O a sensação de alegria e bem-estar que surge após uma atividade física intensa é possível para qualquer atleta alcançá-la. Descubra os detalhes mais importantes desse estado de espírito.

 O que é a euforia do corredor e como ela é produzida?

Última atualização: [19659008] 08 de outubro de 2021

É possível que durante ou após uma intensa rotina de exercícios uma sensação de prazer e bem-estar possa ser experimentada. Este é o estado conhecido como euforia do corredor e um efeito gerado após a liberação de certos hormônios associados a essas sensações.

Muitas pessoas escolhem correr como o principal exercício físico em suas rotinas . A prática da corrida traz inúmeros benefícios para o organismo, como melhorias musculares ou cardiovasculares. Além disso, uma jornada sustentada por um certo período de tempo pode levar a essa situação de euforia.

No entanto, não é tão fácil de conseguir. Cada organismo experimenta isso em momentos diferentes e de maneiras diferentes . É improvável que aconteça antes dos 30 minutos ou 8 quilômetros de viagem.

Uma vez que a euforia do corredor é inserida, a energia é renovada, ajudando a combater o cansaço, o estresse e a ansiedade.

Como identificar a euforia do corredor

A euforia é um sentimento de extrema alegria . Um grande aumento do otimismo e do humor, produzido naturalmente pelo corpo. Os hormônios associados a essas sensações são endorfinas, serotonina e dopamina.

Ao se exercitar com certa intensidade, o corpo libera essas moléculas como forma de combater o estresse e a dor. Por esse motivo, caso a euforia do corredor seja vivenciada, é possível que o desconforto e a fadiga após o dia sejam amenizados, como um analgésico natural.

Alguns atletas afirmam ter mais energia ao final do exercício do que antes de começar . Mesmo ao cruzar certas barreiras impostas pelo cansaço, é comum sentir que o físico pode ceder mais, mesmo depois de ter percorrido vários quilômetros.

Por que ocorre a euforia do corredor?

Este sintoma esteve associado por muito tempo tempo com a liberação de hormônios, principalmente endorfinas. No entanto, nem todos os estudos científicos indicam a mesma coisa . Alguns enfatizam outros tipos de moléculas e argumenta-se que o aspecto psicológico é o mais importante.

A sensação de bem-estar está associada à liberação de hormônios, mas também aos aspectos psicológicos do exercício.

Endorfinas [19659021]] Em geral, a euforia do corredor está associada à liberação de endorfinas hormônios produzidos pela glândula pituitária. Essas moléculas atuam no mesmo setor do cérebro que os opióides, gerando uma sensação de felicidade.

No caso da corrida o corpo responde a demandas físicas extremas, liberando secreções que acalmam a fadiga e a fadiga. fadiga. No entanto, isso não acontece com todas as pessoas da mesma maneira. Há mesmo quem nunca chegue a experimentá-lo.

A corrida pré-histórica

Outra teoria destaca a importância do aspecto evolutivo na existência da euforia do corredor. É indicado que a obrigação de correr que os ancestrais dos seres humanos tinham era formando uma recompensa natural em busca da sobrevivência .

A demanda física era orientada para encontrar comida ou escapar de predadores. Portanto, para encorajar esse comportamento, o corpo gerou sistemas de recompensa que produzem felicidade e alívio da fadiga.

Endocanabinóides

Estudos recentes contrastam a importância das endorfinas com a de outras substâncias, como os endocanabinóides. Os endocanabinóides são liberados durante o exercício físico intenso e produzem uma sensação de tranquilidade além de reduzir a ansiedade.

Aspecto psicológico

Por outro lado, há aqueles que dão maior importância às questões psicológicas e motivacionais sobre produtos químicos. Argumenta-se que quanto melhores resultados são gerados graças ao trabalho físico, mais aumenta o desejo de continuar com a rotina . Esse efeito é tão forte que pode até levar à dependência psicológica de corrida ou de qualquer atividade física.

Não é fácil identificar quando uma prática tão saudável está causando problemas. Mas quem se submete excessivamente ao exercício, mesmo deixando de lado a vida social e laboral, pode encontrar-se nesse círculo vicioso.



Como se consegue a euforia do corredor?

Como já foi referido, não. estado simples para alcançar a euforia do corredor. Porém, existem algumas técnicas que podem contribuir para a sua busca .

Em primeiro lugar, é importante realizar um aquecimento prévio, pois o seguinte é uma rotina intensa, preparada para quem tem experiência a este respeito. É importante começar gradualmente para evitar lesões.

O equipamento adequado, seja em roupas ou calçados, é outro aspecto a considerar. Praticar corrida em superfícies adequadas também é outra maneira de reduzir riscos, bem como definir metas pessoais alcançáveis.

Começar com passos lentos, mas constantes, depois gradualmente evoluindo para uma corrida rápida. Você pode sentir uma fadiga física geral durante os primeiros minutos, especialmente se não for uma rotina regular. Se você mantiver a consistência e superar esse estágio, é hora de acelerar o ritmo.

Depois de correr alguns minutos, é aconselhável diminuir a intensidade às vezes, enquanto o corpo continua a produzir endorfinas. A euforia do corredor está próxima. Algumas pessoas dizem que sentem isso depois de 6 ou 7 quilômetros viajados . Se isso for alcançado, é possível sentir uma nova explosão de energia, que ajuda a continuar a corrida por mais tempo.

Alguns corredores relatam que a euforia permite alongar a rotina e sentir menos cansaço para percorrer mais quilômetros.

Outros benefícios da corrida

Além de alcançar ou não a sensação de euforia para o corredor, a corrida é uma forma de exercício que fornece vários benefícios ao corpo: [19659040] Reduz os sintomas de ansiedade e depressão.

  • Contribui para o aumento da memória e do foco.
  • Melhora a flexibilidade e a mobilidade.
  • Mantém ou reduz o peso corporal.
  • Previne distúrbios cardiovasculares.


  • É sempre melhor correr juntos

    Às vezes, pode ser motivador correr em grupo . Para muitas pessoas que acham difícil começar, é mais fácil fazer isso juntos. Por outro lado, se você não tiver essa opção, ouvir música é outra alternativa que oferece.

    Em qualquer caso, correr não é o único exercício que pode causar a euforia do corredor, mesmo que esteja associado ao seu nome. Quase qualquer atividade aeróbica, como nadar ou andar de bicicleta, é uma maneira de alcançá-lo.

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