O psyllium É um tipo de fibra solúvel que se popularizou no mercado como suplemento para melhorar o trânsito intestinal. Ele tem outros usos?

 O que é psyllium e quais são seus usos?

Última atualização: 18 de outubro de 2021

psyllium também é conhecido como "psyllium". É um suplemento alimentar – especificamente, um tipo de fibra solúvel – que é obtido da casca das sementes da planta Plantago ovata, nativa da Índia e do Irã. É geralmente usado para combater a constipação.

Assim como outras fibras solúveis, este suplemento absorve água no intestino e torna-se um material viscoso que facilita a passagem das fezes para posterior eliminação. Também ajuda a controlar a diarreia, o colesterol, a tensão arterial e o peso corporal. Quer saber mais sobre seus benefícios? Estes são detalhados a seguir.

Usos e benefícios do psyllium

Em primeiro lugar, é importante mencionar que psyllium contém um princípio ativo denominado «metamucil», que é responsável por grande parte da seus benefícios. Uma publicação publicada em Current Topics in Nutraceutical Research detalha que seu consumo causa um leve efeito laxante que ajuda a combater a constipação.

Além disso, são atribuídas propriedades hipolipemiantes , antidiabético e anti-hipertensivo. Por isso, tornou-se um dos suplementos mais procurados do mercado. No momento, ele está disponível em cápsulas, grânulos, pó e líquido. O que a ciência diz?



Psyllium contra a constipação

O aumento da ingestão de fibras é uma das chaves para superar a constipação . Por causa disso, psyllium é considerado um bom suplemento contra esse distúrbio digestivo. Especificamente, após ser consumido, ele absorve água nos intestinos e forma uma substância semelhante a um gel que facilita a expulsão das fezes.

Sobre isso, uma investigação em Farmacologia Alimentar e Terapêutica determinou que o consumo de 5,1 gramas de psyllium, duas vezes por dia durante 2 semanas, ajudaram a aumentar o conteúdo de água e o peso das fezes. Por sua vez, isso levou a um aumento nas evacuações totais.

As fibras podem ajudar a reduzir a constipação devido aos seus efeitos no trato digestivo.

Doenças digestivas

As propriedades digestivas desse tipo de fibra não são limitadas apenas àquele associado à constipação. A evidência também mostra que contribui para o tratamento e prevenção de condições como diverticulose, síndrome do intestino irritável e doença inflamatória do intestino.

Mesmo, conforme declarado na Associação Espanhola de Pediatria (AEP), o psyllium [19659022] absorve até 40 vezes o seu próprio peso em água o que é benéfico para parar a diarreia. Esses efeitos também são explicados por sua capacidade de regular a microbiota intestinal, uma vez que promove o crescimento de bactérias saudáveis ​​que colonizam o intestino.

Saúde cardiovascular

O consumo regular de fibra alimentar está associado a um risco reduzido de doenças cardiovasculares. Este nutriente participa do controle dos níveis elevados de colesterol, fator de risco para patologias vasculares e cardíacas.

A este respeito, um estudo compartilhado em PLoS One determinou que a suplementação Diet with 6 gramas de psyllium por dia, durante 6 semanas, é útil para melhorar o perfil lipídico. Da mesma forma, uma investigação no Journal of Ethnopharmacology descobriu que esta fibra não apenas reduz o colesterol ruim (LDL), mas também aumenta os níveis de colesterol bom ( HDL) em pacientes com diabetes tipo 2.

Outros efeitos interessantes estão relacionados ao controle da pressão arterial. Por meio de uma meta-análise compartilhada no The Korean Journal of Internal Medicine foi descoberto que o uso de suplementos de psyllium ajuda a reduzir a hipertensão.

Diabetes

Esta suplementação de fibra ajuda a regular os altos níveis de glicose em pacientes com diabetes tipo 2 . Em um relatório publicado no American Journal of Clinical Nutrition os pesquisadores observaram que tomar psyllium antes das refeições ajudou a controlar a glicose no sangue em jejum e a hemoglobina glicosilada (HbA1C).

Outros estudos em Journal of Chiropractic Medicine e em Phytotherapy Research apóiam esses efeitos. Em particular, eles detalham que estabiliza a glicose no sangue, uma vez que retarda o processo de digestão dos alimentos e otimiza seu uso como fonte de energia.

Perda de peso

Deve ficar claro que suplementos de Psyllium não o ajuda a perder peso milagrosamente. Alcançar um peso saudável e estável depende de muitos outros fatores, como dieta, exercícios e estilo de vida. Mesmo assim, este suplemento alimentar pode contribuir para a perda de peso.

Conforme detalhado em uma revisão em Obesity Reviews o consumo de psyllium está associado a uma diminuição do apetite e efeitos positivos na composição corporal e no peso.

Outra pesquisa no British Journal of Nutrition teve conclusões semelhantes. Neste estudo, descobriu-se que a adição de suplementos de psyllium na dieta contribui para uma redução significativa no peso, no índice de massa corporal e na porcentagem de gordura corporal.

Possível Psyllium efeitos colaterais

Até o momento, nenhum efeito colateral sério foi relatado do consumo de psyllium . A maioria das pessoas parece tolerar bem em doses de 5-10 gramas, 3 vezes ao dia. No entanto, alguns podem sentir desconforto digestivo, como cãibras, gases ou inchaço.

No entanto, por razões de segurança, seu consumo não é recomendado em pessoas com obstruções intestinais, problemas de deglutição ou distúrbios que causam estreitamento do trato digestivo. Nem deve ser ingerido simultaneamente com medicamentos pois pode interferir em sua absorção ou efeito.

Em um relato de caso compartilhado na Revista Alergia México, psyllium foi associado a uma reação de anafilaxia secundária em um paciente com diagnóstico prévio de alergia a medicamentos e rinite alérgica. Portanto, teme-se que, em casos raros, possa causar erupções cutâneas, coceira e dificuldade para respirar. Em caso afirmativo, consulte um médico com urgência.

É preferível não tomar o suplemento com outros medicamentos, pois ele pode interferir na absorção do medicamento.

Recomendações de consumo

Em geral, A ingestão recomendada de 5 a 10 gramas de psyllium com as refeições (3 vezes ao dia). No entanto, isso pode variar dependendo do fabricante do suplemento. Portanto, é conveniente ler o rótulo e seguir as recomendações.

Em qualquer caso, deve-se ter em mente que mais fibra não significa mais benefícios. Um grande consumo desse nutriente pode ser contraproducente. O ideal é acompanhar a ingestão de água para evitar desconforto subsequente.



O que lembrar sobre psyllium?

Até o momento, estudos científicos sobre psyllium apóiam seus laxantes e digestivos. Descobertas positivas foram feitas em relação à sua capacidade de regular o colesterol alto, triglicerídeos, glicose no sangue e excesso de peso.

Apesar disso, é conveniente deixar claro que não é um produto com propriedades milagrosas ou curativas. Na verdade, não é um tratamento de primeira linha para a constipação, mas um suplemento dietético. O ideal em caso de doença é consultar primeiro o médico.

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