar a modificá-lo. Sem entrar em casos específicos, alguns hábitos de estilo de vida positivos podem ser detalhados para manter uma composição corporal saudável.

Fazer atividade física

Manter-se ativo é uma forma crucial de aumentar o gasto calórico e prevenir o acúmulo de gordura. Uma maneira simples de atingir este objetivo é mover-se a pé, subir escadas e caminhar sempre que possível.

Incluir exercícios de resistência na rotina

Este tipo de treinamento é o mais adequado quando se busca potencializar o crescimento muscular . Além disso, outros exercícios podem ser implementados para ajudar a reduzir a gordura acumulada.

Os exercícios de resistência aumentam a perda de massa gorda e ajudam no crescimento da massa muscular.

Considere as calorias

Tanto para a prevenção da obesidade quanto para promover a desenvolvimento da massa muscular. Comer mais ou menos, dependendo das necessidades de cada pessoa, pode levar a mudanças nas porcentagens de massa gorda e massa magra.

Manter uma dieta de boa qualidade

Para melhorar a composição corporal e a saúde em termos gerais, é essencial evitar fast food e a maioria dos alimentos processados, tanto quanto possível.

Garantir o consumo de proteínas

Este é um dos nutrientes essenciais para o desenvolvimento da massa muscular. Mesmo que uma dieta para perda de peso deva ser seguida, ajuda a aumentar a sensação de saciedade.

Definir metas de longo prazo

Alcançar a composição corporal adequada não é impossível, mas não imediato. Por isso, é preciso ter cuidado com programas que prometem resultados rápidos. Na verdade, é necessário continuar trabalhando assim que o objetivo desejado for alcançado.

Beba bastante água ao longo do dia

A ingestão de líquidos ao longo do dia está correlacionada com a porcentagem de água no corpo. Em geral, parece que quanto maior a ingestão, melhor é a composição corporal. A propósito, pode ser útil na prevenção do sobrepeso e da obesidade.

Por outro lado, a presença de álcool parece influenciar na direção oposta. Toda a energia que é consumida em excesso na forma de álcool é armazenada na forma de gordura. Da mesma forma, o consumo de bebidas alcoólicas está associado a um maior consumo de alimentos.

Melhorando a qualidade do sono

Vários estudos científicos mostram que as pessoas que têm uma qualidade de sono ruim também têm uma composição corporal pior. No obstante, por el momento no se sabe muy bien la relación de causalidad exacta.

La composición corporal es un buen indicador del estado de salud.

La composición corporal es única en cada persona, de forma independiente al peso ya a altura. Pode ser medido com diferentes métodos e, ao contrário do índice de massa corporal, permite uma ideia mais detalhada de como um corpo está estruturado .

A importância deste 'retrato' detalhado vai além da estética pergunta. Especificamente, ele desempenha um papel importante como determinante da saúde e, de fato, pode predizer o risco de algumas doenças.

O excesso de gordura corporal está frequentemente associado a um risco aumentado de doenças cardiovasculares. Por sua vez, a massa muscular é essencial para garantir mobilidade, postura corporal e uma melhor qualidade de vida na velhice.

Existem alguns hábitos que permitem manter uma composição corporal saudável. Mesmo assim, é preciso ter em mente que o ponto de partida e o objetivo de cada pessoa podem ser diferentes. Por este motivo, é aconselhável ir a um especialista para traçar um plano individual, quer a percentagem de gordura esteja acima ou abaixo do aconselhável.

Pode estar interessado … [19659070]

Comentarios

comentarios