O surfe a remo é um esporte aquático em que seus praticantes deslizam na água com uma prancha e são impulsionados com um remo. Descubre todo lo que deberías saber antes de practicarlo.

Última actualización: 08 septiembre, 2021

Los deportes acuáticos no han dejado de crecer los últimos anos. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, por exemplo, vimos o surfe incluído entre as novas disciplinas da competição. Embora esta seja a primeira atividade que vem à mente quando se pensa nesses esportes, na verdade existem dezenas de práticas na água. Hoje falamos de um deles: o remo surf.

Em termos simples, trata-se de deslizar na água com a ajuda de um remo ou de um remo que proporciona maior equilíbrio. Na prática, é claro, é uma atividade complexa. Aqui falamos sobre sua história, as variantes e os benefícios que ele traz a você.

Características do surf de remo

O surf de remo também conhecido como stand up paddle SUP ou paddle boarding é um esporte que remonta à década de 1960 no Havaí. Especificamente, os instrutores de surfe na praia de Waikiki começaram a usar remos de canoa para guiar os alunos que estavam começando no surfe tradicional.

Em havaiano, a atividade é conhecida como ku hoe he'e nalu cuja tradução para o espanhol é perto de 'pá' ou 'surfando uma onda'. Embora, claro, possamos encontrar antecedentes centenas e até milhares de anos atrás. Como disciplina independente, não se consolidou até este contexto. Há quem o considere uma variante do paddleboarding .

Ao longo dos anos, o treino para surfar com um remo extra ou remo tornou-se popular, até se tornar uma prática isolada. Tanto que hoje encontramos torneios em todo o mundo, como o Campeonato Mundial de Stand Up Paddle e Paddleboard, organizado todos os anos pela International Surfing Association (ISA). [19659016] Como aconteceu com outras atividades, a disciplina foi dividida em muitas variantes que diferem umas das outras. As principais características da prática original ou clássica são as seguintes:

  • É desenvolvida com o auxílio de um remo ou remo que permite avançar facilmente na água.
  • Não consiste apenas em surfar ondas ; o praticante pode escolher se mover pela superfície da água sem limitações.
  • Ele usa suas próprias pranchas que proporcionam grande estabilidade.
  • É uma alternativa acessível para praticantes amadores.

Por tudo isso, o paddle O surfe conseguiu em poucas décadas o que outros esportes não conseguiram em séculos. Hoje encontramos fãs que o desenvolvem em todo o mundo, do Japão aos Estados Unidos.

Diferenças com o surf tradicional

A principal diferença em relação ao surf tradicional é que neste caso o objetivo não é só para planejar nas ondas . De facto, o SUP é uma actividade perfeita para praticar em superfícies com poucas ondas ou completamente calmas.

É por isso que não se destina apenas a ser praticado no mar. Você pode praticar remo em lagos, rios e reservatórios. Praticamente qualquer superfície que tenha uma certa profundidade é adequada para a disciplina.

O que foi dito acima não significa que você não possa surfar nas ondas ao praticar remo surf. Como veremos em um momento, você pode escolher entre uma ampla gama de variantes.

Ao contrário da variante tradicional, a presença de ondas não é essencial neste esporte.

Como começar a praticar paddle surf? [19659011] Embora seja mais fácil do que o surf tradicional, esse esporte aquático é mais complexo do que parece . Se quiser se tornar um especialista, você deve primeiro conhecer os princípios básicos.

Tipos de remo surf

Você deve saber que o esporte tem muitas variantes às quais pode recorrer . Alguns são mais difíceis do que outros, pois requerem conhecimento de uma disciplina anterior. Aqui estão alguns dos mais populares:

  • Corrida: você compete em corridas com vários rivais, cujo objetivo é atingir um objetivo definido à distância. É praticado com pranchas longas e estreitas e requer força, potência, velocidade e equilíbrio.
  • Cruzamento: o fator de competição é eliminado e é substituído por uma rota mais lenta e silenciosa perto do passeio.
  • Onda : a remo surf onda consiste em surfar nas ondas e deslizar através delas. Como o remo também limita o equilíbrio, geralmente é praticado com ondas pequenas ou médias.
  • Ioga fitness : Você é fã de ioga? Então, essa variante irá encantá-lo. Consiste em fazer asanas em uma prancha de surf. Exige um grande equilíbrio para poder manter as posturas apesar das oscilações da água.
  • Rio : semelhante a rafting consiste em descer rios com pequenas placas. Para isso, não são escolhidos fluxos muito grandes. É uma modalidade extrema que se pratica com capacete e outros dispositivos de proteção.

Outras modalidades que não podemos deixar de citar são a pesca do SUP o polo SUP . No último caso, você pode levar seu animal de estimação em uma prancha maior do que o normal.

Tipos de pranchas de remo surf

Dependendo das variantes que você escolher, você precisará de uma prancha diferente. Eles fornecem diferentes níveis de estabilidade, velocidade e mobilidade . Podemos resumi-los nos quatro grupos a seguir:

  • Infláveis: seu surgimento na disciplina é relativamente novo. Você pode carregá-los vazios em sua mochila, para que não precise alocar um espaço muito grande para seu transporte.
  • Híbridos: também são conhecidos como pranchas por toda parte desde então eles permitem que você os adapte a quase todas as formas de esporte. Sua ponta é semi-arredondada e sua largura não ultrapassa 90 centímetros em nenhum caso.
  • Onda : são as mais semelhantes a uma prancha de surfe e as mais curtas disponíveis. Sua extensão máxima é de 3 metros e sua largura varia entre 70 e 90 centímetros. A frente do nariz é apontada para quebrar as ondas com mais facilidade.
  • Race : são as pranchas de competição por excelência, tanto a nível amador quanto profissional. São peças muito leves que permitem atingir altas velocidades com o auxílio do remo. Eles podem medir até 4,2 metros de comprimento, com uma largura que não excede 75 centímetros.

