Orientado para o alinhamento do corpo, Iyengar yoga é um aliado no aumento da força, correção de postura, liberação de energia e bem-estar geral.

 O que é Iyengar yoga e como é praticado ?

Última atualização: 17 de novembro de 2021

Com menos movimentos, maior uso de acessórios e foco no alinhamento, a ioga Iyengar é praticada . Esta disciplina é recomendada para aumentar a flexibilidade e a força , especialmente em idosos, pacientes com qualquer doença e aqueles que estão com sobrepeso.

Essa variação da ioga é caracterizada pelo uso de alças, blocos e travesseiros, ou seja, mais ferramentas do que em outras modalidades. Tem como base a manutenção de posturas para alinhar corretamente o corpo por longos momentos.

O que é Iyengar ioga?

Os exercícios baseiam-se na teoria de BKS Iyengar, orientados para o uso terapêutico das posições e manejo da respiração. Seu centro é alinhar a cabeça, coluna, quadris e pés em diferentes asanas.

Pessoas de todas as idades e de todos os sexos podem experimentar o método Iyengar, que se destaca por 4 peculiaridades:

  • Técnica: a coordenação de cada respiração, os ajustes, os movimentos e as ações têm um impacto no energético, no muscular, no esquelético e no orgânico.
  • Entrega e intensidade: referindo-se ao tempo que você permanece em cada posição e a disciplina. você tem. O organismo absorve o investimento em asanas e o manifesta em efeitos nos níveis nervoso, fisiológico e mental.
  • Suportes de alinhamento: são instrumentos que ativam a inteligência de partes adormecidas do corpo. Para pessoas com dor, rigidez ou limitações físicas, as posturas são facilitadas com cobertores, cadeiras e outros elementos.
  • Sequência: seguir uma ordem nos asanas tem um impacto específico. Por exemplo, com as posições invertidas você se recupera, em pé você ganha energia e flexionando você consegue relaxar.

Benefícios da prática de Iyengar Yoga

A ioga ajuda no tratamento de problemas músculo-esqueléticos, doenças reumatológicas, patologias, distúrbios cardiopulmonares e comportamentais, explica um artigo na Revista Anales da Faculdade de Ciências Médicas. Em particular, a modalidade de ioga Iyengar fornece os seguintes benefícios.

As diferentes variedades de ioga são modalidades que podem remontar a séculos ou resultar de desenvolvimentos mais recentes.

É terapêutico e corrige posturas

Porque as sessões são ajustados às necessidades de cada corpo, você aproveita-os como sessões terapêuticas . Sua abordagem de alinhamento retifica a postura.

Aumenta os sentimentos positivos

O Iyengar minimiza a depressão, ativando sentimentos positivos que emergem à medida que mais é praticado. O exercício aumenta a produção de ácido gama-aminobutírico (GABA), que estimula o humor feliz e ajuda a controlar distúrbios psiquiátricos.

De acordo com um estudo publicado em Frontiers in Psychiatry após 3 meses de Iyengar os participantes estavam menos ansiosos e com maior bem-estar .

Aumenta a energia

Ao liberar endorfinas e aumentar o fluxo sanguíneo, a fadiga é reduzida e a energia vital aumenta.

Incentiva respiração

Quando você mantém a postura por longos períodos, também se concentra na respiração e, com o tempo, você aprende a não mantê-la em situações estressantes .

Flexibilidade e redução da dor

alguns asanas duram mais do que outros aumentam a flexibilidade. Você pode sentir desconforto no início. No entanto, com orientação e o uso de acessórios melhora sem lesão ou dor.



Tonifica os músculos

Iyengar yoga envolve grupos de músculos conectados a outras partes do corpo, então as posturas são fundamentais para tonificar . Os asanas duram mais de um minuto; o suficiente para ganhar força conforme você conhece seu corpo e encontra paz interior.



Reduz a pressão arterial

Ao relaxar o corpo, este tipo de exercício desacelera a frequência cardíaca e a pressão arterial, com menos risco de sofrer de doenças cardiovasculares.

O uso de suplementos nesta variante da ioga ajuda a alcançar posturas especiais por longos períodos de tempo.

Como começar a praticá-lo?

Em casa ou com um profissional , Iyengar yoga requer um ambiente apropriado. O ideal é preparar um espaço com música relaxante e iluminação natural . Na mesma ordem, acrescente velas, incenso, flores ou elementos que requeiram meditação.

Acima de tudo, no caso dos iniciantes, é aconselhável criar uma rotina e ter o conselho de um especialista. Com mais experiência, os vídeos no YouTube ou aplicativos que oferecem aulas personalizadas por níveis oferecem resultados muito bons.

As práticas devem ser diárias para habituar o corpo estimular a respiração, a concentração e perceber mudanças na sua qualidade de vida. Defina e respeite um cronograma de sessão.

Recomendações para aulas de Iyengar ioga

Existem pontos essenciais para as aulas de iogues Iyengar. Tem que se vestir confortável, com vestimentas confeccionadas em tecido elástico que facilitam os movimentos. Evite as refeições uma hora e meia antes e desenvolva a paciência para executar as posturas .

O mais importante é que a cada lição você amplie sua consciência do posicionamento do corpo. Você aprende a exigir e motivar a si mesmo.

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