La malanga é semelhante à batata ou mandioca. É comum em muitas cozinhas. Uma alternativa saudável com um sabor excelente e uma textura muito suave.

 Anna Vilarrasa

Escrito e verificado por a nutricionista Anna Vilarrasa em 08 de setembro de 2021 .

Última atualização: 08 de setembro de 2021

O taro ( Colocasia esculenta var Schott ) é um alimento muito popular na América Central, no Havaí e em outras regiões tropicais do mundo. É também conhecido como taro pituca papa china kalo cará ñamera ou madumbe .

Graças à rápida disseminação de todos os tipos de gastronomia, há alguns anos seu consumo se espalhou. Isso se deve, em parte, às suas qualidades nutricionais e porque é uma excelente fonte de energia .

Descrição e características do taro

A raiz do taro vem de uma planta nativa de Papua Nova Guiné . No entanto, seu cultivo se espalhou rapidamente para outras regiões asiáticas e hoje seu uso é comum em muitos países.

A parte comestível é o tubérculo que cresce no subsolo. Deve ser ingerido após um processo de cozimento, caso contrário, é indigestível e pode causar irritação na boca e na garganta.

A pele externa é marrom e sua polpa é branca ou amarela com manchas roxas . Depois de cozido, tem um sabor bastante doce e uma textura muito semelhante à da batata e da mandioca.



Propriedades do taro e benefícios do seu consumo

A raiz do taro é uma excelente fonte de nutrientes e oferece inúmeros benefícios potenciais para a saúde.

Abundante em nutrientes

Sua composição nutricional é muito interessante e valiosa. Estas são as principais contribuições por 100 gramas de alimentos crus:

  • Água: 70,6 gramas.
  • Energia: 112 calorias.
  • Carboidratos: 26,5 gramas.
  • Fibra: 4,1 gramas.
  • Proteína: 1,5 gramas.
  • Lipídios: 0,2 gramas.
Este produto não é mais tão exótico para Ele está disponível em diferentes partes do mundo hoje.

Controle da glicose no sangue

Embora seja um vegetal com carboidratos abundantes, a presença proeminente de fibras ajuda a controlar os picos de glicose no sangue. Como pode ser visto em alguns ensaios, a ingestão de fibra dietética retarda o esvaziamento gástrico e a glicose sanguínea pós-prandial em pacientes com diabetes tipo 2.

Risco reduzido de doença cardiovascular

Por décadas, os especialistas recomendam a ingestão adequada de fibras , pois tem vários benefícios para a saúde. Conforme detalhado no Australian Dietary Guide, algumas das descobertas estão diretamente relacionadas à saúde do coração:

  • O consumo de cada porção diária adicional de vegetais está associado a um risco reduzido de doença cardíaca coronária .
  • Os vegetais estão associados a um menor risco de acidente vascular cerebral .
  • O efeito protetor é mais forte com maiores ingestões.

Prebiótico

Uma parte da fibra dietética do taro está presente na forma de resistente amido. Isso é encontrado em alguns vegetais e não pode ser digerido no estômago. Por esse motivo, atinge o cólon intacto, onde é degradado pelas bactérias intestinais.

Esse processo de fermentação traz diversos benefícios para o hospedeiro . Assim, conforme detalhado neste estudo, o amido resistente ajuda a aumentar o volume fecal, melhora a saúde intestinal e promove o controle glicêmico.

Ajuda na perda de peso

A raiz de taro pode ser um bom aliado no controle do peso corporal . Uma porção média de taro fornece entre 6 e 8 gramas de fibra. E este é um dos componentes que podem facilitar a obtenção de uma porcentagem menor de gordura corporal.

Um dos benefícios que os cientistas dão às fibras é a capacidade de retardar o esvaziamento gástrico. Isso pode aumentar a sensação de saciedade e evitar lanches e grandes ingestões de alimentos durante o dia.

Fonte de energia

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo humano. Na forma de amidos, é um tipo de energia com liberação prolongada, o que permite manter níveis estáveis ​​por um período maior de tempo.

Por esse motivo, são altamente recomendados em atletas, crianças de crescimento, adolescentes e adultos com atividade física significativa. Além disso, graças à sua grande digestibilidade, textura e sabor suave, são perfeitos para crianças e idosos com problemas de mastigação.



Possíveis utilizações na cozinha

Como mencionado, o taro é um alimento muito presente nas cozinhas das Índias Ocidentais e asiático. As suas aplicações culinárias são múltiplas e podem fazer parte das receitas tradicionais destes países, substituindo a batata.

Antes de cozinhar é necessário retirar a pele e os pelos que possam estar presentes na superfície da batata, carne. Depois de bem lavado, é submetido ao método de cozimento preferido (cozido, no vapor ou assado) e servido sozinho ou como guarnição.

Os pratos em que pode ser introduzido são muitos, desde sopas e purês a guisados, saladas , pães ou também doces. Em todas as receitas é possível acompanhá-lo com outros vegetais, carnes ou leguminosas.

Tal como acontece com a batata ou a mandioca, deliciosas batatas fritas de taro podem ser preparadas, assadas ou fritas. Eles são um lanche saboroso e original que pode ser servido como aperitivo ou acompanhamento.

Como a mandioca, o taro pode ser frito ou assado para produzir um lanche crocante.

Receita de purê de taro

Para preparar Esta receita simples requer os seguintes ingredientes:

  • 3 taro médio.
  • Sal e pimenta a gosto.
  • 1 xícara de leite desnatado.
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva extra virgem.
  • Ovo cozido, frango ou carne picada para acompanhar.

Para começar, descasque e lave bem o taro. Então leve para ferver em uma panela com água e cozinhe até ficar macio (entre 10 e 15 minutos, dependendo do tamanho). Em seguida, coar.

Adicione o taro em uma tigela ou no copo do liquidificador junto com o leite, azeite, sal e pimenta a gosto. Bata até obter um creme homogêneo. Esta etapa também pode ser realizada manualmente com a ajuda de um garfo.

Finalmente, sirva em um prato junto com o ovo cozido ralado, frango cozido ou vitela . Se preferir, também pode ser temperado com um pouco de molho de tomate caseiro e especiarias a gosto.

Experimente o taro

O taro ou raiz de taro é um tubérculo comestível com amido abundante, semelhante à batata e à mandioca. É um bom alimento para adicionar à dieta diária. Além de energia, fornece uma quantidade adequada de vitaminas e minerais.

Por isso, e graças à presença de alguns compostos fitoquímicos, seu consumo é recomendado para melhorar a saúde e prevenir algumas doenças. Está relacionado a benefícios para o sistema cardiovascular, controle de glicose no sangue e manutenção do peso corporal.

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