Se você está começando, sua melhor escolha é uma prancha de surfe inflável já que são mais seguras em em caso de quedas, você pode transportá-los facilmente e eles se adaptam muito bem a qualquer variante. Depois de alguns meses, você pode obter um específico.

Paddle paddle paddle surf

Os remos ou remos usados ​​neste esporte são divididos de acordo com o material de fabricação. Os mais utilizados a nível profissional e amador são os seguintes:

  • Carbono: é a melhor opção se pretende aceder a uma experiência profissional. Os remos de carbono são os mais leves de todos, mas sua estrutura não fica comprometida.
  • Fibra de vidro: a segunda opção em termos de qualidade encontra-se nas lâminas projetadas em fibra de vidro. Embora poucos profissionais os usem, eles são muito bem adaptados para aqueles que praticam em nível amador.
  • Alumínio: é mais barato do que as duas opções anteriores, por isso é muito usado entre os iniciantes. para praticar remo surf. É considerada uma alternativa de baixa qualidade.
  • Plástico: não são considerados adequados entre aqueles que estão começando a se aventurar neste esporte. Embora sejam os mais baratos de todos, você deve evitar comprá-los se realmente quiser ter uma boa experiência na prancha.


Dicas para praticar remo surf

Agora que você conhece as modalidades de a disciplina, os tipos de pranchas e as opções dos remos, você está pronto para as recomendações finais. Os mais importantes são os seguintes:

  • Você deve sempre usar uma corda de segurança amarrada ao pé em vez de posições nas costas.
  • Durante suas primeiras aulas, é normal usar um colete salva-vidas .
  • Evite praticar em dias com ventos fortes que podem criar ondas vertiginosas.
  • Se você encontrar opções disponíveis, inscreva-se para sessões em grupo ou personalizadas com um profissional.
  • Pratique suas primeiras tentativas na prancha em áreas rasas.
  • Observe o seu centro de gravidade para evitar quedas repetitivas.
  • Seus pés nunca devem fechar mais do que a largura natural dos ombros.
  • Considere o uso de uma roupa de mergulho se a água estiver muito fria
  • Nunca segure o remo como uma vassoura. Ou seja, com as duas mãos no corpo. Um deles deve estar bem na parte superior da cabeça da raquete.
  • Use todo o corpo para remar especialmente as pernas e o tronco. Evite que toda a responsabilidade recaia sobre os braços.

Principais benefícios do paddle surf

Depois de iniciá-lo neste esporte, não podemos ignorar a oportunidade de mostrar-lhe os seus benefícios. Além do fato de que você pode usar a atividade como uma fuga do estresse e da ansiedade, você também deve saber que uma ou duas horas na mesa são o auge de qualquer exercício aeróbico .

Esta disciplina tem benefícios para a saúde comparáveis ​​aos de outros exercícios aeróbicos mais tradicionais.

Aumenta sua frequência cardíaca e ajuda a queimar calorias

As evidências indicam que um minuto de remo surf pode fazer você queimar entre 9 e 13,9 quilocalorias, graças ao fato de que a frequência cardíaca em uma sessão convencional oscila entre 67% e 89% da frequência máxima.

Esses dados sugerem que a disciplina é um ótimo exercício aeróbio . Se você não é fã de atividades cardiovasculares de alto impacto, encontrará um aliado no SUP. O melhor de tudo? Suas articulações não sofrerão.

Melhore seu equilíbrio

Isso é certificado por um estudo publicado em 2013 na revista Procedia Engineering . A disciplina ajuda a melhorar o seu equilíbrio, devido ao esforço contínuo que deve fazer para evitar as oscilações da superfície da água.

Algumas horas por semana ajudarão a fortalecer o seu sistema vestibular e beneficiá-lo durante a dia a dia. Por tudo isso, não hesitamos em recomendar o remo surf entre as alternativas de exercícios funcionais.

Fortaleça suas habilidades cardiovasculares e musculoesqueléticas

De acordo com uma pesquisa publicada em 2016 em BMC Sports Science, Medicine and Rehabilitation até Com a prática, você alcançará um condicionamento físico geral que será sentido nos músculos, ossos e competência cardíaca.

O estudo citado se concentrou na avaliação dos resultados durante 6 semanas . Durante este tempo, os participantes treinaram 3 vezes por semana.

Fortalecer a área do núcleo

Embora você possa pensar que seus braços são a área de maior trabalho ao praticar stand up paddle, tudo parece indicar que é realmente o núcleo . Os músculos do tronco são ativados para facilitar o equilíbrio que também é complementado pelo esforço das pernas.

Vá surfar com remo

Como vimos, os benefícios de praticar este esporte tem o respaldo da ciência portanto, você não pode deixar de incluí-lo em sua rotina se for um fã das disciplinas aquáticas. Se você é um amante do surf, não hesite em experimentar esta variante, onde encontrará um descanso das ondas.

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