Executar 10 minutos por dia se tornou um hábito muito popular. Descubra os benefícios deste treinamento e o que você deve levar em consideração para praticá-lo.

Última atualização: 17 de julho de 2021

Implemente um programa de treinamento de corrida não é uma tarefa fácil. O principal obstáculo que os corredores enfrentam é o tempo. Sem dúvida, nem sempre é possível acomodar nossa programação para liberar uma ou duas horas por dia e dedicá-la ao treinamento . A resposta para isso pode ser encontrada em simplesmente correr .

Quando você pensa em correr, provavelmente imagina sessões de mais de 60 minutos em alta intensidade. Embora possamos dizer que este é o padrão da disciplina, seus promotores garantem que você ainda se beneficia se correr apenas 10 minutos por dia. Você quer saber o que está por trás disso? Continue lendo para descobrir o que é simplesmente correr .

O que é simplesmente correr?

O simplesmente correr é uma modalidade de treinamento que consiste em correr 10 minutos por dia . É um estilo de corrida que começou nos Estados Unidos e depois se tornou popular em todo o mundo. Surgiu como uma alternativa à corrida quando se tem pouco tempo.

Para praticá-la, basta calçar os sapatos e treinar em média 10 minutos em intensidade moderada ou alta. Muitos corredores complementam a sessão com uma rotina de exercícios aeróbicos, embora isso seja apenas opcional.

Se seu dia de trabalho, estudo ou responsabilidades diárias o impedem de treinar como deseja, você encontrará em simplesmente correr uma alternativa para se distrair, fortalecer seus músculos coração, pulmões e melhorar sua saúde em geral. Se pensa que 10 minutos não são suficientes, convidamo-lo a rever os benefícios que esta modalidade esconde.

Ter pouco tempo para treinar é um problema frequente na sociedade atual.


Principais vantagens de simplesmente correr

Talvez sinta dúvidas sobre os benefícios de simplesmente execute . Claro, os benefícios que você recebe não são os mesmos de correr 10, 20 ou 30 quilômetros por dia mas são substanciais quando comparados ao estilo de vida sedentário.

O aumento da prática começou com um artigo publicado em 2014 no Journal of The American College of Cardiology . Os pesquisadores começaram a estudar os riscos cardiovasculares de em um grupo de mais de 55.000 adultos.

Os resultados indicaram que os corredores tinham 45% menos probabilidade de desenvolver complicações cardiovasculares mesmo se eles corressem apenas 5-10 minutos por dia em velocidades lentas. Isso encorajou vários treinadores e pessoas inativas a treinar apenas desta vez, dando origem a simplesmente correr.



Melhore sua postura

Um artigo publicado no Journal of Physical Therapy Science em 2017 observa que correr em média 10 minutos contribui para melhorar a postura devido à ativação muscular . Quando você fica inativo por um longo tempo, os músculos da parte inferior das costas, nádegas e pernas enfraquecem.

Na verdade, uma boa parte das lesões de dor lombar ocorrem por esse motivo. Se você é propenso a isso, praticar simplesmente correr pode compensar.

Você reduz o risco de lesões

De acordo com as evidências, o corredor iniciante médio tem entre 30% e 79% mais probabilidade de se ferir durante o treinamento ou uma corrida. É por isso que muitos especialistas sugerem acostumar o corpo aos poucos, assim a técnica é adquirida.

Se você deseja começar a praticar a corrida, esta modalidade pode ser muito útil como método de transição. Também é verdade se você estiver saindo de uma lesão e sentir que não está 100% de sua capacidade.

Melhore seu humor

Praticar esportes envolve a liberação de endorfinas. Esse hormônio faz você se sentir bem consigo mesmo e lhe dá uma cota de felicidade. Correr, mesmo que seja apenas 10 minutos, é uma terapia gratuita e prática.

Ajuda a evitar o estilo de vida sedentário

A dor lombar não é apenas o único risco que você enfrenta se manter uma vida sedentária. Doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol alto e obesidade são apenas algumas das consequências a que você se expõe. Como o tempo não será desculpa, praticar esta variante pode ser o passo para uma vida saudável .

Além de tudo, e de acordo com a intensidade dos seus treinos, também pode tonificar os músculos, manter ou perca peso e aumente a densidade óssea. Se você sofreu algum tipo de trauma, pode usar o simplesmente correr como uma terapia de recuperação.

O simplesmente correr permite combinar os 10 minutos de exercício com outras atividades , como caminhar

Que cuidado deve ser tomado ao praticar simplesmente corrida?

Apesar de todas essas vantagens de correr 10 minutos por dia, tenha em mente que, como qualquer outro esporte, você deve aplicar uma série de princípios na hora de praticá-lo . Na lista a seguir, apontaremos os mais importantes:

  • Faça sessões de alongamento e aquecimento antes do treino.
  • Use calçados projetados para corrida . Isso ajuda a amortecer o impacto nas articulações.
  • Escolha um terreno que não contenha mudanças bruscas de inclinação.
  • Se esta for sua primeira corrida, faça-o em baixa intensidade. Aumente de acordo com seu progresso e resistência
  • Hidrate após terminar.
  • Alongue ou massageie seus músculos quando chegar em casa.

É importante que você também evite o excesso de treinamento. Muitos torcedores dessa modalidade costumam sair duas vezes ao dia (de manhã e à tarde). Eles completam 20 minutos assim, o que é muito bom para distribuir força ou tempo. No entanto, é essencial que você inclua um espaço para recuperação .

Se você levar isso em consideração e aplicar todo o resto, reduzirá o risco de ferimentos ou qualquer outro tipo de incidente durante a corrida. Claro, certifique-se de usar roupas esportivas e aproveitar cada segundo de seu treinamento.

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