O O fungo White pode promover a saúde do cérebro, fortalecer o sistema imunológico e proteger contra doenças cardíacas. Descubra outros benefícios e como prepará-lo.

 O que é fungo da neve e para que é usado?

Última atualização: 09 de outubro de 2021

Tremella fuciformis é o nome de uma espécie de fungo que se caracteriza por ser branca, com textura gelatinosa e formato de coral . Também conhecido como fungo branco fungo da neve e fungo da espiga prateada geralmente cresce nos galhos de árvores de folhas grandes que caíram ou morreram recentemente.

Da mesma forma, é nativo de regiões tropicais e subtropicais, embora também possa ser encontrado em áreas temperadas da América e da Ásia. Na China, este cogumelo é apreciado tanto na medicina tradicional quanto na culinária. Na verdade, é cultivado desde o século 19.

Perfil nutricional do cogumelo da neve

Apesar de ser um remédio popular na medicina tradicional chinesa, seu valor nutricional não é conhecido com certeza . Em geral, acredita-se que ele pode ter uma composição de nutrientes semelhante à de outros cogumelos, o que significa que eles são pobres em calorias e fornecem pequenas quantidades de proteínas e fibras.

Os cogumelos também são conhecidos por fornecer zinco, cálcio, ácido fólico e vitamina D. Esses micronutrientes estão associados à saúde óssea, estimulação do desenvolvimento do cérebro e fortalecimento do sistema imunológico.



Usos e possíveis benefícios do cogumelo da neve

Antes de mencionar os possíveis benefícios desse fungo, é necessário esclarecer que a pesquisa é limitada . A maioria foi realizada em animais e tubos de ensaio.

1. Tem propriedades antiinflamatórias

Embora a inflamação seja uma resposta natural do corpo, quando se torna crônica está associada ao desenvolvimento de doenças cardíacas e câncer . Da mesma forma, há evidências científicas de que os marcadores inflamatórios, como óxido nítrico, interleucina-1-beta e fator de necrose tumoral alfa (TNF-α) aumentam.

Felizmente, um estudo publicado em Analytical Cellular Pathology descobriram que o extrato de Tremella fuciformis tem propriedades antiinflamatórias que diminuem esses marcadores.

2. É um antioxidante natural

Antioxidantes são conhecidos por bloquear as moléculas de radicais livres que causam estresse oxidativo e danos às células. De acordo com estudos de tubo de ensaio publicados no Journal of Food Science e International Journal of Medicinal Mushrooms o fungo branco tem polissacarídeos capazes de combater os radicais livres e reduzir o estresse oxidativo.

Radicais livres. são compostos que ocorrem naturalmente e aceleram os processos de envelhecimento.

3. Isso promoveria a saúde do cérebro

. É mostrado que os polissacarídeos do fungo branco também protegem as células cerebrais de danos e doenças degenerativas. De acordo com a pesquisa publicada em Mycobiology o extrato desse fungo reduz a toxicidade cerebral causada por beta-amilóide, um peptídeo que está associado a Alzheimer em grandes quantidades.

Da mesma forma, acredita-se que o fungo da neve melhorar a memória . Em um estudo com 75 pessoas que tomaram de 600 a 1200 miligramas de um suplemento desse cogumelo por dia, pontuações mais altas foram obtidas em um teste cognitivo.

Da mesma forma, um estudo em roedores com perda de memória induzida descobriu que após um tratamento oral diário de O extrato de Tremella fuciformis foi capaz de neutralizar os efeitos deletérios.

4. Isso fortaleceria o sistema imunológico

De acordo com uma investigação de tubo de ensaio publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry uma proteína presente no fungo da neve é ​​capaz de estimular a atividade dos macrófagos. Da mesma forma, um estudo publicado em Cellular Immunology mostrou que polissacarídeos fúngicos podem controlar a resposta do sistema imunológico e diminuir a mortalidade por infecções.

Outros benefícios potenciais fungo da neve

Outros benefícios de O fungo da orelha de prata inclui o seguinte:

  • Promova a saúde da pele: um estudo publicado no International Journal of Biological Macromolecules sugeriu que, se aplicado à pele, o fungo pode formar uma película transparente que ajuda reter água.
  • Controlar os níveis de açúcar no sangue: há evidências científicas de que os polissacarídeos do fungo branco podem reduzir os níveis de glicose no sangue, bem como melhorar a sensibilidade à insulina.
  • Proteger contra doenças cardíacas: De acordo com um estudo em tubo de ensaio, os efeitos antioxidantes de o fungo da neve impede que ocorra o processo de oxidação do LDL ou do colesterol ruim . Isso, por sua vez, evita a aterosclerose.

Riscos e recomendações para uso

Uma vez que não há evidências de possíveis efeitos colaterais, o fungo branco é considerado seguro para ingestão e aplicação . Claro, mulheres grávidas e lactantes devem evitá-lo como forma de precaução.

Outra recomendação é não sair à procura de cogumelos na natureza, pois há o risco de confundir alimentos com venenosos.

Sim, a neve cogumelo é capaz de reduzir a formação de colesterol LDL, então seria capaz de prevenir a aterosclerose.

Como preparar cogumelos da neve

Quando comprados, os cogumelos secam assim Você tem que seguir uma série de etapas para torná-los prontos:

  1. Mergulhe os cogumelos e deixe-os repousar entre 1 e 3 horas ou até que se tornem gelatinosos.
  2. Retire-os da água e corte a parte inferior. Este tende a permanecer duro, mesmo depois de embebido.
  3. Corte os cogumelos em pequenos pedaços, de preferência em forma de pétalas. Em seguida, lave-os bem, escorra e seque.

Depois de concluir essas etapas, você pode adicionar os cogumelos à sua receita preferida . Porém, deve-se ter em mente que seu sabor é doce e que costumam ser adicionados a sopas doces e salgadas.

Outra forma de comê-los pode ser em mingaus. Para isso, basta preparar o cogumelo seco como já falamos, levar 1 xícara de água para ferver, adicionar 1/4 de xícara de aveia e o cogumelo picado. Em seguida, cozinhe por 5 minutos.



Fungo da neve e efeitos para a saúde

Na medicina tradicional chinesa, o cogumelo da orelha de prata é um remédio fitoterápico proeminente . Da mesma forma, está associado a uma série de benefícios importantes para a saúde, desde a redução da inflamação até a promoção da saúde do cérebro e fortalecimento do sistema imunológico.

No entanto, embora haja evidências científicas para apoiar esses efeitos, a maioria dos estudos foi realizada em animais ou tubos de ensaio. Mais pesquisas são necessárias para apoiar esses benefícios.

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