O que é comida mais saudável, quente ou fria? Esta questão surge precisamente agora que começamos a trocar os pratos frios do verão pelas deliciosas sopas quentes do outono. No entanto, os mitos que cercam a questão nos causaram confusão. Portanto, queremos abordá-lo em detalhes abaixo. Descubra a resposta!

Comer quente ajuda a digerir os alimentos

Você sabia por que é aconselhável comer ou beber algo quente, mesmo no verão? A resposta é muito simples: alimentos ou líquidos quentes nos ajudam a digerir .

Para que o estômago e os intestinos funcionem adequadamente é bom que estejam na mesma temperatura que o corpo. Isso equivale a aproximadamente 37 graus.

Portanto, parece lógico pensar que a ingestão de alimentos quentes ou temperados facilita o processo de digestão . Dessa maneira, o estômago não precisa fazer um esforço extra para atingir uma boa temperatura antes de ir ao trabalho.

Portanto, comer quente parece ser uma boa opção para quem sofre de problemas digestivos ou digestões lentas. Além disso, como na comida apimentada, a comida quente também é uma boa maneira de nos deixar aquecer o calor.

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A temperatura aumenta a absorção de alguns nutrientes

A temperatura adequada das refeições pode aumentar a disponibilidade de alguns nutrientes, como compostos antioxidantes em tomates e cenouras.

Outro aspecto a ser considerado Ao escolher entre alimentos quentes ou frios é como a temperatura afeta os nutrientes dos alimentos. Em alguns casos, a temperatura pode favorecer a acessibilidade e absorção de alguns nutrientes. Portanto, com os alimentos, será conveniente aplicar algum tipo de cozimento antes de comê-los:

  • Ovos crus pioram a digestão de suas proteínas.
  • Tomate e cenoura cozida aumentam a disponibilidade de seus componentes antioxidantes, como licopeno e beta-caroteno.
  • Brócolis, para acessar melhor a ação dos glucosinolatos.

Perda de nutrientes

Ao contrário do que foi visto antes, outras vezes o cozimento de alimentos pode levar a uma perda significativa de nutrientes. Isso acontece, acima de tudo, com vitaminas solúveis em água, como vitamina C e vitaminas do grupo B, que são muito sensíveis ao calor.

A principal fonte dessas vitaminas em nossa dieta são as frutas e frutos. vegetais, que podem ser consumidos crus sem nenhum problema. Assim, é uma boa ideia incluir saladas e frutas frescas em nossa rotina diária.

Já vimos que, se forem seguidos por um segundo prato quente ou alguma bebida quente, o estômago também conseguirá atingir a temperatura ideal para o trabalho . E se for difícil comer alimentos muito frios, podemos tirá-los da geladeira um pouco antes para temperar a temperatura.

No caso dos vegetais que não podem ser tomados crus, o cozimento mais adequado será o vapor, o forno ou frite rapidamente . Somente o tempo mínimo para ficar al dente.

Alimentos quentes ou frios para evitar intoxicações

 Peixe rico em ômega 3
Alimentos como peixe, ovos e carne devem ser cozidos muito bem para eliminar possíveis microorganismos patógenos

A segurança alimentar também é importante ao se alimentar. Isso, em particular, na hora de preparar e cozinhar alimentos, é quando podemos assumir mais riscos. Com um bom gerenciamento da temperatura de cozimento, podemos salvar muitos problemas de saúde que podem se tornar importantes.

O crescimento bacteriano está diretamente relacionado à temperatura. Ao aplicar calor, podemos eliminar a maioria dos patógenos. Portanto, é recomendável cozinhar muito bem os alimentos mais sensíveis (carne, ovos ou peixe).

Além disso, devemos garantir que nenhuma porção de alimento tenha sido crua ou mal cozida . Depois de cozidos, devemos consumi-los no menor tempo possível ou mantê-los acima de 65 graus. Se quisermos comê-los frios, é importante manter as regras de cozimento e a preservação adequada.

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Os alimentos quentes geralmente têm um sabor melhor

percebido na língua graças ao paladar. Uma temperatura de comida entre 20 e 37 graus favorece a percepção dos sabores . E, em muitas ocasiões, são obtidas texturas cada vez mais suaves.

Ao contrário, quando comemos alimentos muito frios, precisamos prová-los por um tempo para acabar apreciando seu sabor. No entanto, é preciso ter cuidado com alimentos muito quentes.

Por um lado, tendemos a rejeitá-los para evitar queimar a língua. Por outro lado, a ingestão continuada de alimentos muito quentes pode favorecer o aparecimento de problemas no esôfago e no estômago.

Conforme indicado pela Agência de Pesquisa sobre o Câncer «bebidas muito quentes (acima de 65 graus) são classificados como possíveis agentes cancerígenos ». Eles chegaram a essa conclusão após revisarem cerca de 1.000 estudos que investigaram a ingestão de bebidas quentes e sua possível conexão com o câncer.

Embora possamos pensar que o sabor dos alimentos não os torne opções mais ou menos saudáveis, ele É muito importante saber como saborear a comida. Além das quantidades, nutrientes ou sua absorção, os alimentos também têm muito a ver com emoções e bem-estar.

Ao saborear cada refeição com alimentos saborosos, nossas refeições serão um ato de prazer e gozo. E isso, embora não pareça relevante, também é uma boa aposta para a saúde.

Como escolher a melhor opção?

De todas as vantagens e desvantagens de alimentos quentes ou frios, podemos elaborar as seguintes chaves para uma melhor escolha:

  • Combine pratos quentes e frios em cada refeição, ao longo do ano.
  • Legumes no vapor, assados ​​ou refogados por um curto período de tempo, para minimizar a perda de vitaminas e melhoram a disponibilidade de nutrientes.
  • Cozinhe bem a carne, o peixe e os ovos e coma-os recém-cozidos ou reaquecidos.
  • Alguns alimentos precisam ser cozidos para absorver melhor seus nutrientes. Isso não significa que não possamos comê-los frios. Obviamente, sempre respeitando as condições ideais de conservação e lembrando que alimentos quentes ou quentes sempre têm um sabor melhor.

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