O jejum intermitente tornou-se moda perder peso, especialmente entre aqueles que acham difícil seguir uma dieta para perder peso. Agora, você sabe o que é a dieta de jejum intermitente e como ele é realizado?

Neste artigo, vamos informá-lo em detalhe.

Jejum intermitente para perder peso

Perda de peso pode ser uma tarefa difícil. Se você sofre de desejos de comida ou simplesmente não pode resistir a um prato saudável ou uma sobremesa rica,

o que é o jejum intermitente?

Como o nome indica, esta dieta para perda de peso consiste em em jejum esporadicamente isso quer dizer que a pessoa que segue esta dieta deixa de comer durante um período pré-estabelecido.

Vamos dar um exemplo para deixar claro: María decidiu tentar o jejum intermitente para perder seus quilos extras. . Por essa razão, decidiu jejuar duas vezes por semana durante 16 horas, sempre sob supervisão médica.

A dieta de jejum intermitente não está relacionada a nenhuma doença alimentar. Pelo contrário, deve ser controlado por um nutricionista

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Como funciona esta dieta?

O jejum não significa fome, mas escolha não comer por um período de tempo para queimar gordura.

De acordo com as pessoas que apoiam esta dieta, cada vez que comemos, ingerimos mais energia do que o necessário. Assim, nosso corpo o salva para uso posterior quando o requer

O açúcar no qual os carboidratos são quebrados só pode entrar nas células com a ajuda da insulina, o hormônio produzido pelo corpo. pâncreas que é responsável por ajudar a armazenar energia para quando é necessário.

Quando ingerimos mais energia do que usamos, uma parte é convertida em gordura e distribuída por todo o corpo. Quando o jejum, os níveis de insulina caem (como não é necessário armazenar açúcares) e o corpo começa a usar gordura armazenada para energia.

O funcionamento da dieta é, portanto, fácil de entender: presume-se que ao intercalar períodos de ingestão de alimentos (alta insulina) e armazenamento de energia com períodos de jejum (baixa insulina), o organismo queima mais gordura do que quando em um estado contínuo de consumo.

Assim, a pessoa que adere a essa dieta deve realizar jejuns pré-estabelecidos que podem ter uma duração diferente dependendo das necessidades pessoais (e força de vontade).

Tipos de dieta de jejum intermitente 19659005] Esta dieta pode ser realizada de inúmeras maneiras diferentes. No entanto, queremos apresentar abaixo os principais modelos para realizá-lo:

  1. Jejum 12/12: esta dieta envolveria um café da manhã e um jantar, separados por 12 horas de jejum. Por exemplo, café da manhã às 7 da manhã e jantar às 7 da noite
  2. Jejum 16/8: a idéia aqui é jejuar por 16 horas (consumir líquidos, claro) e depois alimentar por 8 horas . Desta forma, poderíamos estabelecer um período de jejum de 21 a 13 horas e uma alimentação de 13 a 21.
  3. Jejum 20/4: o período de jejum se estende a 20 horas seguido de 4 horas em que você pode comendo comida
  4. Jejum 24: o período de jejum é, neste caso, um dia inteiro. O consumo de água é permitido, é claro, e o jejum é feito a cada dois dias. Por exemplo, um dia ou dois dias por semana, alternados com dias de consumo habitual.
  5. Jejum 48: quem segue a dieta deve jejuar por dois dias inteiros sempre mantendo uma boa hidratação.

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É saudável jejuar?

Todos os dias jejuamos, mesmo sem querer. A definição de jejum não é comer comida por um período de tempo, apenas o que fazemos diariamente enquanto dormimos.

De acordo com diferentes estudos, quando o jejum é controlado dentro de uma dieta balanceada e não há problemas de saúde como o diabetes, poderia ser benéfico para perder peso e, assim, reduzir os riscos cardiovasculares causados ​​pelo acúmulo de gorduras.

No entanto, alguns especialistas apontam que o jejum pode causar sérios danos ao organismo em pessoas mulheres grávidas, com problemas de diabetes (porque o jejum pode causar hipoglicemia) ou outros problemas crônicos.

Antes de iniciar a dieta de jejum intermitente, consulte seu médico sobre o assunto.

Seus benefícios são semelhantes aos de outras dietas

 razões pelas quais sua dieta para perder peso falha
Diferentes estudos sugeriram que os benefícios O jejum intermitente seria semelhante a outras dietas.

Em 2018, o Centro Alemão de Pesquisa do Câncer (Deutsches Krebsforschungszentrum, DKFZ) conduziu uma investigação chamada HELENA. Lá, procurou-se estabelecer se a dieta de jejum intermitente poderia se tornar realmente benéfica para perder peso e se causasse danos à saúde. As conclusões do estudo foram as seguintes:

  • É uma dieta semelhante a outras para perder peso.
  • Pode ajudar principalmente aqueles que têm problemas em manter a disciplina todos os dias da semana.
  • A perda de quilos de Aqueles que realizaram o jejum foram semelhantes ao grupo controle que realizou uma dieta convencional.

O jejum reduziria a gordura corporal

Outra pesquisa de 2016 sugeriu que a realização de jejum de 12/8 por 8 semanas, em conjunto com sessões de entrada, por parte dos homens ajudaria a melhorar os marcadores de saúde reduzindo a gordura corporal sem gerar perda de massa muscular.

Ajudaria a modificar o apetite

Os especialistas também estudaram um grupo de pessoas com obesidade e pré-diabetes para determinar se essa dieta seria adequada para eles. O jejum foi feito de tal forma que as pessoas ingeriram alimentos durante um período de 8 horas por dia.

Os resultados mostraram que, após cinco semanas, os pacientes diminuíram seu apetite, bem como a pressão arterial, apesar de não terem perdido peso

Riscos de jejum intermitentes

 riscos de jejum intermitente
O jejum intermitente não é isento de efeitos colaterais; portanto, deve ser feito sob supervisão médica.

Como já mencionamos, não há resultados conclusivos que garantam 100% dos benefícios do jejum intermitente. De fato, na reunião anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia realizada em 2018 em Barcelona sugeriu possíveis conseqüências sobre o metabolismo quando o jejum:

  1. Possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2: em um estudo em ratos foi Ele observou que após o jejum intermitente, eles perdiam peso. No entanto, aumentou o acúmulo de gorduras no abdômen, uma situação que se mostrou relacionada ao possível desenvolvimento do diabetes tipo 2.
  2. Risco de câncer e doenças cardiovasculares: o jejum intermitente pode aumentar o estresse oxidativo e a produção de radicais livres, duas situações que, de acordo com dados atuais, acelerariam o envelhecimento do DNA, aumentando o risco de doenças cardiovasculares, câncer e degeneração neuronal.
  3. Danos à secreção de insulina pelas células pancreáticas
  4. Altos níveis de radicais livres
  5. Sinais de resistência à insulina. Neste ponto, os pesquisadores apontaram que deve ser considerado que muitas pessoas com obesidade já eram resistentes à insulina antes do jejum.

Os especialistas apontaram que, apesar de ajudar a perder peso rapidamente, a dieta em jejum intermitente pode danificar seriamente o organismo, e é por isso que eles não recomendam o acompanhamento.

Se você pensar em iniciar uma dieta de jejum intermitente, consulte seu médico a respeito. O profissional saberá como guiá-lo e recomendá-lo se realmente rápido pode ser o melhor para você ou não.

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